AS MULHERES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

Igualdade de Género. Igualdade de Género Igualdade de Género.
Organização Pan-Americana da Saúde.... Melhoria da Saúde nas Américas Até onde chegamos e que mais precisamos fazer? Mirta Roses Periago Diretora Melhoria.
Evolução demográfica na RMPA
GÊNERO: EDUCAÇÃO A Direitos, Igualdade e Educação para Educação para Todos" é, literalmente, o que significam seus termos. A comunidade internacional.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Envelhecimento: um desafio ao futuro
A história do Saneamento no BRASIL
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello.
Quais são os Objectivos do Milénio?
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Fórum Saúde da Mulher século XXI
um desafio contemporâneo
PREVIDÊNCIA SOCIAL E A POPULAÇÃO NEGRA
Por que ampliar o atendimento da EI ?
Quem é o jovem brasileiro?
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
MINISTÉRIO DA ENERGIA DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS NOVAS E RENOVÁVEIS
DIRECÇÃO PROVINCIAL DE RECURSOS MINERAIS E ENERGIA DE MANICA
A FAMÍLIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:
EPBM – 8° ano Levi Cardozo.
Prefeitura do Recife Coordenadoria da Mulher
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Disparidades de Género no Mercado de Trabalho Português
Oficina Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Educação Fiscal
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Metas do Milênio: 8 formas de mudar o mundo.
3º Diálogo Comunitário sobre Sustentabilidade Local
INDICADORES DE POBREZA
Direito a Não Viver na Pobreza Objetivos de Desenvolvimento do Milénio
M I S S Ã O D O F Ó R U M Engajar democraticamente o 1º, 2º e 3º Setores da Região Metropolitana de Campinas, através de planos e ações que concretizem.
Quiz Objectivos do Milénio
Centro de Cidadania da Mulher
ODM e Deficiência ODM 1. Erradicar a pobreza extrema e a fome. A quinta parte dos pobres do mundo tem uma deficiência. A efetividade dos programas de redução.
United Nations Development Programme
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
África – Condições de Vida
DESENVOVIMENTO INCLUSIVO e os
Julho 2013 ISP Brasil Monica Valente
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
Avanços dos ODM no Paraná
Segurança alimentar e mercados institucionais
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
“Podem as empresas sustentáveis
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
A 5 anos dos ODM, Brasil atinge duas metas País reduziu pobreza e fome e controlou doenças, como preveem os Objetivos do Milênio; esgoto e óbito materno.
DIFERENÇAS DE EFICIÊNCIA ENTRE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO BRASIL
Juventude, Trabalho e Renda. Funil da Educação Média Dos 10,6 milhões de jovens 15 a 17 anos 8,2 milhões estão na escola 4 milhões no Ensino Médio 1,8.
REFORÇO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL Trabalho realizado por: Alexandra Silva Daniel Silva.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO.  Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Vulnerabilidade PrevençãoDST HIV AIDS 2010 Nelio Zuccaro
Desigualdade e Globalização;
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Transições epidemiológica, demográfica e de gênero Papel das políticas públicas Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz – Departamento.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
Transcrição da apresentação:

AS MULHERES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA Alessandra Schneider Coordenadora do Escritório Antena da UNESCO no RS Porto Alegre, 05/03/07

“ A cada ano, o Dia Internacional da Mulher é um momento para contabilizar o progresso e os desafios a serem enfrentados em relação ao cumprimento das metas do Sistema das Nações Unidas sobre a igualdade de gênero por meio do empoderamento da mulher.” Koichiro Matsuura - Diretor-Geral da UNESCO (2006)

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), sancionados por 189 países na Cúpula do Milênio das Nações Unidas, em setembro de 2000.

Garantir que, até 2015, todas as crianças, de ambos os sexos, terminem um ciclo completo de ensino básico.

Eliminar a disparidade entre os sexos no ensino primário e secundário, se possível até 2005, e em todos os níveis de ensino, a mais tardar até 2015.

Reduzir em dois terços, entre 1990 e 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos.

Reduzir em três quartos, entre 1990 e 2015, a taxa de mortalidade materna.

Até 2015, ter detido a propagação do HIV/Aids e começado a inverter a tendência atual. Estima-se que quase 50% dos portadores do HIV/AIDS sejam mulheres. Mais alarmantes são os índices de infecção entre mulheres jovens com idades entre 18 e 25 anos e acima de 50 anos.

No Brasil... As mulheres têm, atualmente, níveis de escolaridade superiores aos dos homens,mantendo-se à frente deles em praticamente todos os indicadores educacionais. Isso significa que os grandes entraves à promoção da igualdade de gênero e à autonomia feminina não se encontram no acesso ao ensino, mas em outros aspectos como a inserção no mercado de trabalho e na vida política ou a vulnerabilidade à violência doméstica e sexual.

PARA AS MULHERES, OBSTÁCULOS À IGUALDADE DE GÊNERO ESTÃO ALÉM DA EDUCAÇÃO FORMAL No ensino médio e no superior, a proporção de mulheres é 25% maior que a dos homens; Barreiras invisíveis interferem em escolhas no ensino superior (A distribuição nos cursos universitários remonta à divisão sexual, do trabalho,mas também do conhecimento: Elas tendem a estender à formação profissional sua formação familiar,concentrando-se em áreas que remetem ao exercício dos cuidados e da atenção. Já os homens encontram-se, predominantemente, nos cursos das áreas de ciências exatas,que são considerados “mais difíceis” e “exigentes” e formam profissionais com maior reconhecimento social.) Mulheres enfrentam dificuldades de inserção no mercado de trabalho (Dupla discriminação: mulheres negras são as que se inserem em condições mais precárias no mercado de trabalho)

PARA AS MULHERES, OBSTÁCULOS À IGUALDADE DE GÊNERO ESTÃO ALÉM DA EDUCAÇÃO FORMAL Embora mais escolarizadas, mulheres ganham menos (A desigualdade aumenta à medida que se avança na escolaridade.) Na política predomina a presença masculina, mas as mulheres avançam Violência contra as mulheres: fenômeno nacional A violência doméstica e sexual praticada contra mulheres é uma das principais formas de violação dos direitos humanos, atingindo-as em seus direitos fundamentais à vida, à saúde e à integridade física e psíquica. Essa violência doméstica,que se manifesta cotidianamente das mais diferentes formas física,psíquica,sexual,patrimonial), fundamenta-se em relações desiguais de poder e autoridade que se estabelecem entre homens e mulheres em todas as esferas da vida e,em particular, na esfera privada, podendo, portanto, ser reconhecida como uma violência de gênero.

Homens e mulheres experimentam a pobreza de maneiras distintas A promoção da igualdade de gênero – o terceiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio – é essencial não só para a garantia da cidadania como também para a consecução da meta de redução da pobreza. As mulheres sofrem uma série de desvantagens, em comparação com os homens, que passam pela realização de atividades domésticas não-remuneradas, maior desemprego e discriminação salarial, assim como desigualdade no acesso, uso e controle dos recursos produtivos.

Homens e mulheres experimentam a pobreza de maneiras distintas A vulnerabilidade econômica das mulheres está relacionada ao crescente desemprego feminino e à sua concentração em atividades de baixa qualificação e mal remuneradas, bem como às restrições de tempo e mobilidade, uma vez que elas têm de conciliar o trabalho remunerado com o trabalho reprodutivo (atividades domésticas e cuidado da família).

Capacidade de gerar recursos financeiros e tomar decisões sobre os gastos Nas áreas urbanas observa-se que, em 2003, 36% das mulheres maiores de 16 anos careciam de renda própria, comparados com 18% dos homens. No caso das mulheres que vivem em zonas rurais essa dependência econômica é ainda maior (46% das mulheres não tinham renda própria). Essa condição se reflete na falta de autonomia econômica, o que potencializa as chances de essas mulheres tornarem-se ainda mais pobres ou enfrentarem a extrema pobreza, sobretudo se as circunstâncias familiares e conjugais forem modificadas (viuvez, rupturas matrimoniais).

AS MULHERES E OS DESAFIOS DO MILÊNIO Nenhum desenvolvimento nacional poderá ser considerado satisfatório se as mulheres não tiverem plena participação na vida da comunidade, da sociedade e no trabalho.

UNESCO cria Rede Internacional de Mulheres Filósofas Será anunciada no dia 08 de março de 2007 Objetivo é reunir o maior número possível de mulheres filósofas – artistas, escritoras, poetisas, etc – provenientes de todos os países de forma a integrá-las nos diferentes projetos e atividades da Organização sobre filosofia. “O papel crucial e indispensável das mulheres na reflexão filosófica e seu valiosíssimo aporte à compreensão cabal dos grandes desafios da nossa época.” (Pierre Sané – ADG Ciências Humanas e Sociais da UNESCO)