Formações Vegetais e Desmatamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Grandes Biomas Terrestres
Advertisements

BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
VEGETAÇÃO A vegetação é reflexo das condições naturais e da variação de solos e climas de determinado local. Segundo o clima, a vegetação se divide em:
VEGETAÇÃO.
Escola Braz singáglia.
Variações climáticas não encontrados no Brasil
FITOGEOGRAFIA.
PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
VEGETAÇÃO Latifoliadas: folhas largas.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
PAISAGENS NATURAIS DO PLANETA
CLIMA E AS FORMAÇÕES VEGETAIS
FORMAÇÕES VEGETAIS.
O que você deve saber sobre
Domínios morfoclimáticos
Floresta Amazônica Araucária Mangue Mata Atlântica Cerrado Caatinga Mata dos Cocais.
Formações Herbáceas Alunas: Carolina Sofia da Silva Larissa Barbieri da Silva Letícia Felile Sabrina Richartz 1M1.
Tema 4 Clima e Vegetação do Continente americano Livro páginas 74 a 79.
Ecossistemas Luciano Garcia.
Domínios Naturais I e II
Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo
Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab’ Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos.
Coberturas Vegetais do Planeta
Os principais climas e formações vegetais
G12 – A cobertura vegetal brasileira
Revisão para prova de Geografia
Biomas.
ÁFRICA A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da.
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
Grandes Formações Vegetais
UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
BIOMAS BRASILEIROS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
Climas e Formações Vegetais no Mundo
BIOMAS Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais.
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Domínios morfoclimáticos do Brasil
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
Vegetação Brasileira.
Domínios Naturais I e II - Estrutura Geológica; - Relevo; - Clima; - Vegetação - Elementos Naturais. Obs.: Possuem características próprias mas nunca estão.
Classificação - Vegetação
BIOMAS.
Os domínios naturais do continente europeu:
Tipos de Vegetação e ocorrência na América.
VEGETAÇÃO DE TUNDRA Típica de regiões polares (Polo Norte). Vegetação herbácia/arbustiva. Aparecem na paisagem durante o curto verão polar.
GEOGRAFIAGROTH.
Ásia – Climas Profº Valdinei.
Regiões ou zonas climáticas do planeta
GEOGRAFIA Climas e vegetação.
Floresta Equatorial Densa, fechada Árvores altas Latifoliada
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 09.
PAISAGENS VEGETAIS BRASILEIRAS
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
As grandes paisagens vegetais da Terra
DOMÍNIOS MORFOCLIMATOBOTÂNICOS NO BRASIL
Fatores determinantes: Químicos (pedológicos)
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS
Classificação - Vegetação
Grandes formações vegetais.
Os principais climas e formações vegetais
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Os principais climas.
FORMAÇÕES VEGETACIONAIS
AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL
Clima no Brasil Professor Jeferson.
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos.
3. As formações vegetais. Existem 4 grandes formações vegetais:
Transcrição da apresentação:

Formações Vegetais e Desmatamento

Estima-se que cerca de 40% da superfície do planeta tenha sido coberta por vegetação há mais ou menos 5 mil anos atrás. Atualmente, estima-se que apenas 3,6 bilhões de hectares dos domínios continentais ainda sejam recobertos por formações vegetais nativas.

Terminologia vegetal Aciculifoliadas – folhas em forma de agulha; Decíduas (caducas) – perdem as folhas antes de secas ou invernos rigorosos; Latifoliadas – folhas largas e grandes; Estratificação – diversos “andares” de uma formação vegetal: Herbáceo; Arbustivo; Arbóreo;

Terminologia vegetal Hidrófita – vegetação que vive na água; Higrófita – vive em lugares de grande umidade; Xerófita – vive em lugares de pequena umidade; Tropófita – adaptada à variação sazonal; Halófita – vivem em meio salino, como áreas litorâneas e manguezais;

Ocorre em áreas de baixas latitudes, com clima quente e úmido; A vegetação é densa e heterogênea, com folhas perenes e latifoliadas; Na Amazônia divide-se em: mata de terra firme; mata de várzea e mata de igapó;

Possui grande diversidade e densidade; latifoliada e perene. Destacam-se duas estações definidas: uma seca e outra úmida. Uma típica floresta tropical, é a Mata Atlântica; hoje, praticamente 90% da Mata Atlântica em toda a extensão territorial brasileira está totalmente destruída.

Ocorre normalmente em áreas de médias latitudes, com destaque para Europa, Estados Unidos e Canadá; A vegetação é de grande porte e decíduas, com baixas densidade e diversidade; Por encontra-se em áreas de grande desenvolvimento encontra-se muito degradada;

Várias cores de uma mesma floresta

Composta por vegetação de praias, de dunas e de mangues; Os mangues possuem folhas latifoliadas e perenes, raízes aéreas e pneumatóforos, com grande densidade e diversidade; São extremamente importantes pois se tornam um verdadeiro “berçário” da vida flúvio-marinha;

Desertos em geral ocorrem em áreas quentes , com elevada evaporação, com chuvas que não ultrapassam os 300mm/ano. A escassez de chuvas impõe o xeromorfismo, onde as plantas se adaptam à falta de água através de perda de folhas, presença de espinhos, caules suculentos e raízes grandes e profundas.

Deserto é qualquer região que, devido à sua aridez (calor) ou frio excessivo, se torna hostil ao desenvolvimento da vida vegetal e animal. Desertificação é o processo de destruição gradativa (pouco a pouco) da cobertura vegetal, do solo e das águas em uma determinada região.

É comum na caatinga a associação de árvores e arbustos junto com cactáceas como o mandacaru e o xique-xique

É uma formação arbóreo-arbustiva, com tufos descontínuos de gramíneas; Localiza-se principalmente na porção meridional da Europa, norte da África e sul do Chile; É uma formação arbóreo-arbustiva, com tufos descontínuos de gramíneas; Nessa tipo de vegetação aparece o clima mediterrâneo, que se destaca por possuir verões secos e invernos úmidos.

Formação herbácea, geralmente ocorrem no clima continental; Recebem várias denominações: Pampas – Argentina, Uruguai e Brasil; Pradarias – Estados Unidos e Canadá; Estepes – Europa, Rússia e África;

Ocorre predominantemente no hemisfério norte, na porção setentrional do Canadá, Europa e Rússia; Vegetação do tipo herbácea, geralmente formada por musgos e liquens, com ciclo vegetativo curto (3 meses);

Tundra no Ártico

Tundra no Ártico

Queimadas – eliminam grande parte da cobertura vegetal, além de destruir a biomassa orgânica, causa a morte dos microorganismos. Extração de madeira – normalmente feita para a retirada de madeiras nobres. A retirada da cobertura vegetal causa: erosão dos solos, mudanças climáticas, aumento do processo de desertificação e redução de reservas hídricas.

É a variedade de formas de vida do planeta, que se pode analisar pela diversidade genética, variedade de espécies de animais e vegetais, etc. A biodiversidade inclui, portanto, a totalidade dos recursos vivos ou biológicos, bem como os recursos genéticos e seus componentes.

É apropriação indébita do patrimônio biológico e dos conhecimentos das populações nativas sobre a biodiversidade. Muitos países do terceiro Mundo, como o Brasil, vem sofrendo biopirataria por parte de países desenvolvidos que ao se apropriarem do patrimônio biológico nacional, patenteiam em nome do seu país.

Espécies brasileiras patenteadas por empresas estrangeiras Açaí; Andiroba; Copaíba; Cupuaçu; Espinheira Santa; Jaborandi; Jararaca; Quebra pedra; Sapo; Sapo Kampô;