N.T.D de Ciências Alunas: Amanda Giovanelli,Isabelle Gomes e Isabella Monteiro Série : 8ª 05 – Manhã Disciplina: Ciências Professor: Samuel Bitu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecido Muscular.
Advertisements

TECIDOS MUSCULARES.
Vasos sanguíneos e Sangue
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Tecido Muscular Vera Vargas, 2011.
Professor Thiago Faria Gonçalves
Tecidos: Esquelético e Muscular
DOCENTE: GIÓRGIO SOUTO
I. Introdução: . Defesa dos organismo.
Corpo Humano Turma 108 A Turma 108 B 2013
ORIGEM EMBRIONÁRIA: MESODERMA
Tecidos Conjuntivos Especiais
Sistema Cardiovascular
Os tecidos animais.
Conjunto de células semelhantes, que desempenham uma mesma função
TECIDO MUSCULAR CONTRAÇÃO: filamentos especiais de ACTINA e MIOSINA.
Tecido Conjuntivo   Os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica.
TECIDOS MUSCULARES Relacionam-se com: locomoção
Professora: Roberta Fontoura
ESCOLA MUNCICIPAL ANTÔNIO JOSE PANIAGO CIÊNCIAS 8º ANO B PROFESSORA CAROLINE BOGADO PCTE: FABIANA RISSI JACON ALUNOS:
Colégio Ari de Sá Tecidos.
Níveis de Organização do Corpo Humano.
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
DAS CÉLULAS AOS SERES VIVOS
Sistema Muscular Os ossos e as articulações fornecem a estrutura e o suporte do corpo humano mas, por si só, não conseguem mover o corpo. O movimento depende.
Manutenção dos sistemas multicelulares
Tecidos Células semelhantes se organizam em grupos, desempenhando uma função determinada.
Aluna: Beatriz Brito Salles.
Professora Rosana Moraes
Estudo dos tecidos.
Colégio Maria Imaculada
Tecidos Animais.
TECIDO CONJUNTIVO PROF. PANTHERA.
TECIDO MUSCULAR PROFº RIBEIRO FILHO.
Histologia Professora Ana Maria.
Centro Universitário Candido Rondon
OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
Aula 47 O Sistema muscular.
Prof. Priscila Anderson
E.E.ABADIA FAUSTINO INÁCIO ALUNOS:Aline,Bruna,Tauane e kauê Profª.:Terezinha Galvan DISCIPLINA:BIOLOGIA TEMA:Tecido conjuntivo cartilaginoso e Tecido conjuntivo.
TECIDO CONJUNTIVO ELÁSTICO
TECIDO MUSCULAR Origem: _ mesodérmica Caract.: _ vascularizado _ inervado _ constituído de células alongadas (fibras musculares)
Tecido muscular Auxilio à secreção glandular
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Tecido conjuntivo Prof. Rodrigo Corrêa.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
COMPOSIÇÃO CORPORAL.
HISTOLOGIA Prof. Alan Alencar.
Manutenção dos sistemas multicelulares
O corpo humano Níveis de organização
O SISTEMA MUSCULAR: OS MOTORES DO CORPO
Sistema Cardiovascular
CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO
SISTEMA MUSCULAR Prof. Dr. Marcelo R. Guerino.
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Histologia II Prof. Guilherme Garcez Cunha.
TECIDOS: O QUE SÃO, E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES
CORPO HUMANO - INTRODUÇÃO
Tecido conjuntivo.
Ensino Fundamental , 8º Ano
Fisiologia da contração muscular
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Morfologicamente apresenta grande quantidade de material extracelular (matriz), constituída por uma parte não- estrutural, denominada de substância fundamental.
Ciências Assunto: Tecidos do Corpo Humano
Conteúdo pág. 46 à 50 Histologia Histologia é a parte da biologia que estuda os tipos de tecidos e suas funções. Tecidos Tecidos são agrupamento de células.
Tecido Muscular e Nervoso
Transcrição da apresentação:

N.T.D de Ciências Alunas: Amanda Giovanelli,Isabelle Gomes e Isabella Monteiro Série : 8ª 05 – Manhã Disciplina: Ciências Professor: Samuel Bitu

Sumário Apresentação......................................................pág.:03 Tecido Ósseo ......................................................pág.:04 Tecido Muscular.................................................pág.:05 - Tecido Muscular Estriado..............................pág.:06 -Tecido Muscular Cardíaco..............................pág.:07 -Tecido Muscular Liso......................................pág.:08 Tecido Epitelial..................................................pág.:09 Tecido Nervoso...................................................pág.:10 Tecido Cartilaginoso..........................................pág.:11 Tecido Conjuntivo..............................................pág.:12 Tecido Adiposo...................................................pág.:13 Tecido Sanguíneo...............................................pág.:14 Bibliografia.........................................................pág.:15

APRESENTAÇÃO Nesse trabalho iremos apresentar os tecidos do corpo humano: -Tecido Sanguíneo -Tecido Adiposo -Tecido Conjuntivo -Tecido Cartilaginoso -Tecido Nervoso -Tecido Muscular Liso -Tecido Epitelial -Tecido Muscular Estriado -Tecido Muscular -Tecido Ósseo -Tecido Muscular Cardíaco Espero que goste,pois fizemos com muita dedicação.

Tecido Ósseo O Sistema ou tecido ósseo é um tecido conjuntivo bem rígido, encontrado nos ossos do esqueleto dos vertebrados, onde ele é o tecido mais abundante. Suas funções principais são: sustentar o corpo; permitir a realização de movimentos; proteger certos órgãos e realizar a produção de elementos celulares do sangue. As diferentes células envolvidas e dois componentes da matriz mesenquimal óssea, que obrigatoriamente devem ser avaliados simultâneas em seus dois compartimentos o protéico e inorgânico, tornando necessária e fundamental uma breve revisão do papel do tecido mesenquimatoso durante todo o desenvolvimento embrionário.

Tecido Muscular O tecido muscular é um tecido dos animais caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos claros e utilizando o ATP (molécula orgânica responsável pelo armazenamento de energia nas suas ligações químicas); e pela sua excitabilidade, ou seja, capacidade de responder a um estímulo nervoso. As células desse tecido são de origem mesodérmica, sendo que a sua diferenciação se dá através da síntese de proteínas específicas com uma organização determinada, tais como os diferentes tipos de actinas, miosinas e proteínas motoras filamentosas.

Tecido Muscular Estriado O tecido muscular estriado ou esquelético é formado por fibras musculares cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento. Algumas estruturas celulares das fibras musculares esqueléticas recebem nomes especiais: a membrana plasmática é chamada sarcocema; o citoplasma, sarcoplasma; as mitocôndrias, sarcossomos; e o núcleo, cariossarco. O número de mitocôndrias é muito grande, uma vez que necessita gerar grande quantidade de energia (ATP) para poder contrair-se. As fibras musculares esqueléticas têm contração voluntária, isto é, podem se contrair ou relaxar, dependendo da vontade(consciente). A sua contração é rápida e forte.

Tecido Muscular Cardíaco O músculo estriado cardíaco é o tipo de tecido muscular que forma a camada muscular do coração, conhecida por miocárdio. Também é chamado tecido muscular estriado esquelético cardíaco. O coração é formado por três tipos principais de músculos: Ventricular, contrai de forma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior. Atrial, contrai de forma parecida com o músculo estriado, mas a duração de contração é maior. Fibras musculares excitatórias e condutoras, só se contraem de modo mais fraco, pois contêm poucas fibrilas contráteis; ao contrário, apresentam ritmicidade e velocidade de condução variáveis, formando um sistema excitatório para o coração.

Tecido Muscular Liso A musculatura lisa é uma musculatura de contração involuntária e lenta, composta por células fusiformes mononucleadas. O músculo liso se encontra nas paredes de órgãos ocos, tais como os vasos sanguíneos, na bexiga, no útero e no trato gastrointestinal. O músculo liso está presente nestes órgãos pois, por contracções peristálticas controladas automaticamente pelo Sistema Nervoso Autónomo, tem o papel preponderante de impulsionar sangue, urina, esperma, bile... As células do músculo liso podem também reagir a estímulos vindos de células vizinhas ou a hormonios (vasodilatadores ou vasoconstritores). Nestas células, os canais de cálcio induzem contracção.

Tecido Epitelial As células do tecido epitelial ficam muito próximas umas das outras e quase não há substâncias preenchendo espaço entre elas. Esse tipo de tecido tem como principal função revestir e proteger o corpo. Forma a epiderme, a camada mais externa da pele, e internamente, reveste órgãos como a boca e o estômago. O tecido epitelial também forma as glândulas – estruturas compostas de uma ou mais células que fabricam, no nosso corpo, certos tipos de substâncias como hormônios, sucos digestivos, lágrima e suor.  

Tecido Nervoso  As células do tecido nervoso são denominadas neurônios, que são capazes de receber estímulos e conduzir a informação para outras células através do impulso nervoso. Os neurônios têm forma estrelada e são células especializadas. Além deles, o tecido nervoso também apresenta outros tipos de células, como as células da glia, cuja função é nutrir, sustentar e proteger os neurônios. O tecido é encontrado nos órgãos do sistema nervoso como o cérebro e a medula espinhal.

Tecido Cartilaginoso O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, é um tecido elástico e flexível, branco ou acinzentado, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. É formado por condrócitos e condroblastos (células) , revestido pelo pericôndrio (fibrocartilagem nao possui pericondrio). O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, mas com menor rigidez que os ossos e também serve para não dar atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso não existem vasos sanguíneos, nervos e vasos linfaticos.

Tecido Conjuntivo As células do tecido conjuntivo são afastadas umas das outras, e o espaço entre elas é preenchido pela substância intercelular. A principal função do tecido conjuntivo é unir e sustentar os órgãos do corpo. Esse tipo de tecido apresenta diversos grupos celulares que possuem características próprias. Por essa razão, ele é subdividido em outros tipos de tecidos. São eles: tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo.

Tecido Adiposo O tecido adiposo é formado por adipócitos, isto é, células que armazenam gordura. Esse tecido encontra-se abaixo da pele, formando o panículo adiposo, e também está disposto em volta de alguns órgãos. As funções desse tecido são: fornecer energia para o corpo; atuar como isolante térmico, diminuindo a perda de calor do corpo para o ambiente; oferecer proteção contra choques mecânicos (pancadas, por exemplo).

Tecido Sanguíneo O tecido sangüíneo constitui o sangue, tecido líquido. É formado por diferentes tipos de células como: os glóbulos vermelhos ou hemácias, que transportam oxigênio; os glóbulos brancos ou leucócitos, que atuam na defesa do corpo contra microrganismos invasores; fragmentos (pedaços) de células, como é o caso das plaquetas, que atuam na coagulação do sangue. A substância intercelular do tecido sanguíneo é o plasma, constituído principalmente por água, responsável pelo transporte de nutrientes e de outras substâncias para todas as células.

Bibliografia www.Winkipédia.com.br http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Or ganizacao.php