Colégio de Nossa Senhora de Fátima

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As redes de transporte.
Advertisements

UMA IMAGEM RECORTADA Caravana no Níger
RECORTADA UMA IMAGEM Caravana no Níger. RECORTADA UMA IMAGEM Comboio no Bangladesh.
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Pou Área industrial - Japão. AS GRANDES ÁREAS INDUSTRIAIS A NÍVEL MUNDIAL.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Trabalho De História ● Aluna: Priscila N:10 Tema: Ásia, África.
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
Aspectos politicos da América Latin Aspectos politicos da América Latinaitiva do capital e, após a existência de um curto período de capitalismo concorrencial,
Europa: aspectos humanos Aulas Apostila 4 3°EM 1.
África: unidade e diversidade 608 á 619 África: unidade e diversidade 608 á 619  Prof.º Fylipe Alves Minikovski.
LOGÍSTICA O Sistema de Transporte PROFESSOR WELINGTON ALEIXO.
Blocos econômicos.
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL
SEQUÊNCIA DE REVISÃO Geografia das redes Unidade 1.
A IMPORTÂNCIA DOS TRANSPORTES NA ATUALIDADE
Sistemas de Transportes
“A Olhar o Mundo” Comportamentos demográficos.
Evolução dos transportes
Marina nº11 Tiago nº22 Mariana nº10 Tânia nº19
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas
Formação do mundo atual
GEOGRAFIA DOS TRANSPORTES
Pág. 2 á 12 Módulo 9 Indústria  Fylipe Alves.
Portugal: país urbano e concelhio
Expansão Urbana - Desurbanização - Lisboa; - Declínio urbano - Porto.
Regiões Hidrográficas
Os Fluxos de Transportes
Alunas: Ana Paula, Bruna Nogueira
Estrutura do Mercado Turístico Mercado Turístico
Características da indústria em Portugal
Panorama urbano: comunicações, comércio e transportes
PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
Capítulo 4 A representação das paisagens e do espaço geográfico
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Desertificação.
INFRAESTRUTURA NO BRASIL
A organização do espaço urbano
Balança Comercial Brasileira Outubro 2010
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Módulo 3 Os Espaços Organizados pela População:
Os diferentes níveis de desenvolvimento
A água não serve apenas para matar a sede
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
A organização do espaço urbano
Os fatores de localização industrial
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Aspectos naturais da Ásia I
Os principais fluxos migratórios
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2016/2017
Características da indústria em Portugal
Características da indústria em Portugal
Distribuição da precipitação a nível mundial e português
Agricultura portuguesa
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Quais os principais problemas?
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
Transportes Prof. Márcio Padovani.
Geografia – 8ª série Unidade de Trabalho 1 Prof°: Tiago
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
Densidade populacional no Mundo (estimativa para 2015)
Transcrição da apresentação:

Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2018/2019 As redes de transporte Filipe Botelho

UMA IMAGEM RECORTADA Caravana no Níger FOTOGRAFIAS - UMA IMAGEM RECORTADA

UMA IMAGEM RECORTADA Comboio no Bangladesh FOTOGRAFIAS - UMA IMAGEM RECORTADA Comboio no Bangladesh

Modos transporte: Os transportes Terrestres Rodoviário Ferroviário Tubular Aquáticos Marítimos Fluviais Aéreos Aviões

Transporte tubular  Transporte de petróleo ou gás natural através de tubos, de dimensão variável.

O desenvolvimento dos transportes é/foi importante porque: Permite uma crescente mobilidade das pessoas  aumento da acessibilidade; Facilita a distribuição de mercadorias; Promove o desenvolvimento de serviços (seguradoras, empresas de distribuição) e de outras atividades económicas  emprego Contribui para a expansão das áreas urbanas, turísticas e industriais; Quebra o isolamento das regiões mais periféricas.

O desenvolvimentos dos transportes O desenvolvimento dos modos de transporte levou a um aumento da sua rapidez, reduzindo a distância tempo Associado ao aumento da rapidez também se verificou um aumento da capacidade de carga dos transportes e consequentemente uma diminuição do custo. Menor distância-custo

A densidade das redes de transporte no Mundo

A densidade das redes de transporte no Mundo As maiores densidades encontram-se: Nos países desenvolvidos; No litoral de alguns países em desenvolvimento (Brasil e África do Sul) Ou seja nas regiões onde o desenvolvimento económico e social é maior e bastante populosas As menores densidades encontram-se: Nos países em vias de desenvolvimento; Nas áreas desabitadas; Esta desigualdade no desenvolvimento das redes de transporte aprofunda ainda mais as desigualdades entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento

Variação da densidade das redes de transporte por modos de transporte Transporte rodoviário: A rede de transporte rodoviário apresenta maior densidade, qualidade e segurança nos países desenvolvidos do que nos em desenvolvimento. No entanto, é o modo de transporte com a rede mais densa nestes últimos.

Transporte ferroviário: Apesar de apresentar maior densidade e qualidade nos países desenvolvidos, alguns países, especialmente os de grande dimensão e com muita população (India e China), apresentam importantes redes ferroviárias

Transporte tubular: Os principais oleodutos e gasodutos ligam as áreas produtoras às áreas consumidoras e aos portos. Verifica-se uma grande densidade de gasodutos no espaço europeu, pois o gás natural é uma das importantes fontes de energia desta região (gasodutos como forma de distribuição por todos os países/cidades).

Transporte aéreo: É o meio de transporte de excelência entre os países desenvolvidos. As principais ligações/rotas estabelecem-se entre a Europa e a América do Norte e entre estas e a Ásia Oriental.

Transporte marítimo: As mais importantes rotas de transporte são as que se estabelecem no Atlântico Norte (Europa/América), no canal do Suez (Ásia/Médio Oriente/Ásia) e Panamá (América/Ásia)

Relação dos modos de transporte com distância-custo

Relação dos modos de transporte com distância-custo Transporte rodoviário  Mais rentável no transporte de passageiros e mercadorias a curtas e médias distâncias Transporte ferroviário  Transporte de mercadorias a médias e longas distâncias e no transporte de passageiros dentro das cidades ou do centro para a periferia das mesmas. Quando apresenta alta velocidade (TGV) pode ser vantajoso de passageiros a médias distâncias. Transporte marítimo  Transporte de grandes mercadorias a longas distâncias. Transporte aéreo  Transporte de passageiros ou de pequenas cargas perecíveis ou valiosas a longas distâncias.