A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula L. F. Ribeiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula L. F. Ribeiro"— Transcrição da apresentação:

1 Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula L. F. Ribeiro
Utilizando um Ambiente Computadorizado para Suporte ao Ensino da Matemática Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula L. F. Ribeiro

2 Roteiro Introdução Motivação Objetivos Blocos Lógicos
Descrição do Sistema Trabalhos Relacionados Conclusões PUCRS – Câmpus Uruguaiana

3 Introdução O trabalho consiste no desenvolvimento de um software na modalidade de um jogo baseado no comportamento de um material educacional denominado Blocos Lógicos. PUCRS – Câmpus Uruguaiana

4 Motivação Diversificar o ensino de conceitos matemáticos, porém utilizando-se de uma base consolidada, Blocos Lógicos. Incentivar a utilização de recursos computacionais como suporte ao ensino da matemática. Disponibilizar o sistema para Instituições de Ensino. PUCRS – Câmpus Uruguaiana

5 Blocos Lógicos Idealizado, na década de 50, pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes. Objetivo: Ensino da matemática Dar às crianças a chance de realizar as primeiras operações lógicas: Correspondência Classificação PUCRS – Câmpus Uruguaiana

6 Blocos Lógicos Possuem quatro dimensões estruturais:
Forma: peças com formas retangulares, quadrangulares, triangulares e circulares; Cor: peças amarelas, vermelhas e azuis; Tamanho: peças grandes e pequenas; Espessura: peças finas e grossas. PUCRS – Câmpus Uruguaiana

7 Objetivos Instrucionais do Software
O software tem por objetivo auxiliar o professor, estimulando o desenvolvimento a partir de habilidades tais como: Classificação e comparação a partir da relação entre atributos PUCRS – Câmpus Uruguaiana

8 Público Alvo De acordo com as atividades a serem trabalhadas com o sistema, o público-alvo consiste de crianças na faixa etária dos 5 aos 10 anos de idade PUCRS – Câmpus Uruguaiana

9 Descrição do Sistema Atividades que o sistema irá propor ao alunos:
Agrupar peças com uma característica comum em um determinado espaço; Ordenar peças a partir de um determinado critério; Organizar peças levando em consideração as características da peça organizada anteriormente; PUCRS – Câmpus Uruguaiana

10 Interface para a organização das figuras de acordo com a cor.
Descrição do Sistema Agrupando peças com uma determinada característica comum em um espaço: Interface para a organização das figuras de acordo com a cor. PUCRS – Câmpus Uruguaiana

11 Descrição do Sistema Ordenar peças a partir de um determinado critério : Interface para a ordenação das figuras de acordo com uma seqüência de cores. PUCRS – Câmpus Uruguaiana

12 Descrição do Sistema Organizar peças considerando as características da peça escolhida anteriormente : Interface para a organização das figuras onde uma figura tem apenas uma diferença da figura seguinte. PUCRS – Câmpus Uruguaiana

13 Descrição do Sistema Ferramenta de desenvolvimento utilizada:
Macromedia Flash PUCRS – Câmpus Uruguaiana

14 Trabalhos Futuros Criação de um banco com vários personagens;
Armazenar os pontos conquistados pelos alunos; Propor novas atividades. PUCRS – Câmpus Uruguaiana


Carregar ppt "Lívia M. Chagas Rios, Cristina Etcheverria, Úrsula L. F. Ribeiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google