A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Fluxos de Transportes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Fluxos de Transportes"— Transcrição da apresentação:

1 Os Fluxos de Transportes

2 Tipos de transportes Rodoviário Ferroviário Hidroviário Aeroviário
Dutoviário

3 Mais de 50% das mercadorias são transportadas por via rodoviária.
A malha ferroviária brasileira vem diminuindo nas últimas décadas, porém os investimentos começam ser retomados no atual governo, sobretudo pela iniciativa privada. O potencial hidroviário é subaproveitado (perto de 25%), porém estão sendo ampliados timidamente. ANTT passa a responder pelos transportes terrestres a partir de meados dos anos de 1990, com as privatizações.

4 Modelo Rodoviário Brasileiro
Vantagens: Ideal para pequenas distâncias; Transporte direto - da origem ao destino; Versátil - poucas limitações físicas. Desvantagens: Inadequado para grandes distâncias e elevadas tonelagens; Concentrada no centro-sul Essa modalidade tem um custo mais elevado que as ferrovias (15 vezes) e as hidrovias (23 vezes). A dimensão continental do Brasil e a natureza das cargas inviabilizam a opção pelo modelo rodoviário.

5 Rodovias no Brasil O Brasil possui mais de 1.7 milhão de km de rodovias (13% municipais; 55% estaduais; 32% federais). Apenas em torno de 12% da malha é pavimentada. A região Sudeste apresenta a malha mais estruturada.

6 Rodovias no Brasil O Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) é o órgão responsável pelas rodovias brasileiras, desde 1937. Os DERs são responsáveis nos estados. O DERSA, cuida de algumas rodovias paulistas. O Complexo Anhanguera-Bandeirantes

7 Classificação das estradas
Radiais: De 0 a 99; Partem de Brasília; BR 010 – Belém – Brasília BR 050 – Brasília – São Paulo Longitudinais: De 100 a 199; Cortam o país no sentido Norte – Sul; BR 101 BR 116

8 Classificação das estradas
Transversais: De 200 a 299; Cortam o país no sentido Leste – Oeste; BR 230 – Transamazônica BR 210 – Perimetral Norte Diagonais: De 300 a 399; Cortam o país no sentido NE – SO ou NO – SE; BR 364 Cuiabá – Porto Velho BR 319 Manaus – Porto Velho

9 Ferrovias no Brasil 1854 – Mauá constrói a 1ª ferrovia brasileira, ligando o Rio a serra de Petrópolis. A cafeicultura estimula a criação de importante malha viária, visando o escoamento da produção pelo porto de Santos. Ferrovias ligando áreas de produção como: a Mogiana, Paulista, Noroeste, Sorocabana, Central do Brasil. Destaque para a EF Santos-Jundiaí.

10 Ferrovias Muito concentra no sudeste.
A Rede Ferroviária Federal foi responsável pela malha viária até 1995. Em São Paulo, parte da malha esteve a cargo da FEPASA até a privatização. Atualmente, escoam grande parte da produção mineral: EF Vitória-Minas - MG EF dos Carajás - PA EF Dona Teresa Cristina - SC

11 Principais Troncos Ferroviários

12 2007 2006- PNLT PAC ( Plano de Aceleração do Crescimento ) 2008 - 2011
Investimentos previstos – R$ Milhões 2007 TOTAL Rodovias 8.086 23.352 33.437 Ferrovias 1.666 6.197 7.863 Portos 684 1.979 2.663 Aeroportos 878 2.123 3.001 Hidrovias 280 455 735 Marinha Mercante 1.779 8.802 10.581 Total 13.373 44.907 58.280

13

14

15

16

17 Principais Portos

18 Principais Portos

19 Matriz de transporte 1997 2005 2025 63,7% 58,0% 33,0% 20,7% 25,0%
Rodoviário 63,7% 58,0% 33,0% Ferroviário 20,7% 25,0% 32,0% Hidroviário 11,5% 13,0% 29,0% Dutoviário 3,8% 3,6% 4,0% Aéreo 0,3% 0,4% 1,0% Fonte: PNLT

20 Portos e corredores de exportação
Principais pontos de escoamento da produção brasileira. Portos de importação - Angra dos Reis e São Sebastião


Carregar ppt "Os Fluxos de Transportes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google