Extinções em massa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho realizado por: Nuno Moita, nº13 Samuel Vieira nº16
Advertisements

O Homem como agente de mudanças ambientais
ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
Jurássico.
Tabela Cronostratigráfica
Fóssil de Amonite Na História da Terra são de particular importância as informações fornecidas pelos fósseis, na maioria dos casos encontrados em rochas.
Revisão para a Prova Colégio dom bosco Professora: Lucilene Pires
7º Ano – Ciências Naturais
BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA
“Nos últimos 2 bilhões de anos, o clima na Terra tem se comportado de forma mais ou menos cíclica, com períodos quentes e períodos frios- glaciações. “
IV Tectónica de Placas.
HISTÓRIA DA TERRA Lígia Palácio.
Prof. Raphael Barbosa Ramos
Água-essência da vida. Água-essência da vida.                                                       
A água na Terra “Há 4,5 milhões de anos o nosso planeta estava em formação. Ele era muito quente e havia muitos vulcões em atividade. Os vapores formaram.
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
TEMA 2 A HISTÓRIA DA TERRA E DA VIDA
História evolutiva da terra
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
Unidade 1- A Geologia e a Ação Humana
A Água e a Biodiversidade
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
Geologia no Verão O que são Trilobites? INETI
TRAJETÓRIA CRONOLÓGICA DA EVOLUÇÃO
Desastres naturais e ocupação de áreas de risco...
Moluscos Isadora Valente Joana Demori João Pedro Lacerda
Trabalho de Ciências E.M.E.F Professor Carlos Pasquale Professora Eloíza Nomes 8ª A Grupo 3 Gabriel Correa da.
História da Terra e da vida no decurso do tempo geológico
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Bacias Sedimentares Geologia 2011/2012 Sara Silva, nº23 11ºB.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Catástrofes naturais.
Seres vivos - constituídos de células
Era paleozóica -Foi na Era Paleozóica que começou a expansão da vida.
PLANETA TERRA Colégio Marista São José
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
Terra em transformação
PROF. ALEXANDRE S. OSÓRIO
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Ciências Naturais – 7.º ano
O PLANETA TERRA E A ORIGEM DA VIDA
Alterações Climáticas
A DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO E A ORIGEM DOS GRANDES GRUPOS DE SERES VIVOS PROF. VICTOR PESSOA.
As rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra
Prof. Ms. Juliano Ricardo Marques Disciplina: Biogeografia FACCAMP
Professora: Marise Rabelo
História da Vida: Profª:Katia Barletta.
- PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS -
Origem dos seres vivos.
Fósseis.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Escala do Tempo Geológico
Ciências Naturais – 8.º ano
CRIPTOZOICA – Era HADEANO (“inferno”) sem vida início da Terra arcaica (mais antiga) resfriamento da Terra 80% da História da Terra PRIMITIVA /
A Origem de Tudo. J á deves ter olhado para o céu e perguntado : de onde vieram os planetas, o Sol, as estrelas?
A Terra, um planeta em mudança COLÈGIO DA LAPA 2011/2012 Magda Charrua BG I 1 Biologia/Geologia I.
 O Devónico é conhecido como a "Idade dos Peixes", pois durante este período registou-se a grande evolução dos peixes, que no fim deste se tornaram os.
O MESOZÓICO “História Ecológica da Terra” (Salgado-Labouriau / 2004)
Arthropoda. INTRODUÇÃO DOS ARTHROPODAS  Os artrópodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apêndices articulado (patas, antenas e palpos etc.)
PALEONTOLOGIA.
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
Unidade I – Situação - Problema A Geologia, os geólogos e os seus métodos Bio-Geo; Unidade I - 1º Lídia Moreira 10ºC.
1. A terra existe há cerca de 4600 milhões de anos. Durante este tempo, a posição dos continentes e dos mares mudou em todo o planeta. Uma vista de olhos.
Eon Arqueano 4 600M.a. a M.a. atrás
Importância da biodiversidade animal
N4 Acontecimentos marcantes do passado CienTIC 7 Ciências Naturais – 7. º ano.
N1 O tempo geológico CienTIC 7 Ciências Naturais – 7. º ano.
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
Transcrição da apresentação:

Extinções em massa

Extinção em Massa É um acontecimento relativamente comum no registo geológico que se caracteriza pelo decréscimo abrupto da biodiversidade através da extinção de vários grupos.

Extinções Cosmológicas Extinções Geológicas Intensa actividade vulcânica Impacto de um corpo vindo do espaço com a superfície terrestre Tectónica de Placas Transgressões e regressões marinhas

Tabela Estratigráfica

Relacionada com a Glaciação Global que ocorreu nesta época. Extinção Pré-Câmbrica Seres vivos existentes Os organismos existentes eram constituídos por partes moles, extremamente simples e unicamente marinhos. Espécies extintas Esta primeira grande Extinção dizimou cerca de 70% dos organismos vivos existentes. Acredita-se que a Extinção Pré-Câmbrica tenha dado origem à grande diversificação verificada no Câmbrico. Causas da extinção Relacionada com a Glaciação Global que ocorreu nesta época.

Extinção Câmbrica Seres vivos existentes Espécies extintas Espécies unicamente marinhas; Deu-se a diversificação das espécies compostas por partes duras; As espécies mais fortemente presentes eram as Trilobites. A espécie mais “mediática” referente a esta Extinção em Massa é sem dúvida a Trilobite. Causas da extinção A glaciação no final do Câmbrico; Ou - O arrefecimento e consequente decréscimo do nível de oxigénio marinho.

Extinção Ordovícica Espécies extintas Seres vivos existentes Foram extintas cerca de 40% das espécies então existentes, sendo que as famílias mais afectadas foram os Graquiópodese. Seres vivos existentes Algumas espécies do Câmbrico; Aparecimento de Corais, Gastrópodes, Bivalves, entre outros. Causas da extinção - A glaciação do continente Gondwana é apontada como o único evento responsável por esta extinção. As evidências apresentadas são os depósitos glaciares registados no deserto do Sahara e os dados paleomagnéticos.

Surgiram os primeiros tubarões, peixes vertebrados e amonites; Extinção Devónica Seres vivos existentes Surgiram os primeiros tubarões, peixes vertebrados e amonites; Os oceanos eram nesta altura dominados pelos Estromatoporóidese e pelos Corais; - Surgiram ainda os primeiros insectos, anfíbios e plantas terrestres, dando origem às primeiras florestas. Espécies extintas As espécies mais afectadas foram os Estromatoporóides e pensa-se que cerca de 70% dos invertebrados marinhos tenham desaparecido por completo. Causas da extinção - As causas apontadas para esta Extinção são a Glaciação ocorrida no fim do Mesozóico e o impacto de um meteorito.

Extinção Pérmica Seres vivos existentes Espécies extintas Surgiram famílias como as Gimnospérmicas, que rapidamente se proliferaram por todo o globo, os Terapsídeos, e os Répteis. Cerca de 90 a 95% das espécies marinhas foram extintas. As trilobites, bem como outras espécies desapareceram por completo. Causas da extinção De entre as diversas causas apontadas para a ocorrência desta grande Extinção, enumeram-se as fortes glaciações polares, a formação do super continente Pangea e a inerente intensa actividade vulcânica.

Extinção Cretácica Seres vivos existentes Espécies extintas Abundância enorme de vida no Planeta Terra, caracterizada no entanto por uma fraca diversidade de espécies; Proliferavam nesta altura os famosos Dinossauros, Mamíferos, Pterossauros, Anfíbios, entre outros. As espécies extintas mais associadas a este Período são os Dinossauros e as Amonites. Causas da extinção São apontadas como causas para este evento o impacto de um Meteorito enorme, que teria levantado uma camada de cinzas tão grande, que esta teria sido capaz de impedir que a radiação solar atingisse a Terra, atingindo assim os níveis mais baixos da Cadeia Alimentar.

Ao longo da história da Terra, ocorreram seis Extinções em Massa! Fala-se actualmente de uma nova Grande Extinção, provocada pelo Homem (….)

Extinção Holocénica Caça Desflorestação Poluição Introdução de espécies num novo meio A acção humana começa hoje em dia a ser considerada uma razão para o grande número de Extinções a que temos assistido. http://www.youtube.com/watch?v=cqBh91ds9lI

BiblioGRAFIA Joana Pereira & Sara Silva http://pt.scribd.com/doc/24618409/Causas-de-extincoes http://fabiocruz-geo12.webnode.com.pt/portfolio/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Extinção_em_massa http://www.infopedia.pt/$extincoes-em-massa https://www.google.com/imghp GEOLOGIA 12, Félix José, Sengo Isabel, Chaves Rosário, Porto Editora TERRA, UNIVERSO DE VIDA, Silva Amparo, Gramaxo Fernanda, Porto Editora Joana Pereira & Sara Silva