2ª Lei de Mendel Segregação independente dos fatores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biologia Aulão de Genética
Advertisements

INTERAÇÃO GÊNICA Gene A Gene B Enzima 1 Enzima 2
Genética 1º Lei de Mendel.
Revisão: 1ª Lei de Mendel Genes letais e co-dominância
2º Lei de Mendel.
Leis de Mendel.
INTERAÇÃO GENICA, HERANÇA QUANTITATIVA E PLEIOTROPIA
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
Biologia Professor Thomaz Nagel
Interação Gênica Dr. Cláudio C. Silva.
Departamento de Biologia
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Aula 1 - Genética mendeliana:
Primeira e Segunda Leis de Mendel
MONOIBRIDISMO.
Diibridismo.
Genética.
O que você deve saber sobre
INTERAÇÕES GÊNICAS COMPLEXAS
Introdução a Genética Primeira Lei de MENDEL.
Profº: Fernando Milhorança
G E N É T I C A Conceitos teóricos Biomarllos.
INTERAÇÕES GÊNICAS MÓDULO 27 - APOST. 4
Genética 1º Lei de Mendel.
Sumário Segregação de caracteres em cruzamentos de Diibridismo: Lei da segregação independente Exercícios de aplicação como forma de avaliação formativa.
Interações Gênicas X P F1 F2 9 : 3 : 3 : 1 Piriquitos Australianos
OS EXPERIMENTOS DE MENDEL
REVISÃO BIOLOGIA 1 Emanuelle Grace.
LINKAGE E MAPEAMENTO DOS CROMOSSOMOS
Outros mecanismos de herança
GENÉTICA MENDELIANA.
Interações Gênicas Quando dois ou mais pares de genes interagem para determinar uma característica. Esses genes se distribuem de forma independente durante.
2º Lei de Mendel Profª:Katia Barletta.

Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
Pleiotropia e interação gênica
2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente
Herança Poligênica ou Quantitativa
Genética.
GENÉTICA.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Biologia 3ª série – Ensino Médio Alelos Múltiplos: Katia Barletta.
Primeira e Segunda Leis de Mendel Profa. Adriane Martins Dias
1ª. Lei de Mendel Material utilizado Ervilha de cheiro (Pisum Sativum)
2ª Lei de Mendel Jacqueline Shimizu.
Interação Gênica Simples (Herança complementar)
2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente
Herança quantitativa.
MECANISMO MOLECULAR PARA EPISTASIA RECESSIVA
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
Interação entre alelos
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
A lei da segregação genética.
Genética 2ª lei de Mendel.
Pleiotropia, interação gênica e cromossomos sexuais
Interação Gênica.
2ª Lei de Mendel “A segregação independente de dois ou mais pares de genes” Prof. Guilherme.
LEI DA SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE
Herança Quantitativa (multifatorial, poligênica ou cumulativa)
A HERANÇA POLIGÊNICA.
Genética: 1ª Lei de Mendel
Resolução de exercícios!
INTERAÇÃO GENICA.
DISTRIBUIÇÃO INDEPENDENTE
Prof. Thiago Moraes Lima
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente.
Interação Gênica Ocorre quando dois ou mais genes agem na determinação de uma mesma característica.
Hereditariedade Mendeliana.
INTERAÇÃO GENICA, HERANÇA QUANTITATIVA E PLEIOTROPIA Interação gênica simples Epistasia Herança quantitativa Pleiotropia Prof. JOSE AMARAL/2012.
Transcrição da apresentação:

2ª Lei de Mendel Segregação independente dos fatores Prof. Emanuelle Grace.

2a Lei de Mendel “Segregação Independente” “Na herança de duas ou mais características, os fatores, segregados na formação dos gametas, não se fundem no híbrido, mas se distribuem independentemente nos gametas segundo todas as combinações possíveis”.

Válida para genes que se encontram em cromossomos não homólogos 2ª Lei de Mendel Válida para genes que se encontram em cromossomos não homólogos A e B A e b a e B a e b A a B b Não são alelos A e a ; B e b são alelos

AA aa BB bb A a B b duplicação

AA BB AA aa BB bb R! I aa bb

AA bb AA aa BB bb R! I aa BB

1ª Possibilidade AA BB A  B  A B R! II aa a bb  b  a b

2ª Possibilidade AA bb A  b  A b R! II aa a BB  B  a B

Portanto um indivíduo duplamente heterozigoto (diibrido) - AaBb A B A A a B b b produz a 4 tipos de gametas B AB Ab a aB ab b

Diibridismo Herança determinada por dois pares de alelos independentes que condicionam duas características. Quatro fenótipos diferentes são encontrados em F2, combinando os caracteres dominantes e recessivos. A proporção fenotípica clássica em F2 é 9:3:3:1. Ex.: cruzamento de sementes de ervilhas amarelas/lisas (puras) com verdes/rugosas (puras). P amarelas/lisas x verdes/rugosas F1 100% amarelas/lisas (híbridas) F1 amarelas/lisas x amarelas/lisas VVRR vvrr VvRr VvRr VvRr

Diibridismo Gametas da F1 VR Vr vR vr VVRR VVRr VvRR VvRr VVrr Vvrr Proporção Fenotípica em F2 amarelas/lisas verdes/lisas amarelas/rugosas verdes/rugosas

Poliibridismo Quando são analisados mais de dois pares de alelos que condicionam mais de duas características, temos o triibridismo, tetraibridismo, etc, que constituem o poliibridismo. Para se calcular o número de gametas diferentes produzidos por um poliíbrido se utiliza a fórmula 2n, onde n é o número de pares de genes heterozigotos (híbridos). Ex.: Quantos gametas diferentes forma o genótipo AaBBCcddEe Número de híbridos: 3 Número de gametas = 23 = 8 gametas diferentes

Interação Gênica Simples (Herança complementar) Ocorre quando dois ou mais pares de genes não alelos se associam (interagem) determinando um dada característica. Os genes tem segregação independente, porém não se manifestam independentemente.

Interação gênica Genes que segregam independentemente, mas que atuam no mesmo caráter. Ex. Crista de Galinhas FENÓTIPOS GENÓTIPOS Crista Ervilha EErr e Eerr Crista Rosa eeRR e eeRr Crista Noz EERR, EERr, EeRR e EeRr Crista Simples eerr

Exemplo 1 - Crista de galo crista noz E__R__ crista rosa eeR crista ervilha E__rr crista simples eerr (puras) Crista simples X Crista noz (puras) eerr EERR F 1  100% crista noz EeRr (intercruzando) x EeRr F2  noz - 9/16 : E__R__ rosa - 3/16:eeR__ Ervilha - 3/16: E__rr simples - 1/16: eerr

EERR, EERr, EeRR e EeRr - NOZ eerr – SIMPLES eeRR e eeRr - ROSA EErr e Eerr - ERVILHA

Exemplo 2 - Forma do fruto da abóbora discóide A__B__ alongada aabb esférica A__bb ou aaB__ (puras) esférica X esférica (puras) AAbb aaBB F 1  100% discóide AaBb (intercruzando) x AaBb F2  discóide 9/16: A_B_ esférica 6/16: A_bb ou aaB_ alongado 1/16: aabb

Epistasia Ocorre quando um gene ou par de genes impede (ou mascara) a manifestação de outro gene (s) não alelo (s) e independente. Epistático  impede Hipostático  impedido

Interação Gênica ESPISTASIA Efeito epistático = Efeito inibidor Cor da pelagem de cachorro; C – Inibe pigmentação c – Permite Pigmentação M – Cor preta m – Cor Marrom GENÓTIPOS FENÓTIPOS CCMM, CCMm, CcMM e CcMm Branco CCmm e Ccmm ccMM e ccMm Preto ccmm Marrom

ccMM e ccMm – PRETO ccmm – MARROM CCMM, CCMm, CcMM e CcMm - BRANCO CCmm e Ccmm – BRANCO

Exemplo 1 - Epistasia Dominante – Coloração em abóboras Cor amarela - V_ Cor verde - vv I_ - epistático (impede a manifestação da cor) ii - permite a manisfestação (puras) branco X verdes (puras) VVII vvii F 1  100% branco VvIi (intercruzando) x VvIi F2  branco 12/16 __I_ amarelo 3/16 V__ii verde 1/16 vvii

Exemplo 2 - Epistasia Recessiva - pelagem em camundongos Cor preta  B___ parda  bb cc  epistático (impede a manifestação da cor) C_  permite a manisfestação (puras) branco (albino) X parda (puras) BBcc bbCC F 1  100% preto BbCc (intercruzando) x BbCc F2  pretos 9/16 B__C__ brancos 4/16 __cc Pardos 3/16 bbC__

Herança Quantitativa (multifatorial, poligênica ou cumulativa) Dois ou mais pares de genes independentes (não alelos) atuam sobre a mesma característica biológica, somando seus efeitos, podendo determinar diversas intensidades fenotípicas intermediárias. Este tipo de herança relaciona-se, via de regra, a características que variam quantitativamente (exemplo peso, altura, coloração). Os fenótipos variam de modo contínuo e não contrastante. Herança sem dominância, onde AaBB é diferente de AABB.

Interação Gênica HERANÇA QUANTITATIVA Herança Aditiva ou poligênica. Quem define a características é o número de genes efetivos. Cálculos: Número de Classes fenotípicas N° de Classes = 2N+1 onde N = número de pares de genes envolvidos. Número de poligenes N° de Poligênes = N° de Classes – 1

Exemplo Clássico 1: cor de pele mmbb  branco (quantidade mínima de melanina) Mmbb / mmBb  mulato claro (efeito acrescentador de + 1 gene) MmBb / MMbb / mmBB  mulato médio (efeito acrescentador de 2 gene) MMBb / MmBB  mulato escuro (efeito acrescentador de + 3 gene) MMBB  negro (efeito acrescentador de + 4 (todos) genes)

GENÓTIPO FENÓTIPO GENES ADITIVOS nnbb Branco Sem genes efetivo Nnbb ou nnBb Mulato Claro Um gene efetivo NNbb, nnBB e NnBb Mulato Médio Dois genes efetivos NNBb e NnBB Mulato Escuro Três genes efetivos NNBB Negro Quatro genes efetivos

Quando cruzamos dois indivíduos com fenótipos extremos, 100% da prole será composta por indivíduos com fenótipo intermediário. Quando cruzamos indivíduos heterozigotos, aparecem na geração subseqüente todos os genótipos possíveis, obedecendo a uma distribuição normal. Exemplo: MmBb (mulato médio) X MmBb (mulato médio) na descendência tem-se: 1 negro, 4 mulatos claros 6 mulatos médios 4 mulatos escuros 1 negro

*** A maneira mais fácil e segura de se obter as distribuições fenotípicas do cruzamento de dois heterozigotos é através de um Triângulo de Pascal. Isso evita o desenvolvimento do binômio de Newton e da construção do gráfico. linha  número de fenótipos

1 1 fenótipo 1 1 2 fenótipos 1 2 1 3 fenótipos 1 3 3 1 4 fenótipos 1 4 6 4 1 5 fenótipos 1 5 10 10 5 1 6 fenótipos 1 6 15 20 15 6 1 7 fenótipos

Outra forma de resolução = Aplicação de triângulo de Pascal Cor da Pele em Humanos Outra forma de resolução = Aplicação de triângulo de Pascal Número de fenótipos : 5ª linha = 5 fenótipos 1 1 1 1 2 1 1 3 3 1 1 4 6 4 1 branco Negro Mulato claro Mulato escuro Mulato médio

Exemplo Na formação da haste principal de uma planta atuam dois pares de genes, C_ e D_, aditivamente e sem dominância. Que descendentes podem ser obtidos do cruzamento entre indivíduos de genótipos Ccdd e CCDd, sabendo que cada gene contribui com a proporção: C =2cm ; c = 1cm; D = 6 cm; d = 3cm?

Resultado Cd cd CD CCDD 16cm CcDd 12cm CCdd 10cm Ccdd 9cm ¼ = 16cm