Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEliza Tomas Alterado mais de 10 anos atrás
1
Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula L. F. Ribeiro
Utilizando um Ambiente Computadorizado para Suporte ao Ensino da Matemática Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula L. F. Ribeiro
2
Roteiro Introdução Motivação Objetivos Blocos Lógicos
Descrição do Sistema Trabalhos Relacionados Conclusões PUCRS – Câmpus Uruguaiana
3
Introdução O trabalho consiste no desenvolvimento de um software na modalidade de um jogo baseado no comportamento de um material educacional denominado Blocos Lógicos. PUCRS – Câmpus Uruguaiana
4
Motivação Diversificar o ensino de conceitos matemáticos, porém utilizando-se de uma base consolidada, Blocos Lógicos. Incentivar a utilização de recursos computacionais como suporte ao ensino da matemática. Disponibilizar o sistema para Instituições de Ensino. PUCRS – Câmpus Uruguaiana
5
Blocos Lógicos Idealizado, na década de 50, pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes. Objetivo: Ensino da matemática Dar às crianças a chance de realizar as primeiras operações lógicas: Correspondência Classificação PUCRS – Câmpus Uruguaiana
6
Blocos Lógicos Possuem quatro dimensões estruturais:
Forma: peças com formas retangulares, quadrangulares, triangulares e circulares; Cor: peças amarelas, vermelhas e azuis; Tamanho: peças grandes e pequenas; Espessura: peças finas e grossas. PUCRS – Câmpus Uruguaiana
7
Objetivos Instrucionais do Software
O software tem por objetivo auxiliar o professor, estimulando o desenvolvimento a partir de habilidades tais como: Classificação e comparação a partir da relação entre atributos PUCRS – Câmpus Uruguaiana
8
Público Alvo De acordo com as atividades a serem trabalhadas com o sistema, o público-alvo consiste de crianças na faixa etária dos 5 aos 10 anos de idade PUCRS – Câmpus Uruguaiana
9
Descrição do Sistema Atividades que o sistema irá propor ao alunos:
Agrupar peças com uma característica comum em um determinado espaço; Ordenar peças a partir de um determinado critério; Organizar peças levando em consideração as características da peça organizada anteriormente; PUCRS – Câmpus Uruguaiana
10
Interface para a organização das figuras de acordo com a cor.
Descrição do Sistema Agrupando peças com uma determinada característica comum em um espaço: Interface para a organização das figuras de acordo com a cor. PUCRS – Câmpus Uruguaiana
11
Descrição do Sistema Ordenar peças a partir de um determinado critério : Interface para a ordenação das figuras de acordo com uma seqüência de cores. PUCRS – Câmpus Uruguaiana
12
Descrição do Sistema Organizar peças considerando as características da peça escolhida anteriormente : Interface para a organização das figuras onde uma figura tem apenas uma diferença da figura seguinte. PUCRS – Câmpus Uruguaiana
13
Descrição do Sistema Ferramenta de desenvolvimento utilizada:
Macromedia Flash PUCRS – Câmpus Uruguaiana
14
Trabalhos Futuros Criação de um banco com vários personagens;
Armazenar os pontos conquistados pelos alunos; Propor novas atividades. PUCRS – Câmpus Uruguaiana
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.