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O ILUMINISMO
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A Europa da Antigo Regime
No Século XVIII a sociedade europeia era desigual e hierarquizada. O clero e a nobreza eram os grupos dominantes. Desfrutavam de uma boa vida, com luxos e privilégios ligados ao rei.
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Restante da população era formada por camponeses, trabalhadores urbanos, burgueses e desocupados em geral.
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Poucos desses indivíduos participavam da administração pública, mas todos tinham que pagar pesados impostos.
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O movimento iluminista
Composto e sua maior parte de intelectuais Reação ao antigo regime Ideia de que a Europa vivia na época medieval um período de trevas Disso parte a origem do nome Iluminismo
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A Inglaterra é uma das primeiras a questionar o velho regime.
Movimento ganha força com a Revolução Puritana (1640) e Revolução Gloriosa (1688). Na visão iluminista, só a razão poderia conduzir a história humana para o caminho da luz .
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John Locke ( ). Filósofo inglês que definiu as bases do pensamento político liberal. Propôs que os governos deveriam nascer de um pacto com a sociedade. Essa aceitava ser governada afim de evitar conflitos, em troca o governo atenderia os interesses comuns da população.
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Montesquieu: Filósofo francês.
Criou a obra “Do espírito das Leis”, na qual defendeu a separação dos três poderes do estado: Executivo, Legislativo, Judiciário. Objetivo de limitar o poder dos governantes, afim de evitar abusos de autoridade. Comum no absolutismo.
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Usar o intelecto sem medo
Através do pensamento, evitar que o ser humano permaneça na ignorância. Constantes batalhas dos iluministas contra a ignorância. Divulgar o conhecimento era tarefa primordial dos iluministas. Produção da enciclopédia..
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Despotismo esclarecido
Procura por parte dos monarcas de modernizar seus estados. Objetivo era fazer reformas que tornassem mais eficiente a administração do reino. Reformas feitas internamente e externamente. Principalmente em países que possuíam colônias.
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Liberalismo econômico
Defesa de uma economia sem a intervenção do estado. A economia devia se conduzir por si própria. Mercado seria orientado pela lei da oferta e da procura. Destaque de pensadores como: Adam Smith com sua obra “A riqueza das nações”.
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A educação iluminista Educação laica: (sem intervenção da igreja).
Educação obrigatória e gratuita: A educação deve ser mantida pelo estado e deveria atender a todos. Ensino científico: ensino e pesquisa, voltada para o estudo das ciências.
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