Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ORIGEM DA VIDA Parte II
Advertisements

A VIDA E OS SERES MAIS SIMPLES
A ORIGEM DA VIDA.
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
Características gerais dos seres vivos
SERES VIVOS.
REPRODUÇÃO ANIMAL.
Célula A unidade da vida
Como classificar os seres vivos?
Características Gerais dos Seres Vivos Origem da Vida
CITOLOGIA (O ESTUDO DA CÉLULA) Ciências Prof. Mariane.
CÉLULA Robert Hooke
Reino Monera Características Gerais
Característica dos Seres Vivos
Classificação dos seres vivos
REFORÇO ORIGEM DA VIDA.
O QUE HÁ EM COMUM ENTRE AS DUAS IMAGENS?
Organização da Biologia
Modelo celular e componentes mínimos da célula
Célula: Unidade da Vida
CÉLULAS E TECIDOS DO CORPO
REPRODUÇÃO.
CIÊNCIAS – 6ª SÉRIE Revisão para a recuperação
A organização dos seres vivos
Classificação dos seres vivos
Cap. 2 – Características dos seres vivos
Características dos seres vivos:
Célula.
Características dos seres vivos
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS.
Características dos seres vivos
Organização da Biologia
Características dos Seres Vivos (aula 02)
Unidade da vida A vida surgiu, na Terra, há mais de 3,5 milhões de anos. Apesar da diversidade de seres vivos todos apresentam muitas semelhanças.
Características dos seres vivos
Reprodução • É a capacidade que têm os seres vivos de , ao atingirem certo estágio de desenvolvimento originar outros semelhantes. • Processo pelo qual.
Em busca de matéria e energia
Características gerais dos seres vivos
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
Noções de citologia para o estudo dos seres vivos
Características dos Seres Vivos
Níveis de Organização Características Gerais dos Seres Vivos
MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
Módulo 2 – Bio III – Apostila 2 A Natureza da Vida
O que é Biologia? Bio = vida + logia = estudo = Estudo da vida
ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
O Que é vida? EE Nossa Sra da Penha
Ciências A Teia Alimentar– cap. 2 (6ª série)
Professora: Alexsandra Ribeiro
Cap. 5 – Classificando os seres vivos 7ª Série
Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)
CIÊNCIAS Amanda 7º ano 1) Célula e reprodução 2) Classificação
Profº Alexsandra Ribeiro
Cap. 1 – 7ª Série Professora: Alexsandra Ribeiro
REVISÃO 1º ENSINO MÉDIO.
BIOLOGIA -Introdução-
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
PROFª. CRISTINA DE SOUZA
Menor estrutura viva de um organismo
Características gerais dos seres vivos
QUIZ DE CIÊNCIAS.
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- PROFESSORA VANESCA 8º ANO SONDAGEM
Aula 1 Os seres vivos.
BIOLOGIA -Introdução-
Prof. Reginaldo Rossi Colégio Einstein Colégio Einstein Prof. Reginaldo Rossi.
Muitos biólogos tentaram definir o que é “VIDA”, embora nenhuma das definições obtidas até hoje foram satisfatórias. Contudo, apesar de não encontrarem.
REPRODUÇÃO REPRODUÇÃO ASSEXUADA.
Transcrição da apresentação:

Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03) Professora: Alexsandra Ribeiro

Capítulo 1 – A organização dos seres vivos Teoria Celular: Elaborada por Schleiden e Schwann. Afirma que: todo ser vivo é formado por células e que uma célula só se origina de uma célula preexistente. A única exceção à teoria celular são os vírus.

Capítulo 1 – A organização dos seres vivos A célula: É a unidade básica formadora de todos os seres vivos, vista somente ao microscópio. É formada por 3 partes principais: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Seres unicelulares – são formados por uma célula. Ex: bactéria. Seres pluricelulares – são formados por várias células. Ex: ser humano.

Capítulo 1 – A organização dos seres vivos Tipos de células: Procariótica: célula em que o material genético se encontra disperso na célula;

Capítulo 1 – A organização dos seres vivos Tipos de células: Eucariótica: célula em que o material genético se encontra dentro do núcleo;

Capítulo 1 – A organização dos seres vivos Níveis de organização dos seres vivos: A organização dos seres vivos vai muito além da organização da matéria bruta. Enquanto esta é formada por átomos que podem reunir-se e formar moléculas e, às vezes, cristais, nos seres vivos as moléculas organizam-se de modo extremamente complexo, formando unidades denominadas células. (Observe o esquema a seguir)

Níveis de organização dos seres vivos

Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia Ciclo Vital: Todos os seres vivos passam por uma série de mudanças durante a vida; eles nascem, crescem, se reproduzem, envelhecem e morrem – ciclo vital.

Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia Crescimento e desenvolvimento: Os seres pluricelulares crescem devido ao aumento do número de células. Á medida que o corpo se forma, as células se especializam e se tornam diferentes umas das outras, formando os tecidos, órgãos e sistemas. Para crescer e se desenvolver, o organismo retira substâncias do ambiente e as transforma, aumentando a matéria dentro das células.

Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia Funções do alimento: Crescimento e desenvolvimento; Renovação do corpo; Produção de energia.

Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia Respiração Celular X Fotossíntese Características Respiração Fotossíntese Função Produzir energia Fabricar alimento Reagentes Glicose e oxigênio Água, gás carbônico e luz solar Produtos Água, gás carbônico e energia Seres envolvidos Animais e vegetais Plantas e algas

Capítulo 2 – Em busca de matéria e energia Classificação dos seres vivos quanto ao tipo de nutrição: Seres autotróficos – seres vivos que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese. Ex:algas e plantas. Seres heterotróficos – seres vivos que não produzem seu próprio alimento. Ex: fungos, animais, etc. OBS: METABOLISMO – conjunto de transformações que ocorrem dentro do corpo dos seres vivos.

Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem Reprodução: Definição – capacidade dos seres vivos gerarem novos descendentes. Garante a sobrevivência da espécie; Classificação: Reprodução assexuada Reprodução sexuada

Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem Reprodução assexuada: Não há participação de gametas (óvulos e espermatozóides), portanto, não há variabilidade genética (não há sexo). Sempre origina seres idênticos (clones). (Reprodução assexuada em amebas) IMPORTANTE!!! SEXO – qualquer processo de recombinação genética!

Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem Reprodução sexuada: Há participação de gametas (óvulos e espermatozóides), portanto, há variabilidade genética (há sexo). Ocorre fecundação (união dos gametas), formando a célula-ovo (ou zigoto). OBS! HERMAFRODITAS – seres vivos capazes de produzir os dois tipos de gametas (óvulos e espermatozóides).

Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem Hereditariedade: Capacidade dos seres vivos de gerarem serem semelhantes; Ocorre devido ao material genético (DNA) na forma de genes, encontrados no interior do núcleo das células.

Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem Evolução: Inúmeras transformações que ocorrem nos seres vivos ao longo de milhares de anos. Pode ser evidenciada através das mutações, fósseis, embriologia comparada, bioquímica e outras.

Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem Mutação: São erros que ocorrem RARAMENTE nos genes, fazendo surgir novos genes diferentes dos originais. Pode ser provocada por substâncias químicas no ambiente e radiações.

Capítulo 3 – Os seres vivos se reproduzem... e evoluem Seleção natural: Características que se desenvolvem nos seres vivos, aumentando ou diminuindo suas chances de sobrevivência no ambiente, ou seja, os mais adaptados ao ambiente sobrevivem.

BONS ESTUDOS!!!!