A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

África: unidade e diversidade 608 á 619 África: unidade e diversidade 608 á 619  Prof.º Fylipe Alves Minikovski.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "África: unidade e diversidade 608 á 619 África: unidade e diversidade 608 á 619  Prof.º Fylipe Alves Minikovski."— Transcrição da apresentação:

1 África: unidade e diversidade 608 á 619 África: unidade e diversidade 608 á 619  Prof.º Fylipe Alves Minikovski

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS  Países com baixo nível sócio econômico pág.617 Grande biodiversidade mundial pág. 612 Dividido geograficamente em África do norte e África subsaariana. Pág. 613 Maior deserto quente do mundo Saara pág. 611 Continente mais pobre do mundo pág. 615 e 616 Os leões Africanos na economia global. Pág.618 e 619 Turismo grande fonte de renda de muitos países da África. Pág.613

3 TAMANHO E LOCALIZAÇÃO mapa pág.610  Em média 80% da África se encontra na região intertropical da Terra, ou seja, localizam-se entre o trópico de Capricórnio que se encontra ao sul e o trópico de Câncer ao norte. O restante do continente se encontra nas regiões temperadas. Linha do Equador Trópico de Câncer Trópico de Capricórnio Legenda: Intertropical Temperadas

4 DESERTOS AFRICANOS pág. 611  O Deserto da Namíbia é do tipo costeiro com grandes dunas, banhado por correntes frias do Oceano Atlântico. O Deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo, e oficialmente é o segundo maior deserto da Terra, logo após da Antártica, pois esta última também é um deserto porém frio. O Deserto do Kalahari é formado devido, principalmente, a corrente marítima fria de Benguela, que atua na costa sudoeste da África, condensando o vapor de água que vai em direção ao continente, fazendo com que as massas de ar cheguem mais secas ao mesmo.

5 OCEANOS QUE BANHAM A ÁFRICA  Norte: Mar Mediterrâneo Oeste / Ocidental: Oceano Atlântico Leste / Oriental: Oceano Índico Nordeste: Mar Vermelho Canal de Suez Estreito de Gibraltar Golfo de Aden

6 CONFLITOS ÉTNICOS  pág. 616

7 ÁFRICA DO NORTE (BRANCA) pág.613 e 314 Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Saara Ocidental e Mauritânia. População formada por povos Árabes na sua maioria islâmicos, ou seja, sua principal religião é a ISLÂMICA. Economia baseada na exportação de petróleo, minerais, alimentos (cereais e frutas) e turismo.

8 EDUCAÇÃO pág. 616 Os problemas educacionais são sérios, faltam escolas e o número de profissionais da área de ensino é insuficiente. Em muitos países africanos as crianças deixam as escolas para se transformar em soldados nas guerras internas. Outras deixam a escola para lutar pela sobrevivência, trabalhando em minas de ouro e agricultura caracterizando como trabalho infantil. Uma população que não sabe ler e escrever pode ser facilmente manipulada, aceitando com certa facilidade aquilo que outras pessoas (políticos) lhe dizem, não tendo acesso a cultura e ao crescimento intelectual.”

9 OÁSIS NOS DESERTOS AFRICANOS pág. 618  Os leões africanos são Argélia, Botsuana, Egito, Líbia, Ilhas Maurício, África do Sul e Tunísia.

10 DICA DE FILME No país africano Serra Leoa, na década de 90, o filme acompanha a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um mercenário sul-africano, e o pescador Solomon Vandy (Djimon Hounsou). Apesar de terem nascido no mesmo continente, têm histórias completamente diferentes, mas seus destinos são unidos por conta da busca por um raro diamante cor-de-rosa. Com a ajuda de Maddy Bowen (Jennifer Connelly), uma jornalista norte-americana, eles embarcam numa perigosa jornada em meio ao instável território.


Carregar ppt "África: unidade e diversidade 608 á 619 África: unidade e diversidade 608 á 619  Prof.º Fylipe Alves Minikovski."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google