AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália e Alemanha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
Advertisements

IDADE CONTEMPORÂNEA AS UNIFICAÇÕES TARDIAS 1 - ITÁLIA:
1914 – 1918.
Política das Nacionalidades
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Primeira Guerra Mundial
Europa: Revoluções e Unificações Nacionais
Cristianismo.
Revoluções Liberais do Século XIX
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
UNIFICAÇÕES ITALIANA E ALEMÃ (1871)
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ITALIANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ITALIANA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A UNIFICAÇÃO ALEMÃ OBJETIVOS ANALISAR.
A EUROPA NO SÉCULO XIX.
EUROPA APÓS NAPOLEÃO DIVISÃO.
IDADE CONTEMPORÂNEA AS UNIFICAÇÕES TARDIAS 1 - ITÁLIA:
A Europa no século XIX.
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
Quiz HISTÓRIA 8ª SÉRIE PARTE 1 - 3ª etapa Profª Cristiane Angélica.
Unificação Italiana e Alemã
Unificação alemã e italiana
CONGRESSO DE VIENA.
Antecedentes da Guerra
PROFº LEANDRO CRESTANI
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
As Unificações Italiana e Alemã
AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália
UNIFICAÇÕES DA ITÁLIA E DA ALEMANHA
29 As revoluções liberais e o nacionalismo Capítulo
UNIFICAÇÕES – ITÁLIA E ALEMANHA
Unificação da Itália A configuração político- territorial da Itália, no início do séc. XIX, foi alterada pelo Congresso de Viena, que dividiu a Península.
UNIFICAÇÃO ITALIANA ( ).
Unificação da Alemanha e Itália e o Neocolonialismo
As unificações ITALIANA e ALEMÃ
A conquista da unidade política
A formação da Alemanha (1834 – 1871)
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
Unificação Italiana.
Professor Edley
Unificação Alemã.
LIBERAIS E NACIONALISTAS
Primavera dos Povos Revoluções Liberais de 1848
Conceitos: Imperialismo, “civilização”
A GUERRA DOS TRINTA ANOS
Unificação Italiana. Unificação Italiana As unificações no século XIX: Alemanha e Itália 1. A Unificação Italiana ● Divisão em Vários Reinos ● Sul:
As Revoluções Liberais
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
CONGRESSO DE VIENA ( ) E REVOLUÇÕES LIBERAIS NA EUROPA ( )
UNIFICAÇÕES ITALIANA E ALEMÃ
18/04/2017 apresenta 2. 18/04/2017 apresenta 2.
UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ
Leitura paradidático :
AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália
EUROPA SÉCULO XIX RESISTÊNCIA OPERÁRIA MERCADOS GOVERNO LIBERAL
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
A unificação da Itália e da Alemanha
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
Era Napoleônica = Consulado + Império + Governo dos cem dias!
26/04/2017 apresenta 2. 26/04/2017 apresenta 2.
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
A Primeira Guerra Mundial
CONGRESSO DE VIENA Assim que o Império Napoleônico ruiu, as grandes potências – Áustria, Prússia, Rússia, Inglaterra, França, Portugal*, Espanha* - se.
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair AS UNIFICAÇÕES TARDIAS 1 - ITÁLIA: Dividida pelo Congresso de Viena (1815): –Norte e Noroeste – Reino de.
Unificação Alemã e Italiana
IDADE CONTEMPORÂNEA AS UNIFICAÇÕES TARDIAS 1 - ITÁLIA:
Revoluções Liberais do Século XIX E Unificações da Itália e Alemanha
Transcrição da apresentação:

AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália e Alemanha IDADE CONTEMPORÂNEA AS UNIFICAÇÕES TARDIAS : Itália e Alemanha

Dividida pelo Congresso de Viena (1815): ITÁLIA Dividida pelo Congresso de Viena (1815): Norte e Noroeste – Reino de Piemonte -Sardenha (liberal-burguês). Nordeste – domínio austríaco (Veneza). Centro – Estados dominados pela Igreja (Roma). Sul – Reino das Duas Sicílias (rural e atrasado).

A unificação italiana e alemã alterou profundamente o quadro político da Europa no século XIX, rearticulando um equilíbrio de forças que resultaria na I Guerra Mundial (1914­ - 1918). Na base desses processos estavam os movimentos liberais, acentuadamente nacionalistas nestes países.

Até meados do século XIX, a Itália não existia como Estado unificado política e territorialmente, enquanto outros países europeus, como a França e o Reino Unido, já apresentavam, territórios unificados e com limites muito semelhantes aos atuais.

Os mapas a seguir mostram a evolução da unificação italiana, num processo que durou cerca de 20 anos.

A ITÁLIA ANTES DA UNIFICAÇÃO

Em sua unificação tardia, a Itália guarda semelhança com a Alemanha, que também se manteve por muito tempo fragmentada territorialmente, e por mais de uma vez ajudou os italianos em seu processo de unificação.

O nacionalismo italiano e o ideal de unificação da Itália se fortaleceram.

O nacionalismo é um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico.

Em 1852 o conde Camilo Cavour, primeiro-ministro do Reino do Piemonte-Sardenha, o mais rico e poderoso dos sete Estados italianos já industrializados, assumiu o comando da unificação.

Em 1859 Cavour fez um acordo com Napoleão III: a França apoiaria os italianos numa guerra para expulsar os austríacos e, em troca, receberia os território de Nice e Savóia, que pertenciam ao Piemonte-Sardenha.

Derrotada nesse conflito, a Áustria cedeu a Lombardia ao Piemonte-Sardenha, que transferiu Nice e Savóia à França.

Em 1860, Giuseppe Garibaldi, um nacionalista republicano defensor da unificação, e seus “camisas vermelhas”, forças populares que lutavam pela unificação, se apoderaram da Sicília e de Nápoles, conquistando o Reino das Duas Sicílias.

Quando Cavour faleceu, em 1861, o Reino do Piemonte-Sardenha já controlava quase todo o território que viria a ser a Itália.

Vítor Emanuel II , até então rei do Piemonte-Sardenha, proclamou-se rei da Itália, e a capital foi instalada em Roma completando a unificação.

Dividida pelo Congresso de Viena (1815): ALEMANHA Dividida pelo Congresso de Viena (1815): Confederação dos Estados Germânicos. 39 Estados autônomos. Áustria – líder, agrícola. Prússia – vice, industrial. 1834: ZOLLVEREIN (união aduaneira dos Estados): Áustria inicialmente de fora. Prússia se fortalece política e economicamente.

Dividida pelo Congresso de Viena (1815): ALEMANHA: Dividida pelo Congresso de Viena (1815): Confederação dos Estados Germânicos. 39 Estados autônomos. Áustria – líder, agrícola. Prússia – vice, industrial. 1834: ZOLLVEREIN (união aduaneira dos Estados): Áustria inicialmente de fora. Prússia se fortalece política e economicamente.

ZOLLVEREIN (1834):

Idéia de unificação ganha impulso a partir de 1860: OTTO VON BISMARCK (1º ministro da PRÚSSIA) – líder. Aliança da burguesia prussiana + Junkers (aristocracia rural). Tática: militarismo acentuado. Via Prussiana: sem participação popular na condução do processo. Unificação realizada “de cima para baixo” a partir do Estado.

Etapas da unificação 1864 Guerra dos Ducados PRÚSSIA+ ÁUSTRIA X DINAMARCA Bismarck, Roon e Moltke

A batalha de Königgrätz, em quadro de Georg Bleibtreu 1866 Guerra Áustro-Prussiana PRÚSSIA X ÁUSTRIA

Napoleão III e Bismarck após a Batalha de Sedan. 1870 – 71 Guerra Franco-Prussiana PRÚSSIA X FRANÇA

Anexação dos territórios de Holstein e Schleswig. Anexação dos territórios de Alsácia-Lorena, ricos em ferro e carvão. Anexação dos territórios de Holstein e Schleswig.

A ALEMANHA UNIFICADA (1871)

Conseqüências: Revanchismo francês : França derrotada cedeu a região da Alsácia-Lorena .

Com a queda de Napoleão, forma-se a confederação Germânica Com a queda de Napoleão, forma-se a confederação Germânica. Houve a União Aduaneira, que estabelecia a mesma moeda para os estados alemães. A confederação durou até a vitória da Prússia na guerra Austro-Prussiana, quando a Alemanha foi dividida em Alemanha do Norte e Estados do Sul. Na guerra franco-prussiana, além da Prússia ganhar as regiões da Alsácia-Lorena, a Alemanha foi unificada.

A Imigração para a América

A situação de miséria fez com que muitos italianos e alemães viessem “fazer” a América

"Que entendeis por uma Nação, Senhor Ministro? É a massa dos infelizes? Plantamos e ceifamos o trigo, mas nunca provamos pão branco. Cultivamos a videira, mas não bebemos o vinho. Criamos animais, mas não comemos a carne. Apesar disso, vós nos aconselhais a não abandonarmos a nossa Pátria? Mas é uma Pátria a terra onde não se consegue viver do próprio trabalho?"- (frase anônima de um imigrante italiano no fim do século XIX para o ministro de Estado italiano que lhe pedia para não abandonar sua Pátria. )

Imigrantes italianos e alemães no Brasil