São Joaquim/SC, 10 Out 07. SEJAM BEM-VINDOS Soldado Marcos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Advertisements

Drogas Um caminho perigoso ! Breve Histórico Tipos de Drogas Overdose
PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
Perjuicio de las adiciones en el organismo humano
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
DROGADICÇÃO, ALCOOLISMO E DEPENDÊNCIA
DROGAS PSICOTRÓPICAS ATENÇÃO, PARE!!!.
Organização: Associação de Estudantes
TOXICOFILIAS
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
As Raves e as drogas recreativas
Drogas.
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
DROGAS E TRABALHO Dra Fernanda Livani Médica do Trabalho
Drogas Lícitas e Ilícitas
Higiene e problemas sociais
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Para muitos brasileiros, festa é sinônimo de cerveja
O ecstasy é a droga do momento: centenas de jovens, embalados por músicas e luzes, consomem esta substância, em raves e boates.
Projeto De Bem com a Vida Depto. Recursos Humanos.
Instrutores: Ten. Jakson Aquiles Busnello Ten. Márcia Bobko Bilibio
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
Identificação do Abuso e Dependência de Substâncias Psicoativas
DROGAS, NOÇÕES BÁSICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Elas afetam o SNC e podem causar dependência.
DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
“a toxicomania é o resultado do encontro de um indivíduo com uma determinada substância psicoativa num dado contexto sócio cultural” Claude olievenstein.
Drogas na adolescência
ESCOLAS LIVRES DE TABACO
Com as DROGAS também é assim. Quem usa não enxerga o perigo.
Ronaldo Laranjeira Psiquiatra do PROAD
Importância da Prevenção de Dependência de Álcool e Outras Drogas
A Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam.
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
Alcoolismo.
Drogas Lícitas e Ilícitas.
Escola Básica 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo
Substâncias Psicoativas
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
Transtornos mentais pelo uso de substâncias psicoativas
OS JOVENS E AS DROGAS.
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
Motivações relacionadas com a dependência
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Grupo: Tipicos da póvoa.
Saúde do Adolescente Adolescência e o consumo de drogas
Hiperatividade.
DEPENDÊNCIA QUÍMICA DROGAS.
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
DROGAS LEGALIZAR OU NÃO
Drogas Alucinógenas (LSD)
Adolescência: do uso ao abuso de drogas...
O QUE É CONSIDERADA DROGAS ?
Drogas lícitas e ilícitas
Controvérsia Pública Drogas
DROGAS ILÍCITAS  .
Drogas na sociedade e na família
Transtornos por uso de Substâncias
Substâncias psicoativas
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
Saúde e consumo de drogas Trabalho realizado por: Maria e Sebastião.
Transcrição da apresentação:

São Joaquim/SC, 10 Out 07. SEJAM BEM-VINDOS Soldado Marcos Santos Instrutor Proerd

OBJETIVOS Conceito de prevenção; O que drogas? Efeitos das drogas; O que fazer diante das drogas? O que é violência? Fator de proteção.

P A I S A V O S I G R E J A PRO FES SOR CO LE GAS CO MU NI DA DE TV QUEM INFLUENCIA A VIDA DOS ADOLESCENTES? (Pais 78% — TV/Cinema/Música 22%) – Idades 11 a 17 anos     A V O S I G R E J A PRO FES SOR CO LE GAS CO MU NI DA DE TV CINEMA MUSICA

EM QUEM OS ADOLESCENTES SE ESPELHAM EM QUEM OS ADOLESCENTES SE ESPELHAM? (Na MÃE 82% — Em estrela de cinema 18% ) Idades 12 a 19 anos M A E P A I S I R M Ã O S P A R E N T S PRO FES SOR A TLE TA AR TISTA TV ESTRELA DE CINEMA

CONCEITO DE DROGA Toda substância de origem natural, semi-sintética ou sintética que introduzida no organismo vivo, pode modificar uma ou mais funções, (modificando a nossa maneira de sentir, de pensar e de agir).

Drogas psicotrópicas Psico vem do grego psyché que significa “alma”, “mente”. Trópica deriva do grego trópos e quer dizer “atração”. Drogas que atuam sobre o cérebro modificando o humor, a percepção, o comportamento e o estado da consciência ou da mente.

Dependendo da ação no cérebro, as drogas psicotrópicas podem ser divididas em três grandes grupos: Depressoras – diminuem a atividade cerebral Estimulantes – aumentam a atividade cerebral Perturbadoras – alterações quantitativas (+ ou -)

PRINCIPAIS DROGAS USADAS ABUSIVAMENTE Depressoras : Álcool (destilados e fermentados) Solventes (éter, benzina, lança-perfume) Ópio (morfina, heroína, dolantina, codeína) Tranqüilizantes (benzodiazepínicos, ansiolíticos de modo geral).   Estimulantes : Nicotina (tabaco) Cafeína (guaraná, energéticos) Cocaína (crack, merla) Anfetaminas (anorexígenos, êxtase) Perturbadoras : Maconha (haxixe, skank) LSD Chá de Cogumelo (psilocibina) Chá de Lírio, Trombeteira, Jurubeba Anticolinérgicos (mal de Parkinson) Mescalina (cactos mexicano).

AS DROGAS FAZEM PARTE DA VIDA SOCIAL; NUNCA DEIXARÃO DE EXISTIR. Final do século XIX uso da anfetamina como descongestionante. Alemães, japoneses, americanos, e ingleses na 2a Guerra Mundial tomavam anfetaminas para manterem-se alertas e confiantes nos campos de batalha.

AS DROGAS FAZEM PARTE DA VIDA SOCIAL; NUNCA DEIXARÃO DE EXISTIR. A popularização do tabaco pelo diplomata francês Jean Nicot século XVI, que além de torná-lo rico, seu sobrenome ficou identificado com a planta dando origem ao termo “nicotina”.

O CONSUMO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS PAÍSES DO MUNDO.

A DEPENDÊNCIA DE DROGAS É HOJE O MAIOR PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA NO MUNDO EM MAIORES DE 14 ANOS.

Critérios Diagnósticos da Dependência Sintomas: Forte desejo ou compulsão para consumir a droga; Dificuldade pra controlar o consumo; Diante da ausência ou diminuição da droga, surgem reações físicas que variam de ansiedade e distúrbios do sono a depressão e convulsões ( “Síndrome de Abstinência ou Craving”);

Tolerância, ou seja, necessidade de doses cada vez maiores para conseguir os mesmos efeitos; Abandono progressivo de prazeres e outros interesses na vida para dedicar-se exclusivamente ao uso de drogas; Aumento do tempo necessário para usar e recuperar-se dos efeitos;

Critérios Diagnósticos da Dependência Persistência no uso de drogas, apesar das conseqüências claramente nocivas do consumo excessivo.

Quando o uso é considerado disfuncional? Fatores de Risco Fatores de Proteção

Fatores pscicológicos, hereditários, familiares e sociais Motivos do Uso Fatores pscicológicos, hereditários, familiares e sociais Infelizes; Insegurança; Baixa Auto-estima; Pressão Social; Violência Doméstica; Pais que Tomam Drogas; Abandono; Fácil Acesso às Drogas; Tolerância Social; Negligência da Lei.

É possível tratar e prevenir o abuso de Drogas

A SUPERVISÃO DOS PAIS É A CHAVE PARA A REDUÇÃO DE RISCOS; É IMPORTANTE SER CLARO E FIRME COM FILHOS E ALUNOS QUANDO FALARMOS SOBRE AS DROGAS.

PROTEGENDO FILHOS E ALUNOS DA VIOLÊNCIA O Q É VIOLÊNCIA? ONDE OCORRE A VIOLÊNCIA? PROGRANAS DE TV EVENTOS ESPORTIVOS NOTICIÁRIOS IMPRENSA ESCRITA MÚSICA ARMAS DISPONÍVEIS SISTEMA JUDICIAL DIVERSÃO INTERNET EXPRESSÕES DA VIOLÊNCIA VERBAL, EMOCIONAL, FÍSICA TIPOS DE VIOLÊNCIA ENTRE DUAS PESSOAS, DENTRO DO GRUPO, ENTRE GRUPOS

SINAIS DE ALERTA ENVOLVIMENTO COM GANGUES ANDAR COM MEMBROS DE GANGUES OU EM AREAS DE GANGUES; FICAR NA RUA ATÉ TARDE DA NOITE; PERDA DE INTERESSE NA ESCOLA; ALTERAÇÕES NA PERSONALIDADE; BRIGAS, GÍRIAS; ALTERAÇÕES NAS FINANÇAS; MUDANÇAS NO SEU VESTUÁRIO.

MEMÓRIA E APRENDIZADO PREJUDICADOS ALTERAÇÕES IMEDIATAS MEMÓRIA E APRENDIZADO PREJUDICADOS  PODEM PROVOCAR ACIDENTES, OVERDOSE E MORTE

ALTERAÇOES A LONGO PRAZO SISTEMA DE RECOMPENSA CEREBRAL TOLERÂNCIA DEPENDÊNCIA FÍSICA

VONTADE INCONTROLÁVEL DE REINCIDIR DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA VONTADE INCONTROLÁVEL DE REINCIDIR

É IMPORTANTE SABERMOS MAIS SOBRE OS EFEITOS DO ÁLCOOL, PRINCIPALMENTE QUANDO MISTURADOS COM OUTRAS DROGAS

ÁLCOOL É UMA DROGA DEPRESSIVA, E CAUSA DEPENDÊNCIA.   É UMA DROGA DEPRESSIVA, E CAUSA DEPENDÊNCIA. (SUA VENDA E FORNECIMENTO É PROIBIDA PARA MENORES DE 18 ANOS) EFEITOS NO CÉREBRO Produz alterações a curto e a longo prazo nas funções cerebrais. EFEITOS A CURTO PRAZO  Perda de coordenação, julgamento prejudicado, violência, acidentes, ressaca, fala arrastada, euforia e depressão. EFEITOS A LONGO PRAZO Problemas de memória, fígado, coração, úlceras, alteração na personalidade, lesão cerebral permanente e morte ÁLCOOL

(Art. 243 da Lei Federal 8.069/90 - ECA) “Vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, à criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda por utilização indevida: Pena: DETENÇÃO DE SEIS MESES A DOIS ANOS, e multa, se o fato não constituir crime mais grave.” (Art. 243 da Lei Federal 8.069/90 - ECA)

AS DROGAS DA NOITE – BALADAS - CLUBES É UMA VARIEDADE DE DROGAS USADAS POR JOVENS, EM BOATES, BARES E FESTAS “RAVE”. TIPOS : ECSTASY, LSD, GHB, BOA NOITE CIDERELA, COCAINA. COM O ÁLCOOL AUMENTA SUA PONTENCIALIDADE E PODE LEVAR A MORTE

BOA NOITE CINDERELA ALGUMAS DROGAS DE CLUBES SÃO INCOLORES, INSÍPIDAS E INODORAS, E PODEM SER ACRESCENTADAS A BEBIDAS ALCOÓLICAS OU NÃO, POR PESSOAS COM A INTENÇÃO DE INTOXICAR OU SEDAR. O RISCO DE ATAQUE SEXUAL OU ESTUPRO É UM DOS RESULTADOS DO USO DESTAS DROGAS

ECSTASY- PILULA DO AMOR AUMENTO DA SENSIBILIDADE CORPORAL. AUMENTO DA TEMPERATURA, QUE PODE CHEGAR A 42 GRAUS. (HIPERTEMIA) AUMENTO DOS BATIMENTOS CARDÍACOS. AUMENTO DA ENERGIA EUFORIA, DESIDRATAÇÃO.

ÁLCOOL, DROGAS E DIREÇÃO UMA MISTURA MORTAL

O QUE VOCÊS SABEM SOBRE LEIS E POLÍTICAS DE REDUÇÃO DO USO DE BEBIDA ALCÓOLICA ENTRE JOVENS QUANDO ESTÃO DIRIGINDO?

É PRECISO FALAR SOBRE O ASSUNTO ESTABALECER LIMITES . VOCÊ É O EXEMPLO PARAO SEU FILHO

FUMO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

OS PERIGOS DO FUMO OS PRODUTOS DERIVADOS DO TABACO SÃO CAUSADORES DE DEPENDÊNCIA; PESQUISAS DEMONSTRAM OS PERIGOS DO SEU USO A CURTO E LONGO PRAZO; É PRECISO CONVERSAR COM OS FILHOS, ALUNOS QUANTO MAIS CEDO E COM FREQUÊNCIA SERÁ MELHOR. A MELHOR PROTEÇÃO É DAR O EXEMPLO COM UM ESTILO DE VIDA SEM O FUMO.

São Joaquim/SC, 10 Out 07. Muito Obrigado!!! SOLDADO MARCOS DOS SANTOS Instrutor Proerd