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PublicouBenedicto Lombardi Morais Alterado mais de 8 anos atrás
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Novas linguagens e modelos de interação M. Cecília C. Baranauskas Proposta NIED e InterHAD Unicamp
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Roteiro Pressupostos Modelo Conceitual Dinâmica proposta Atividades e entregáveis Cenário* Centro de Referência da Juventude/Casa Brasil/Jovem.Com Equipe
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Pressupostos Soluções de inclusão Digital devem ser tratadas como instrumento de transformação profunda da sociedade Serviços de e-Gov devem fazer sentido e ser acessíveis ao cidadão Os cidadãos e suas organizações são parceiros importantes para a definição do conteúdo e das formas de interação a serem implementadas por meio de TIC Visão sócio-técnica
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Modelo conceitual Prototipação Análise Semântica Ontologias Articulação do Domínio Clarificação do Problema Formal Informal Técnico Sociedade
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital 7 Dinâmica Proposta Etapa 1 Mapeamento das habilidades e dificuldades do público-alvo Etapa 3 Prototipação não- executável da interface Etapa 4 Implementação da interface de usuário Etapa 2 Proposição do modelo e linguagem de interação Etapa 5 Avaliação do protótipo executável e das soluções Cenário * Práticas com usuário 2a oficina Foco no Serviço 3a oficina Foco no Design 1a oficina Foco no Projeto Clarificação do problema Requisitos de interface e interação Design Validação do protótipo Avaliação no Cenário *
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Atividades – Etapa 1 Atividades Novembro semanas 1234 E1-Mapeamento das habilidades / dificuldades do público alvo E1-1.Agenda de trabalho e troca de documentos E1-2.Análise de documentos do projeto E1-3 Constituição do Cenário* com o Jovem.Com E1-4 Identificação de tecnologias existentes para o público-alvo E1-5 Práticas com Usuários do Cenário* E1-5.1 Especificação da metodologia de trabalho para identificação de barreiras e tecnologia E1-5.2 Atividade Prática para identificação de barreiras E1-5.3 Elaboração do relatório de atividades práticas com o usuário E1-6 Planejamento da 1ª Oficina Participativa - Foco no projeto E1-7 Execução da 1ª Oficina Participativa - Foco no projeto E1-8 Consolidação da 1ª Oficina Participativa - Foco no projeto E1-9 Elaboração do relatório com resultados da Oficina E1-10 Disponibilização dos resultados no site da equipe Dinâmica proposta
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Entregáveis – Etapa 1 Entregáveis Novembro semanas 1234 E1- Mapeamento das habilidades / dificuldades do público alvo E1-11 Entregável 1: Relatório de Partes Interessadas, impacto e alcance da solução (resultado da 1ª Oficina) E1-12 Entregável 2: Levantamento da Literatura (público alvo e soluções existentes) E1-13 Reunião de Fechamento CPQD Etapa 1Etapa 2Etapa 3Etapa 4Etapa 5 NovembroDezembro JaneiroFevereiro MarçoAbril 123456789101112131415161718192021222324 Oficina Participativa com parceiros e stakeholders
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Atividades – Etapa 2 Atividades DezembroJaneiro semanas 56789101112 E2-Proposição de Modelo e Linguagem de Interação Obs: integração com resultados dos parceiros E2-1 Análise de tecnologias que viabilizem o modelo de interação (AJAX, X+V, XHTML, VoiceXML e outros) E2-2 Avaliar a portabilidade da solução de interfaces E2-3 Estudar fatores humanos e interfaces não textuais E2-4 Práticas com Usuários do Cenário* E2-4.1 Especificação da metodologia para identificação de modelos de interação e teste de fatores humanos E2-4.2 Atividade Prática para identificação de metáforas e modelos de interação E2-4.3 Elaboração do relatório de atividades práticas com o usuário E2-5 Planejamento da 2ª Oficina Participativa - Foco nos serviços para o usuário prospectivo E2-6 Execução da 2ª Oficina Participativa - Foco nos serviços para o usuário prospectivo E2-7 Consolidação da 2ª Oficina Participativa - Foco nos serviços para o usuário prospectivo E2-8 Elaboração do relatório com resultados da Oficina E2-9 Especificação do modelo de interação E2-9.1 Projeto ajustável E2-9.2 Projeto de navegação E2-9.3 Validar o tratamento de erros E2-9.3.1 Avaliar a validade das entradas E2 -9.3.2 Avaliar as formas de intervenção E2-10 Práticas com Usuários do Cenário* E2-10.1 Especificação da metodologia de trabalho para validação do modelo de interação proposto E2-10.2 Atividade Prática para validação do modelo de interação proposto E2-10.3 Elaboração do relatório de atividades práticas com o usuário Dinâmica proposta
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Entregáveis – Etapa 2 Etapa 1Etapa 2Etapa 3Etapa 4Etapa 5 NovembroDezembroJaneiroFevereiroMarçoAbril 123456789101112131415161718192021222324 Oficina Participativa com parceiros e demais stakeholders Entregáveis Dezembro Janeiro semanas 56789101112 E2- Proposição de Modelo e Linguagem de Interação Obs: integração com resultados dos demais parceiros E2-12 Entregável 1: Relatório com especificação preliminar de requisitos de sistema e de usuários E2-13 Entregável 2: Levantamento de modelos e linguagens de interação E2-14 Entregável 3: Descrição do modelo proposto E2-15 Entregável 4: Laudo sobre tecnologias assistivas e indicação das mais adequadas ao projeto E2-16 Reunião de Fechamento CPqD
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Atividades – Etapa 3 Atividades Fevereiro semanas 13141516 E3-Protótipo não-executável da interface Obs: integração com resultados do grupo de linguística E3-1 Práticas com Usuário do Cenário* E3-1.1 Especificação da metodologia de trabalho para a prototipação participativa E3-1.2 Atividade Prática de prototipação participativa E3-1.3 Elaboração do relatório da prototipação participativa E3-2 Planejamento da 3ª Oficina Participativa - Foco no design do produto E3-3.Execução da 3ª Oficina Participativa - Foco no design do produto E3-3.1 Validação dos roteiros de navegação E3-3.2 Avaliar a eficácia de personagens virtuais E3-3.3 Coletar esboços preliminares de interfaces E3-4.Consolidação da 3ª Oficina Participativa - Foco no design do produto E3-5 Elaboração do relatório com resultados da oficina E3-6 Disponibilização dos resultados da oficina no site da equipe E3-7 Edição de um conjunto de interfaces do protótipo não-executável E3-8 Envio do conjunto de interfaces do protótipo não-executável para a avaliação dos linguistas E3-9 Projeto da camada de apresentação do software da interface de usuário Dinâmica proposta
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Entregáveis – Etapa 3 Oficina Participativa com parceiros e demais stakeholders Entregáveis Fevereiro semanas 13141516 E3-Protótipo não-executável da interface Obs: integração com resultados do grupo de linguística E3-10 Entregável 1: Relatório contendo propostas dos protótipos não-executáveis da interface E3-11 Entregável 2: Relatório técnico com fundamentação da solução de interface E3-12 Entregável 3: Relatório técnico com especificação do hardware e periféricos necessários E3-13 Entregável 4: Relatório técnico com especificação de software de terceiros E3-14 Reunião de Fechamento CPqD Etapa 1Etapa 2Etapa 3Etapa 4Etapa 5 NovembroDezembroJaneiroFevereiroMarçoAbril 123456789101112131415161718192021222324
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Atividades – Etapa 4 Atividades Março semanas 17181920 E4- Protótipo executável de interface (portal Web) E4-1 Validação do detalhamento do projeto de software da interface de usuário E4-2 Inspeção de Acessibilidade E4-3 Avaliação das interfaces com usuários do Cenário* - usabilidade E4-4 Avaliação das interfaces com usuários do Cenário* - participativa e inclusiva E4-5 Disponibilização dos resultados das práticas no site da equipe E4-6 Avaliação do protótipo executável Dinâmica proposta
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Entregáveis – Etapa 4 Entregáveis Março semanas 17181920 E4- protótipo executável de interface (portal Web) E4-7 Entregável 1: Relatório de validação do protótipo executável E4-8 Reunião de Fechamento CPqD Etapa 1Etapa 2Etapa 3Etapa 4Etapa 5 NovembroDezembroJaneiroFevereiroMarçoAbril 123456789101112131415161718192021222324
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Atividades – Etapa 5 Atividades Abril semanas 21222324 E5-Avaliação do protótipo e das soluções E5-1 Preparação da avaliação no Cenário* E5-2 Execução da avaliação no Cenário* E5-3 Consolidação da avaliação no Cenário* Dinâmica proposta
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Entregáveis – Etapa 5 Atividades Abril semanas 21222324 E5-Avaliação do protótipo e das soluções E5-4 Entregável 1: Manuais para orientação dos responsáveis pelo telecentros E5-5 Entregável 2: Relatório com a metodologia de avaliação no Cenário* E5-6 Entregável 3: Relatório final das avaliações e sugestões para o produto E5-7 Reunião de Fechamento CPqD Etapa 1Etapa 2Etapa 3Etapa 4Etapa 5 NovembroDezembroJaneiroFevereiroMarçoAbril 123456789101112131415161718192021222324
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Equipe Coordenação Geral Equipe de Desenvolvimento de IU e Documentação Técnica Equipe de especialistas em inclusão (social/digital) para práticas com o usuário alvo e produção de materiais Administração Financeira e Relatórios Cenário*
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Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital
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Equipe COORDENAÇÃO GERAL Profa. Dra. M. Cecília C. Baranauskas Especialistas em INTERFACE DE USUÁRIO Vânia Neris (Doutoranda) Heiko Hornung (Mestrando) - Apoio Dr. João Vilhete Maristela Weinfurter (Mestre) Carla Rodriguez (Mestre) Outros especialistas Especialistas em PRÁTICAS COM O USUÁRIO ALVO Dra. M. Cecilia Martins Dra. M. Elisabete Brito Prado Maristela Weinfurter (Mestre) Carla Rodriguez (Mestre) Prof. Dr. J. Armando Valente Outros especialistas Administração Financeira Esp. Manoel Lourenço Filho
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