Literatura oral e tradicional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
. O B a i l e Personagens à mistura Tales Without Frontiers.
Advertisements

Os Patinhos feios Autores: Gabriela Mossmann Paula Boeira de Oliveira
PRESENCIAL DO MITO AO CONTO MARAVILHOSO DE FADAS
Dois modos de ler a Bíblia.
(O trabalho com narrativas fabulísticas)
Fábula.
Fábulas: considerações sobre o gênero
Romantismo Prosa.
Literatura de Cordel.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Conto.
Literatura de Cordel Projeto interdisciplinar – II Média Professora Daniela Mendes e Sara Porcu.
Tipos de texto Banda Desenhada.
Mude....
PRINCIPAIS FABULISTAS
JOÃO GABRIEL NUNES BERNARDO CAVALCANTE
ROMANTISMO.
AS FÁBULAS.
Professora: Aíla Rodrigues
O SONHO DOS RATOS (nova velha fábula)
Folclore Brasileiro.
Fábula.
FIC 2013 Gênero Textual Contos de Fadas 2ºs anos A e B - tarde.
Gênero Textual: Redação Nº 4 Fábula.
A Bela Infanta Maria da Conceição Sousa Vicente.
Olá meninos. Eu sou a formiga Rabina e sou muito trabalhadora.
História
Classicismo Processo de urbanização expandindo;
Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice
RECEITA PARA CONSTRUIR HISTÓRIAS
Alunos: Bárbara Cristina
Alguns personagens da “mitologia brasílica”
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Povos que habitaram na Península Ibérica
Descrição da Cidade de Sergipe d’el-Rei
Prosa Modernista.
Eça de queiros.
LITERATURA ORAL (literatura popular e tradicional)
Literatura de cordel.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras
Os contos tradicionais
Folclore.
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
Branca de Neve: versões e visões de uma história
FOLCLORE Conhecimento do povo, saber popular; tradições e crenças expressas em provérbios, contos, canções, lendas e costumes.
Características dos contos e das fábulas
Textos do Património Literário Oral
Emigração E Cultura no sec. XIX.
Flávia Abreu Farias 4°ano A
UM ENCONTRO FOLCLÓRICO 3ª série C Campo Belo. Todos os anos eles se reuniam na floresta, à beira de um rio, para ver às quantas andava a sua fama. Eram.
FAIXA 3 DO CD “ENCANTARIAS DO SUL” Numa tribo guarani, no tempo das Missões, lá pelas bandas do belo salto do Pirapó, índio arisco se escondia pelos.
RECEITA PARA CONSTRUIR HISTÓRIAS
Gabrielle Cristine Serie: 4º ano-A
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
Porta-Viagens As fábulas.
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
Literatura oral e tradicional
Os irmãos Grimm Breve biografia.
Era uma vez… A LENDA Narrativa na qual se misturam realidade e ficção. A finalidade da história narrada é apresentar uma explicação sobre um facto real.
Cultura Geral - Literatura. 1 - Quem escreveu A Morgadinha dos Canaviais? a) Júlio Diniz b) Júlio Verne c) Almada Negreiros.
ADRIANE DE ROSE LÍVIA KERN CASTRO ROSIMARA DE FREITAS.
Os Irmãos Grimm.
PROJETO CONTOS 2.0 FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA MAIO 2008 PROFª RENATA G. C. PIOS DOS REIS.
As lendas As lendas fazem parte da literatura de transmissão oral. O seu autor é o povo, que as transmitiu oralmente de geração em geração, e só mais tarde.
Transcrição da apresentação:

Literatura oral e tradicional Conto, fábula, romance popular, lenda, provérbio, lengalenga, adivinha

. Da literatura oral e tradicional fazem parte um conjunto de histórias criadas pelo povo e que eram contadas oralmente de geração em geração. Alguns escritores escreveram esses textos: os irmãos Grimm no século XIX e Teófilo Braga em Portugal.

Alguns textos que fazem parte da literatura oral e tradicional Adivinha Conto Fábula Lenda Lengalenga Provérbio Romance popular

Jogo de palavras que pretende uma solução. Ex. Adivinha Jogo de palavras que pretende uma solução. Ex. “Qual é a coisa, qual é ela Que quando seca Fica molhada?”

Solução

Conto Narrativa breve e simples que geralmente recorre ao maravilhoso. Estrutura: Apresentação da situação Acontecimento perturbador Peripécias vividas pelo herói Desaparecimento do motivo perturbador Conclusão As personagens principais reduzem-se a três: heroína, herói e um representante do mal (Fada Má, bruxa ou Velha)

Era uma vez ... E viveram felizes para sempre… vezEra uma vez ... ... Foram felizes para sempre...

CONTOS MARAVILHOSOS Branca de Neve e os Sete Anões Cinderela, A Gata Borralheira Os Três Porquinhos A Pequena Sereia Peter Pan O Gato de Botas A Bela e a Fera CapuchinhoVermelho Patinho Feio A Bela Adormecida O Mágico de Oz Bambi João e o pé de feijão Pinóquio Rapunzel

Fábula ♠ Narrativa breve e simples, em verso ou em prosa, em que as personagens são geralmente animais. ♠ Tem uma função lúdica e contém uma moralidade. ♠ Esopo e La Fontaine foram os fabulistas mais famosos.

Algumas Fábulas: O pastor e o leão A coruja e a águia O burro na pele do leão O galo que logrou a raposa A morte e o lenhador O ratinho,o gato e o galo A assembléia dos ratos O corvo e o pavão A pele do urso O rato da cidade e o rato do campo O homem e a cobra O lobo e o cordeiro A raposa e as uvas

Lenda Ao contrário do conto, as lendas baseiam-se em factos reais que são transformados pela imaginação. Há lendas que: ♦ abordam factos que tiveram a intervenção do diabo, de fantasmas, de gigantes, de sereias, de bruxas; ♦ referem-se a personagens, locais ou monumentos da História de um país (Lenda da Padeira de Aljubarrota); ♦ estão na origem de nomes de povoações ou lugares( Lenda da Ilha da Madeira); ♦ retratam a época da ocupação árabe na Península Ibérica (Lendas de Mouros).

Texto lúdico, rimado, de fácil memorização. Lengalenga Texto lúdico, rimado, de fácil memorização. Um, dois, três, quatro Foi na rua vinte e quatro Que a mulher matou o gato Com a ponta do sapato O sapato derreteu E a mulher morreu.

“De livro fechado não sai letrado.” Provérbio Ditado popular que transmite um saber e/ ou encerra uma moral. “De livro fechado não sai letrado.”

♥A Nau Catrineta é um romance popular que faz parte do Romanceiro. ♥ Os romances populares eram breves poemas destinados a serem cantados e que iam sendo transmitidos oralmente. ♥No século XIX, Almeida Garrett, preocupado com o seu desaparecimento, decidiu reunir estes poemas tradicionais num livro - o Romanceiro. ♥A Nau Catrineta é um romance popular que faz parte do Romanceiro.