LABMAT Mat. p Conj Blocos Lógicos sugestões

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Divida a figura a seguir em 5 partes de mesma forma e tamanho
Advertisements

Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro, e.
CONJUNTOS NA PRÉ-ESCOLA
MATERIAIS PARA A ARITMÉTICA
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
Divida a figura a seguir em 5 partes de mesma forma e tamanho
JOGO DO TRIO GEOMÉTRICO l
Modo Indicativo e Subjuntivo
Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula L. F. Ribeiro
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
MACS Análise, representação e redução de dados..
Materiais Pedagógicos no ensino da Matemática nas séries iniciais
Você sabe escolher seu PNEU?
Casar é como ir a um restaurante com as amigas:
LUGARES GEOMÉTRICOS.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Portfólio de matemática
Eu pedi a Deus O COLAR DE TURQUESAS AZUIS
O PODER DA ORAÇÃO.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Endereços Úteis
COMO SE ESCREVE ?....
CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
XADREZ O JOGO DE XADREZ DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO E CONTRIBUI PARA FORMAR O ESPÍRITO DE INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE INSTIGAR A CRIATIVIDADE E DESENVOLVER.
Percepção do Espaço Pela Criança
Divisão (semana 6).
Introdução ao conceito de Multiplicação
Operações com frações (semana 9).
… com figuras geométricas Trabalho de Gabriela Amorim
FORMAS GEOMÉTRICAS Círculo Quadrado Triângulo.
Como se escreve… Click para avançar.
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro,
CORES PRIMÁRIAS AZUL VERMELHO AMARELO.
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Você sabe escolher seu PNEU?... Clique para continuar.
Coloque uma cor no espaço vazio e complete o texto.
Como se escreve… Click para avançar.
COMO SE ESCREVE ....
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
O Papel do professor como facilitador do desenvolvimento do aluno
> Jogar > Como Jogar
“Atormentator the Operator of Telemarketing”
O homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída
OFICINA DE JOGOS.
MATEMÁTICA Brincando com as cores e formas geométricas
Vamos Brincar.
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
AS TINTAS.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04
Orientação Espacial – 3º ano
GEOMETRIA FRACTAL O JOGO DO CAOS.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
Objetos de aprendizagem
Dicas para uma boa foto.
Prof. Marcio Sandron.
1ª Carta do Apóstolo João à Igreja de
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
NUMA CIDADE AS CRIANÇAS ESTAVAM TRISTES PORQUE NÃO TINHAM BRINQUEDOS E OS LÁPIS NÃO TINHAM COR
ILUSÃO.
Autora: Elianete da Costa Sales Abdouni
Evoluir e Formar 4. Autores: Paulo Roque e Márcio Castro.
Oficina 2: Espaço e Forma 4º e 5º anos
Transcrição da apresentação:

LABMAT Mat. p Conj Blocos Lógicos sugestões Tapume de Flanelógrafo atividades . Mat. P Aritm. Cavalu – CVL Jogos Posicionais sugest. Ábaco de Material Dourado ativid. Dominó de Contas Sucatas...

FINOS Pequenos Grandes

GROSSOS PEQUENOS . . . GRANDES . . .

Conjuntos: Sugestões de Atividades 1. Jogo livre Deixar o aluno brincar livremente para promovera familiarização com o material. Depois de manusear, a criança começa a formar grupos, classificar por cores, espontaneamente. Construção do concreto pensado

2.Jogo do Reconhecimento Pedir que o aluno mostre o quadrado vermelho, fino ( ou marcado com X), grande ou então ... O triângulo azul, pequeno e grosso (ou sem marca)... Fazer depois o contrário: mostrar a peça e pedir a descrição ( quatro atributos ou mais... de papel, bonito,etc)

Formar conjuntos por ex: o conjunto do quadrados; o conjunto das peças vermelhas Pode-se tb fazer no chão com giz, uma curva simples fechada e pedir p a crianças colocar dentro dele as peças com determinadas características (triângulos ou amarelas, etc)

3. Jogo das diferenças Mostrar duas peças e pedir que o aluno aponte as diferenças. Ex; quadrado, grande, fino e vermelho e círculo grande,grosso e vermelho

4.Jogo de uma e só uma diferença Distribuir as peças pelas crianças. Uma delas começa o jogo colocando no centro da mesa uma peça qq. A outra deverá colocar uma peça que tenha uma e só uma diferença da peça já colocada ( e três permanências!) Se a criança n tiver a peça p colocar, pula sua vez. Vence que terminar as peças primeiro

5.Jogo da Seriação Colocar algumas peças em serie para o aluno descobrir a regra e continuar. Ex 1: ... Ex 2:

6. Jogo do não Pedir uma peça que não tenha determinado atributo Ex:Formar o conjunto das peças que não são triângulos, etc Familiariza a criança com a negação, com o conjunto complementar Uma variação: mostrar a peça e pedir a criança que diga tudo o que ela não é Ex: pegar um retângulo amarelo, pequeno e fino. O aluno diz que a peça não é triangulo, n é circulo,... n é azul..

7. Jogo da intersecção ou jogo do e Marcar no chão com giz: Dizer que dentro da linha verde é a casa dos quadrados e pedir que a criança os coloque ali. Depois perguntar: você colocou todos os quadrados no seu lugar? Ele dirá que sim. Dizer q na região da direita, interior do círculo azul deverá ficar as peças azuis. O aluno coloca-as. – todas as azuis estão ali? Sim ! Mas há quadr. azuis do outro lado. Então perguntar: E aqueles azuis? - Ah !... É mesmo!?!

O aluno provavelmente pegará os quadrados azuis e passará p o outro lado. Mas aí fica “errado” o conjunto dos quadrados, o prof pergunta, o aluno fica em dúvida mas acaba colocando na região comum como mostra a figura:

FLANELÓGRAFO

SUGESTÕES DE ATIVIDADES