O ISLAMISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Advertisements

O MUNDO ISLÂMICO Prof. Jane Ilce
O ISLÃ no CENTRO do MUNDO
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
ISLAMISMO.
A Civilização Árabe.
O ISLÃ “A RELIGIÃO DE MAOMÉ’’.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Associação Educativa Evangélica Cursos Superiores de Computação
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
A Arábia pré-islâmica Predominância de áreas desérticas (povo vive nos oásis e no litoral); A civilização árabe´- povo dividido em tribos – árabes do interior.
O Fenômeno religioso Islã
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE A Arábia, terra de origem do povo árabe, é uma extensa península banhada pelo Oceano Índico, Mar Vermelho e águas do Golfo Pérsico.
HISTÓRIA ECLESIÁSTICA Aula 6 A ASCENSÃO DO ISLÃ
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
O Império Árabe Localização
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Árabes.
A Arábia e os árabes A península Arábica:
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
13 Dhu al-Qidah 1428 (23 Novembro de 2007).
Islamismo.
“Não há terra sem senhor nem senhor sem terra.”
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Religiões Uma síntese geral.
MUÇULMANOS.
Judaísmo Disciplina: educação religiosa moral e católica
Islamismo, Judaísmo e Cristianismo
Religiões Abraâmicas.
As Religiões Abraâmicas
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
A Ocupação Muçulmana.
Arábia pré-islâmica  Os beduínos eram nômades e levavam uma vida difícil no deserto, utilizando como meio de sobrevivência o camelo, animal do qual retiravam.
O Alcorão (do árabe al-qur'ãn, leitura) é a coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. É dividido em 114 suras (capítulos), ordenadas.
Alta Idade Média Cap. 1.
ALTA IDADE MÉDIA ORIENTAL
Religiões Monoteístas
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE ALTA IDADE MÉDIA.
CIVILIZAÇÃO ÁRABE O ISLAMISMO.
Império Islâmico Professor Romildo Tavares.
ISLAMISMO E.B 2/3 do Couto Mineiro
Aula 10 Civilização Islâmica
As Religiões Abraâmicas
Os árabes e o.
PROF. WALDEJARES OLIVEIRA MAI/10
ORIENTE MÉDIO.
Por que a expansão do Islã foi tão rápida?
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Professor Romildo Tavares
ISLAMISMO.
Origem O Judaísmo surgiu no Oriente Médio, há 3500 anos, fundado por Abraão e Moisés. É considerada a primeira religião monoteísta da história, que deu.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que cumprem.
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Islamismo  Religião monoteísta, fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, chamado pelos ocidentais de Maomé.  A palavra.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra)
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Transcrição da apresentação:

O ISLAMISMO

CARACTERÍSTICAS Religião Monoteísta Fundada por Maomé Centro de Adoração: MECA Hoje: Milhões de seguidores; a que mais cresce no mundo. Islã = submissão a Alá

HISTÓRIA DE MAOMÉ Maomé nasce em 570 d.C. Membro da tribo dos Coraixitas O pai morre antes dele nascer e a mãe o deixa órfão aos 6 anos. Casa-se aos 25 anos com Khadija, viúva rica, que vai financiar sua vida religiosa.

Aos 40 anos recebe a revelação : visão do Anjo Gabriel. Profissão de Fé: “Há um só Deus, Alá, e um só mediador entre Deus e os Homens, Maomé ”.

Hégira Perseguido por artesãos e comerciantes de artigos religiosos (politeístas), foge de Meca para Yatreb (Medina) - HÉGIRA em 20/06/622.

Calendário religioso O calendário islâmico é um calendário lunar composto por doze meses de 29 ou 30 dias com um total de cerca de 354 dias. A contagem do tempo deste calendário começa com a Hégira - a fuga de Maomé de Meca para Yatreb, em 622 da era cristã.

Escreve o Alcorão (Corão) entre 610 e 632. Em Yatreb (Medina) Maomé organiza um exército para lutar contra os “infiéis”. Reconquista Meca (627) Escreve o Alcorão (Corão) entre 610 e 632. Morre em 632 d.C. em Jerusalém (Segundo o Islã, é levado aos céus, como Jesus Cristo)

Baseado no Torá (ou Talmud, Judeu) e na Bíblia (Cristã). O CORÃO (OU ALCORÃO) Significa Recitação. 114 capítulos. Baseado no Torá (ou Talmud, Judeu) e na Bíblia (Cristã). Orienta fiéis como se relacionar uns com os outros, como rezar, como se vestirem, o que comer (e não comer), como adorar, como guerrear, como expandir a fé.

SALVAÇÃO E RESSURREIÇÃO Para os povos islâmicos a salvação acontecerá apenas para os seguidores de Alá. Acreditam na Ressurreição e no juízo final.

AS SEIS CRENÇAS DO ISLÃO A crença em um Deus Único; A crença nos Anjos; A crença nos Livros Sagrados; A crença nos Mensageiros; A crença no Dia do Juízo Final e; A crença no Destino.

ARTIGOS DE FÉ DO CORÃO Um só Deus (ALÁ) e um só mediador entre Deus e os homens (MAOMÉ) Corão – único livro sagrado Maomé – último e mais importante dos profetas Predestinação – tudo está escrito – MAKTUB - e não pode ser mudado.

PRÁTICAS DO ISLAMISMO Receitar o credo (Há um só ...) Preces Cotidianas – 5 vezes ao dia, oração voltado para Meca (NE) – ajoelhado Ramadã – jejum obrigatório por 1 mês, do nascer até o pôr do sol.

Peregrinação a Meca (pelo menos uma vez na vida) Jihad (Guerra Santa) combate aos infiéis – propagação do Islã.

HISTÓRIA DO ISLÃ Criado em 610 d.C. Expandiu-se da Índia até a Espanha, ajudado pelo enfraquecimento dos Impérios Bizantino, Persa e Egípcio.

Após a Morte de Maomé – divisão entre Xiitas e Sunitas. 632 – adotam Jerusalém como cidade sagrada (ascensão de Maomé). Começam desavenças com Cristãos e com Judeus Após a Morte de Maomé – divisão entre Xiitas e Sunitas.

XIITAS E SUNITAS A religião islâmica possui várias vertentes, tais como fundamentalistas e os não- fundamentalistas, mas a principal divisão dentro da religião se encontra em relação aos Xiitas e Sunitas.

XIITAS Os xiitas (em árabe العربية, Shiat Ali, "partido de Ali") são o segundo maior ramo de crentes do Islão, constituindo 16% do total dos muçulmanos (o maior ramo é o dos muçulmanos sunitas, que são 84% da totalidade dos muçulmanos)

Características Principais: Seguidores de Ali, genro do profeta. Para os Xiitas o líder do mundo islâmico deve ser descendente direto do profeta. Seguem apenas o Alcorão e defendem forma de governo rígido, e a Guerra Santa. São muito radicais.

SUNITAS

SUNITAS Os sunitas (سنّة) formam o maior ramo do Islão, ao qual no ano de 2006 pertenciam 84% do total dos muçulmanos.

Principais Características: Seguem os Califas, e hoje – são os menos radicais, dependentes dos líderes.

Árabes se expandem, levando sua religião pelo mundo. EXPANSÃO DO ISLÃ Árabes se expandem, levando sua religião pelo mundo. Invadem Síria (636), Iraque (637), Egito e Norte da África (641); tomam Constantinopla (1453).

O ISLAMISMO HOJE Religião que mais cresce no mundo; Associada (erroneamente) a terrorismo; Impera no Norte da África, países de língua árabe, Paquistão, Afeganistão (Talibã), Irã (República dos Aiatolás);

América do Norte (exceção México) Muitos seguidores em: Índia, países da ex-Iugoslávia, Europa (França, Grã Bretanha, Espanha, Alemanha, etc); América do Norte (exceção México)

Maior população percentual – Tríplice Fronteira (Foz do Iguaçu). O ISLAMISMO NO BRASIL Muitos seguidores nos Grandes Centros (Rio, São Paulo, Curitiba, B.H., etc) Maior população percentual – Tríplice Fronteira (Foz do Iguaçu).

Mais pacíficos que em outros países; bom relacionamento com cristãos e judeus. Cerca de 1,5 milhão de seguidores; segundo lugar nacional (perde para Cristãos)

RELIGIÕES – COMPARAÇÕES

Judaísmo: Jeová Cristianismo: Deus Islamismo: Alá

Cristianismo: Jesus Cristo Fundadores Judaísmo: Moisés Cristianismo: Jesus Cristo Islamismo: Maomé

Judaísmo: Torá ou Talmud Islamismo: Corão ou Alcorão ESCRITURAS Judaísmo: Torá ou Talmud Cristianismo: Bíblia Islamismo: Corão ou Alcorão PATRIARCA Abrahão para as três

RELIGIÕES - COMPARAÇÕES DIAS SANTOS Judaísmo: Sábado Cristianismo: Domingo Islamismo: Sexta-feira PRINCIPAIS FESTAS: Judaísmo: Yon Kipour Cristianismo: Natal e Páscoa Islamismo: Ramadã

Judaísmo: Tradicionais e Ortodoxos DIVISÕES Judaísmo: Tradicionais e Ortodoxos Cristianismo: Católicos e Protestantes Islamismo: Xiitas e Sunitas

Sacerdotes Judaísmo: Rabinos Cristianismo: Padres, bispos, cardeais e Papa Islamismo: Não tem. O condutor da oração é o Iman.

Cristianismo: Jerusalém e Vaticano (Católicos) CIDADES SAGRADAS Judaísmo: Jerusalém Cristianismo: Jerusalém e Vaticano (Católicos) Islamismo: Meca e Jerusalém

Judaísmo: Estrela de Davi Islamismo: Estrela de Ali (5 pontas) Símbolo Principal Judaísmo: Estrela de Davi Cristianismo: Cruz Islamismo: Estrela de Ali (5 pontas)

Templos Judaísmo: Sinagogas Cristianismo: Capelas, igrejas e Catedrais Islamismo: Não possui templo. Tem casa de oração: as Mesquitas.

Esperança no futuro Judaísmo: Vinda do Messias e Ressurreição Cristianismo: Vinda de Cristo (2ª) e Ressurreição Islamismo: Converter o mundo ao Islã e Ressurreição

“Somente o respeito as diferenças trará a igualdade entre os homens” Cris Angel