Cap Relações lógico-semânticas do discurso I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

As palavras QUE e SE Funções e emprego
Orações Subordinadas Adverbiais
Dificuldades da Língua Portuguesa
Orações Subordinadas Substantivas e Reduzidas
Período Composto por subordinação
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
Português Professora Pollyanna Mattos.
Orações Subordinadas Adverbiais
PREPOSIÇÃO; CONJUNÇÃO;
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Orações subordinadas adverbiais
Orações subordinadas adverbiais
CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações, estabelecendo entre elas uma relação de dependência ou de simples coordenação.
Classe Gramatical da palavra QUE
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
O aluno chegou à noite. Sujeito Verbo Ad. Adverbial TRANSFORME O AD. ADVERBIAL EM UMA ORAÇÃO: O aluno chegou quando anoitecia. O. P.
Orações subordinadas adverbiais
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS.
Orações Subordinadas Adverbiais
Classificações das conjunções
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
PROFESSOR JESWESLEY MENDES
Orações Subordinadas Adverbiais
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO
PERÍODO COMPOSTO.
Coordenação e subordinação
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
CONJUNÇÃO.
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
PERÍODO COMPOSTO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS ÁTONOS nos vos os, as,lhes 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaPLURAL me te o,a,lhe 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaSINGULAR.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Cap. 11. Relações lógico-semânticas no discurso II - ( Enunciados Independentes) Professora Ana Paula.
PORTUGUÊS.
Transitividade Verbal
Conjunção.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
subordinação ORAÇÃO SUBORDINADA
Língua Portuguesa Prof. Izabel Período Composto por Subordinação.
Dicionário Terminológico
Orações Subordinadas Substantivas
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Conectivos – Preposições e Conjunções
ADVÉRBIOS OU LOCUÇÃO ADVERBIAL
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Valor semântico das conjunções subordinativas
Substantivas Adjetivas Adverbiais Professora Lilian Lorenz
Oração Subordinada Adverbial
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Adverbiais e Substantivas
Orações Subordinadas Adverbiais
Orações subordinadas adverbiais
Coordenação e subordinação
Articulação Sintática do Texto: Uso dos operadores argumentativos
Período Composto por Subordinação
Período Composto.
Vestibular1 – Conjunção Vestibular1 –
Orações subordinadas Funcionam como termo de outra oração, por isso são chamadas de orações dependentes. Ex: Acho/que você precisa estudar. V.T.D.
ADM3AM PROF. CHICO ARRUDA Orações Adjetivas e Adverbiais.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Transcrição da apresentação:

Cap. 10 - Relações lógico-semânticas do discurso I Professora Ana Paula

Relações lógico-semânticas Texto = organização de palavras que formam ideias. As palavras formam orações, e as orações formam períodos. Essa união deve ser coerente e lógica, construindo um sentido para quem lê. As conexões entre as partes constituintes são: Conjunções, locuções conjuntivas, preposições, locuções prepositivas, advérbios e locuções adverbiais.

Outras ideias As relações lógico-semânticas não se restringem aos termos de uma oração, elas também englobam: Períodos Parágrafos e outros blocos maiores.

Conexões entre orações Relação de subordinação (dependência) 1) Causalidade: um segmento representa uma causa e em outro, o efeito. (como, porque, visto que, tanto...que, tão...que etc) O calor era tão forte que o bolo derreteu. Por ter saído tarde da festa, Pedro voltou para casa de taxi.

a) O que provoca o efeito de humor nessa tirinha?   a) O que provoca o efeito de humor nessa tirinha?  b) Explique a relação lógico-semântica no 1º quadrinho.

2) Finalidade ou mediação: um segmento expressa o meio empregado para atingir o fim presente em outro. (a fim de, para que etc) Já existem certas medidas de proteção à fauna para que tais caçadas não se repitam. O jovem se esforçou muito a fim de passar no vestibular.

3) Concessiva: expressa uma oposição entre ideias, enfatizando-se aquela que não é introduzida pelos conectivos concessivos: (embora, apesar de, ainda que etc) Ainda que eu falasse / A língua dos homens / E falasse a língua dos anjos, / Sem amor eu nada seria.

4) Complementação: um segmento funciona como complemento de outro 4) Complementação: um segmento funciona como complemento de outro. ( sujeito, complemento verbais (objetos diretos e indiretos), complemento nominal, predicativo e aposto). Quero saber como você chegou aqui. (OD) Mariana lembrou-se de que Manoel chegaria mais tarde. (OI) Tenho vontade de que aconteça um milagre. (compl. Nom.) É preciso que o grupo melhore. (Suj.) Faço apenas um pedido: que você nunca abandone os seus princípios. (Aposto) Nosso desejo é que ele desistisse. (predicativa)

5) Condicionalidade: um segmento expressa a condição para o conteúdo presente em outro. Se o primeiro seguimento for verdadeiro, o segundo também será. ( se, caso, desde que, contanto que, a menos que...etc) Ex: Caso faça sol, iremos à praia. Ex: Sem uma polícia idônea, o crime sempre vencerá.

caso alguma coisa me acontecer, Último aviso caso alguma coisa me acontecer, informem a família, foi assim, assim tinha que ser tinha que ser dor e dor esse processo de crescer tinha que vir dobrado esse medo de não ser tinha que ser mistério esse meu modo de desaparecer um poema, por exemplo, caso alguma coisa me suceder, vá que seja um indício quem sabe ainda não acabei de escrever                                                 Paulo Leminski

6) Temporalidade: estabelece o tempo em que em que ocorrem as ações ou eventos. 4.1.Simultaneidade: Mal o filme começou, já se ouviam as vaias da plateia. 4.2. Anterioridade / Posteridade Antes que o inimigo atacasse, o soldado desferiu-lhe um tiro. Depois de um ano, eu não vindo, pode me esquecer.

7) Modo: um segmento se expressa a maneira (ou modo) como foi utilizada uma ação contida em outro fragmento. Ex: Sem levantar a cabeça, a mulher saiu envergonhada do recinto. Correndo feito louco, o aluno terminou o trabalho escolar dentro do prazo.

A Cartomante (Conto de Machado de Assis) “HAMLET observa a Horácio que há mais cousas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. Era a mesma explicação que dava a bela Rita ao moço Camilo, numa sexta-feira de novembro de 1869, quando este ria dela, por ter ido na véspera consultar uma cartomante; a diferença é que o fazia por outras palavras.” •Quais as relações lógico-semânticas presentes no texto lido?