Aluno: Carlos Alberto de Albuquerque Silva Orientador: Prof. Dr

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL
Advertisements

Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
Estruturas de Dados e Algoritmos II
Figura 3 – Exemplo de planta modelada no software HYSYS
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Plano de Contingência
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Definição de Casos de Teste Funcionais a partir de Casos de Uso
Confiança.
AULA 1: Introdução a Sistemas Embarcados
HARDWARE DE CONTROLE mV mA.
Tiago Salmito SystemC Tiago Salmito
Avaliação de Sistemas Operacionais
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Computação Exploração do espaço de projeto para uma arquitetura de processamento.
Sistemas Especialistas
Sistemas Especialistas
MOSTRA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO FACULDADE DE INFORMÁTICA PUCRS
Reliability verification of Digital Systems Design based on mutation Analysis Samuel S. Marczak.
PSEUDO-ONLINE TESTING METHODOLOGIES FOR VARIOUS COMPONENTS OF FIELD PROGRAMMABLE GATE ARRAYS L. Kalyan Kumar, Aditya S. Ramani, Amol J. Mupid, V. Kamakoti*
Fig. 2: Malhas de controle implementadas para o controle distribuído
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: O processo de repartida de poços recebe destaque por ser um dos mais complexos presentes no ambiente da indústria de uma plataforma.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: OPC é um padrão industrial aberto para transmissão de dados em tempo real, esse padrão está sendo adotado pela maioria dos fabricantes.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: As atividades ligadas ao petróleo são totalmente dependentes de dutos de transporte de alta confiabilidade e produção, fatores.
Polliana Corrêa Morais (bolsista); Leandro Osmar Werle (colaborador/
Linguagens de Programação
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Capítulo 4 Auditoria de Sistemas
Luiz Carlos Zancanella, D.Sc.
Redundant Array of Independent Drives Raid
Desenvolvimento de uma simulação dinâmica de uma coluna de destilação monitorada por instrumentos inteligentes Aluno: Alexandre Magno Pimentel Pinheiro.
DESENVOLVIMENTO DE UM SIMULADOR COMPUTACIONAL PARA POÇOS DE PETRÓLEO EQUIPADOS COM BOMBEIO CENTRIFUGO SUBMERSO Aluno: Tiago de Souza Barbosa Orientador:
Dispositivos Lógicos Programáveis (DLP) Ideia e Arquiteturas
Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação
Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
IFSul – Campus Venâncio Aires
Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
Projeto e implementação de um sensor magnético sem fio aplicado ao método plunger lift Período: Março/2008 a Agosto/2008 (1º Semestre) Bolsista: Hundson.
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
Arquitetura do Software
Técnico em Informática
Prof. Carlos Humberto Llanos Q. Eletrônica para Instrumentação, Controle e Automação  Um dos grandes problemas dos CDA é a faixa de valores dos resistores.
Sistemas Tolerantes a Falhas: Conceitos e Técnicas
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Testes de Software AULA 06 Eduardo Silvestri
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-RS Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Uma Ferramenta para Geração de Casos de Testes para.
MO801: Tópicos em Arquitetura e Hardware 1 Tópicos em System-Level Design Tecnologia de Projeto Sandro Rigo
CT / PPgEE (1997) Líder: Pablo Javier Alsina Vice-líder:Adrião Duarte Dória Neto SISTEMAS INTELIGENTES.
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2010 Integrantes: Professor Orientador: Co-orientador:
ITIL - Introdução Prof. Fabiano Sabha.
Tópicos em System-Level
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE AULA 5
ICMC – USP Coordenadores: Prof. Dr. José Carlos Maldonado Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 20/05/2011.
MOTIVAÇÃO: Os conversores de potência DC-DC são utilizados em muitos sistemas de alimentação de energia elétrica na indústria do petróleo e gás natural,
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Alterações na composição de carga representam uma das perturbações mais importante que o sistema de controle de uma coluna de.
Engenharia de Software
Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão: Engenharia Eletrônica e Computação CSC - PDTL Disciplina: CE 230 – Qualidade, Confiabilidade e Segurança.
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Introdução à Programação
Monitoramento de uma simulação dinâmica de uma coluna de destilação através de instrumentos reais Aluno: Kennedy Reurison Lopes Orientadores: Adrião Duarte.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Novas linguagens e modelos de interação M. Cecília C. Baranauskas Proposta NIED e InterHAD Unicamp.
Hierarquia de Memória – Parte 2 Prof. André Luis M. Silva
Escalonamento de Operações de Reconfiguração Dinâmica Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Aluno: Ricardo Ferreira Orientador:
Bruna Cavallero Martins Universidade Católica de Pelotas.
Transcrição da apresentação:

Aluno: Carlos Alberto de Albuquerque Silva Orientador: Prof. Dr Aluno: Carlos Alberto de Albuquerque Silva Orientador: Prof. Dr. Adrião Duarte Dória Neto Co-orientador: Prof. Dr. José Alberto Nicolau de Oliveira Linha de pesquisa: Instrumentação, Automação e Controle.

Plataforma embarcada em FPGA para implementação de estratégias de controle distribuído aplicadas à indústria do petróleo.

Motivação A instrumentação eletrônica é amplamente utilizada na Engenharia do Petróleo, permitindo dentre várias aplicações, o monitoramento de sistemas, controle e automação de processo. A complexidade de muitos dos processos na cadeia produtiva, por exemplo, no refino, na petroquímica, nas unidades de processamento de fluídos, tornam atrativas as estratégias de controle distribuído.

Estratégia A implementação de estratégias de controle distribuído requer o uso de instrumentação eletrônica adequada. Cada nova estratégia ou algoritmo que venha a ser implementada deverá se constituir em um bloco previamente, projetado, testado e validado na plataforma desenvolvida em FPGA (field programable gate array). Diante do exposto, propõe-se uma plataforma de software embarcado, para operação em tempo real, capaz de executar algoritmos e estratégias de controle distribuído voltadas a aplicações na indústria do Petróleo.

Desenvolvimento A plataforma proposta deverá apresentar, sob um RTOS (sistema operacional em tempo real) estável, potencialidades de armazenamento e de transferências de dados que permitam a troca de informações e a inclusão de bibliotecas.

Vantagem A principal vantagem dessa tecnologia embarcada em FPGA se verificará pela rapidez com que as implementações de controle distribuído poderão ser realizadas. Segurança Se detectada uma má atuação de uma estratégia de controle usada para um determinado conjunto de equipamentos usados na indústria do petróleo, a aplicação embarcada deverá se comportar como um sistema de tempo real crítico seguro a falhas, onde, pelo menos um estado seguro deve ser alcançado sempre que ocorrer uma falha.

Conclusão Um dos focos centrais deste trabalho será a proposição de uma plataforma, descrita em linguagem de hardware, configurável, que possa absorver projetos baseados em plataforma de sistemas embarcados, dedicados ao controle distribuído de equipamentos normalmente utilizados na indústria do Petróleo.