O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Virtual en Salud en
Advertisements

PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
O desenvolvimento da BVS no Brasil Ilma Noronha CICT/FIOCRUZ IV Reunião Regional de Coordenação da BVS Setembro/2005, Salvador.
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
Comunicação científica em saúde na BVS
SISTEMA ESPECIALIZADO NA
Publicações Eletrônicas
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
Secretaria de Estado da Saúde Gerência de Tecnologia da Informação.
Rede Interagencial de Informação para a Saúde (RIPSA) Oficina de Trabalho RIPSA no Estado Brasília, 10 dezembro 2007 A iniciativa RIPSA Nacional RIPSA.
A iniciativa “RIPSA Nacional”
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
A formação da RBJA e a construção do banco de informações:
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Arquivo e Documentação
O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Projeto SciELO: metodologia e critérios de seleção
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Rede de Fontes de informação de evidências na BVS – perspectivas e desafios Abel L. Packer Director BIREME/OPAS/OMS Wokshop BVS – HEN, São Paulo, 10.
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Portal Telessaúde Brasil BVS Atenção Primária à Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde:
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Uma metodologia para publicação eletrônica
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
Pesquisa Científica na Internet
SciELO Scientific Electronic Library Online Rosely de Fátima Pellizzon Universidade Federal de São Paulo Biblioteca Central
Foco de Atuação: Atenção Básica
àPrimeiros contatos àInaugurada em março àObjetivo : acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação técnica e científica relevante.
Metodologia para textos completos
III SEMINÁRIO INTEGRAÇÃO WEB FIOCRUZ Tendências Web: As Possibilidades de Integração Nilton Bahlis dos Santos Doutor em Ciência da Informação -
BVS HOMEOPATIA – BRASIL Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB – APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Ap.Fidelis Brambilla Setembro 2008.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Desenvolvimento Cooperativo de Coleções na BVS Rosane Taruhn Desenvolvimento de Coleções BIREME/OPAS/OMS
BVS Saúde Pública Projeto: Publicação Eletrônica de Textos Completos Teses e Dissertações da Escola Nacional de Saúde Pública
PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
III SEMINÁRIO INTEGRAÇÃO WEB FIOCRUZ Tendências Web: As Possibilidades de Integração Nilton Bahlis dos Santos Doutor em Ciência da Informação -
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Pesquisa Em Saúde Profª Andreia
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Coordenação de Bibliotecas Virtuais em Saúde BVS Aleitamento.
Sonia Mendes – Analista de Organização e Métodos MS/ DATASUS/BVS RIPSA 26ª Oficina Interagencial de Trabalho da RIPSA (OTI), Brasília, 05 de Junho de 2013.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Fluxo de Avaliação e Critérios de Certificação de instâncias da BVS Cláudia Guzzo PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS II Reunião.
BVS Saúde Pública Brasil I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 8 de outubro de BIREME, São Paulo, SP.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
7º Termo de Ajuste ao 50º Termo de Cooperação entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan- Americana da Saúde Ações de cooperação para o.
BVS Adolec no Brasil Área de Saúde do Adolescente e do Jovem e BIREME com o apoio do Comitê Consultivo I Reunião do Comitê Técnico São Paulo, 08 de outubro.
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil BIREME/OPAS/OMS 08 de Outubro de 2009.
Transcrição da apresentação:

O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ Centro de Informação Científica e Tecnológica – CICT Biblioteca do Instituto Fernandes Figueira Maria das Graças da Silva (Analista de Sistemas) Diones Ramos da Silva (Bibliotecária)

Antecedentes Mobilização social (década de 80) em favor da amamentação natural Definição de políticas de promoção do aleitamento pelo Ministério da Saúde Bancos de Leite Humanos como viabilizadores Aumento significativo de unidades de Bancos de Leite Humano (Rede Nacional de Bancos de Leite Humano) Características diversificadas, condições inadequadas para tratamento e aproveitamento das informações produzidas

Antecedentes 1998 - Ministério da Saúde & FIOCRUZ elaboram Plano de Ação (1998-2002) 1ª meta – Fortalecimento da Rede BHL 2ª meta – Construção de um sistema de informação cooperativo articulado para reunir, tratar e disseminar informação administrativa e técnico-científica sobre Leite Humano 1998 – IV Congresso de Informação em Ciências da Saúde – OPAS e MS estimulam o projeto BVS da BIREME

Justificativa Espaço integrador de Fontes de Informação para auxílio em: Planejamento formação de RH avaliação de controle de qualidade do leite construção do conhecimento sobre questões que envolvem Amamentação

Concepção A BVS-AM deve operar as fontes de informação em saúde online, segundo o modelo BVS, promovido pela BIREME/OPAS/OMS. Inicialmente alimentada pelas biblioteca do IFF que apresentou as condições necessárias.

BVS-Aleitamento Materno Instrumento de apoio a tomada de decisão para gestão de bancos de leite humano e promoção do aleitamento materno como estratégia de: Promoção da saúde da criança e da mulher combate a fome e a mortalidade infantil

Objetivos Gerais Proporcionar acesso integrado, eficiente e universal Estimular o uso da informação técnico-científica reunida na BVS-AM Apoiar a tomada de decisão de gestores, profissionais de saúde e demais atores sociais

Objetivos Específicos integrar fontes de informação, definindo critérios de seleção, análise e disseminação da informação relevante articular instituições envolvidas na pesquisa e gestão de AM e BLH promover operação cooperativa e descentralizada das fontes de informação em AM proporcionar acesso eqüitativo à informação em AM estimular o uso da informação científica e técnica atualizada e relevante em AM contribuir com o fortalecimento da Rede BLH como estratégia de redução da mortalidade infantil

Características Base distribuída do conhecimento científico e técnico em aleitamento materno e bancos de leite humano registrado, organizado e armazenado em formato eletrônico nos países da Região, acessível de forma universal na Internet de modo compatível com as bases internacionais. Simulação de em um espaço virtual da Internet formado pela coleção ou rede de fontes de informação em aleitamento materno e bancos de leite humano da Região. As fontes de informação são geradas, atualizadas, armazenadas e operadas na Internet por produtores, integradores e intermediários, de modo descentralizado e obedecendo metodologias comuns para sua integração na BVS.

Características Pesquisa livre em bases de dados científicas com a metodologia LILACS (metapesquisa) Relacionamento com outras BVS´s com temas correlatos Destaques e Notícias relacionados ao tema Informações e documentos sobre a BVS (construção da história) Área temática (metapesquisa) Comunidades virtuais Fontes de Informações

Características – Fontes de Informação Literatura científica Bases de dados bibliográficas Textos completos SciELO Indicadores e dados estatísticos Portais de revistas Projetos relacionados Terminologia Legislação Diretórios (pesquisadores, instituições, etc) Sites de internet no tema Eventos científicos Faq´s e listas de discussão

Conclusão O desenvolvimento da Biblioteca Virtual em Saúde, em âmbito Regional na área temática “Aleitamento Materno”, é um poderoso instrumento de reunião, tratamento e disseminação de informação científica e técnica em sua área de cobertura para auxílio ao planejamento, formação de recursos humanos para a Rede, avaliação do controle de qualidade e construção de massa crítica sobre as questões que envolvem a amamentação, e, como efeito multiplicador, promover a saúde e bem estar da criança e da mulher, através do aleitamento materno .

Obrigada Maria das Graças da Silva Msilva@cict.fiocruz.br Diones Ramos da Silva Diones@cict.fiocruz.br CICT/Biblioteca do IFF (21) 2554-1748