Liberais e Nacionalistas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução ao Romantismo
Advertisements

DA ERA NAPOLEÔNICA A ERA DAS RESTAURAÇÕES
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
Conjunto de revoltas ocorridas na Europa até o ano de 1848;
Política das Nacionalidades
Revisão de História Geral
LIBERALISMO.
Revolução Francesa.
Europa: Revoluções e Unificações Nacionais
Revoluções Liberais do Século XIX
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÕES LIBERAIS E NACIONAIS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA.
PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
EUROPA APÓS NAPOLEÃO DIVISÃO.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
Prof. Everton da silva correa
Era Napoleônica
ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior.
REVOLUÇÕES NA EUROPA - SÉC. XIX
CONGRESSO DE VIENA.
Independência do Brasil.
Era Napoleônica.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
A Era Napoleônica e o Congresso de Viena.
A França no Século XIX A Restauração (1815 – 1830) A Revolução de 1830
A Era Napoleônica( ) Napoleão nasceu na Córsega em 1769
NAPOLEÃO BONAPARTE.
18 Brumário de Luís Bonaparte
Chegada da família real portuguesa.
A Era Napoleônica.
A ONDA LIBERAL Unidade 6 – páginas 12 até 23
PERÍODO NAPOLEÔNICO.
O ROMANTISMO.
REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Francesa Professor Marcelo Pitana.
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
Unificação Italiana.
O LONGO SÉCULO XIX.
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
LIBERAIS E NACIONALISTAS
Napoleão Bonaparte.
De colônia a Reino Unido De Reino Unido a nação soberana
O ILUMINISMO.
Revolução Liberal (1830) Primavera dos Povos (1848)
As Revoluções Liberais
A Era Napoleônica ( ).
CONGRESSO DE VIENA ( ) E REVOLUÇÕES LIBERAIS NA EUROPA ( )
Conjuntura europeia fins do séc. XVIII e início do XIX
Revisão P3 História pontos importantes!
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
PERÍODO JOANINO E INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
18 DE BRUMÁRIO - O GOLPE EM NOME DA BURGUESIA
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
O GOVERNO LUSO NO BRASIL (1808 – 1820)
Era Napoleônica = Consulado + Império + Governo dos cem dias!
Os Movimentos de 1820, 1830 e 1848 na Europa
Reconstituição histórica do Século XIX Prof. Fábio Luiz de Souza História A Primavera dos Povos.
A ERA NAPOLEÔNICA.
Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna.
Trabalho de História Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
Como informado em sala de aula a 1ª prova é uma revisão de conteúdo - AULA 69 e 70. O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Relembrando fatos importantes.
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair AS REVOLUÇÕES LIBERAIS.
CONGRESSO DE VIENA Assim que o Império Napoleônico ruiu, as grandes potências – Áustria, Prússia, Rússia, Inglaterra, França, Portugal*, Espanha* - se.
 Invasão da França pela Áustria e a Prússia – Radicalização política contra a nobreza.  Comuna Insurrecional- Invasão do Palácio das Tulherias. (Jornadas.
Ideiais Sociais e Políticas e Revoluções de 1830 e º ano – Ensino Médio.
Transcrição da apresentação:

Liberais e Nacionalistas

A arte e a revolução andaram muitas vezes de mãos dadas. Esta pintura chama-se “A liberdade guiando o povo” e foi pintada pelo artista romântico francês Eugène Delacroix. A arte e a revolução andaram muitas vezes de mãos dadas.

por Jean-Baptiste Isabey, 1819. Congresso de Viena O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências européias que teve lugar na capital austríaca, entre 01 de Outubro de 1814 e 09 de Junho de 1815. O Congresso de Viena por Jean-Baptiste Isabey, 1819.

recolonizar as nações americanas. Líderes: Áustria, Rússia, Prússia, Inglaterra. Obs.: Portugal não podia participar pois era uma coroa refugiada na colônia; Objetivos refazer o mapa europeu recolocar no trono os reis depostos por Napoleão Bonaparte, ou seja, voltar o absolutismo; recolonizar as nações americanas. 

Medidas: Restaura o absolutismo real; exceto em Portugal, onde o rei foi deposto; Cria uma força armada para manter a paz ( Santa Aliança); O Brasil é elevado à condição de Reino Unido de Portugal e Algarves; pois assim, Portugal poderia participar do congresso; Obriga D. João a devolver a Guiana.   

Santa Aliança   Para garantir, em termos práticos, a aplicação das medidas conservadoras do Congresso de Viena, o Czar da Rússia, Alexandre I, propôs a criação da Santa Aliança . Esta servia de ajuda mútua das monarquias européias em nome "da religião, da paz e da justiça" .

Os países fundadores da Santa Aliança. Seu objetivo era estabelecer o direito de intervenção em qualquer região européia em que se inicia-se um movimento liberal ou uma revolução burguesa . Rússia Prússia Áustria Os países fundadores da Santa Aliança.

Liberalismo e Nacionalismo Movimento político da liberdade e da autonomia dos povos, do direito de criarem seus próprios estados. Movimento político em favor da liberdade dos indivíduos.

As revoluções na França Nos anos de 1820, 1830 e 1848 estouraram diversas rebeliões na França com ideais nacionalistas e liberais.

Luís XVIII Luís XVIII era neto de Luís XV irmão de Luís XV. Assumiu o governo perseguindo tanto os simpatizantes da revolução francesa quanto os que eram favoráveis a Napoleão Bonaparte e reinou de 1815 até 1824.

Carlos X A partir de 1824 o rei Carlos X assumiu o trono, censurou a imprensa e reprimiu tanto os movimentos populares que foi obrigado a renunciar.

Luís Filipe de Orleáns Ficou conhecido como o “rei dos banqueiros” porque favoreceu os grandes capitalistas. Apesar do desenvolvimento econômico e industrial foi derrubado em 1848 e a França voltou a ser uma república.

Charge da Revolução de fevereiro de 1848.

Napoleão III de França Sobrinho-neto de Napoleão Bonaparte, liderou um golpe de Estado em 1852 e tornou-se ditador, encerrando o ciclo revolucionário que a burguesia iniciou em 1789.

A primavera dos povos Primavera dos Povos foi um conjunto de revoluções de caráter liberal, democrático e nacionalista, iniciado por membros da burguesia e da nobreza que exigiam governos constitucionais, e por trabalhadores e camponeses que se rebelaram contra os excessos e a difusão das práticas capitalistas.

As repercussões no Brasil A onda revolucionária liberal e nacionalista, chegou ao Brasil através de uma revolta liberal que provocou a queda de D. Pedro I em 1830, e em 1848 se refletiu no governo de D. Pedro II na Revolução Praieira, em Pernambuco.

O romantismo O Romantismo foi um movimento artístico e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou até o século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

O romantismo Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama, amores trágicos, ideais utópicos e escapismo.

O romantismo As primeiras manifestações românticas na pintura ocorreram com Francisco Goya. O francês Eugène Delacroix é um pintor romântico por excelência. Sua tela “A Liberdade guiando o povo” é a obra romântica mais conhecida. A busca pelo exótico é uma característica das pinturas Romantistas, exaltando-se as sensações extremas.

O romantismo Os primeiros livros do Romantismo literário foram Baladas Líricas e Hino à Beleza Intelectual. O Romantismo renega a literatura antiga e se torna o gênero narrativo mais usado. Johhan Wolfgang Goethe foi o maior poeta romantista alemão, conhecido por suas obras Fausto e Os Sofrimentos do Jovem Werther.

... E o momento presente é eternidade. (Testamento, Goethe) Pensar é mais interessante que saber, mas é menos interessante que olhar.