Tu és Pedro Festa de São Pedro e São Paulo Ligue o som...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
Advertisements

ESCOLHEU DOZE.
Tu és Pedro.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
A Missão.
Amai-vos com Eu vos amei
Vigília Pascal.
Sal e Luz.
Uma Morada para o Senhor
Caminho Verdade Vida.
veio morar no meio de nós
A VIDA venceu a morte.
Surdos e Mudos Ligue o som.
Batismo de Jesus.
Eu sou o Pão Vivo.
Igreja-Mãe.
PRIMEIROS MÁRTIRES DE ROMA
Comemoramos também o dia do Papa
A Vitória da Vida.
O Chamado.
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
O Tabor.
A Missão "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho"
De braços abertos.
Toda Igreja unida celebra
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
O Bom Pastor.
A Comunidade.
Escutai-o.
LITURGIA DOMINICAL 29/06/2014 LITURGIA DOMINICAL 29/06/2014.
Tu és Pedro.
A Liturgia nos propõe hoje dois temas fundamentais
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
13º DOMINGO COMUM - SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
Retorno da Missão.
Jesus e seus Seguidores.
Senhor é bom estarmos aqui!
O Chamado.
Nosso coração está sempre insatisfeito
QUEM DIZEM OS HOMENS QUE
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
O Fariseu O Fariseu e o Publicano.
Batismo de Jesus.
Eis o Cordeiro de Deus.
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
JOÃO é seu nome.
Mestre, onde moras.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
Carta de Paulo a Filemon
Eu Sou a Videira.
O Bom Pastor.
Batismo de Jesus.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
A Tempestade.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Celebrando hoje a festa de Pedro e Paulo, exaltamos seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e seu ardoroso testemunho no projeto libertador de Deus.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Testemunhas.
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
O Chamado.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
O nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... está sempre com fome de algo… Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-nos.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
A Liturgia de hoje ilumina uma situação concreta que aflige o homem de todos os tempos: O SOFRIMENTO. - Porque é que há no mundo tantas pessoas a sofrer?
"Tu és Pedro" Celebramos hoje a festa de dois Apóstolos marcantes da Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo. - Diferentes: na vocação, no caráter,
Celebramos hoje a festa de dois Apóstolos marcantes da Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo. - Diferentes: na vocação, no caráter, no estudo, na.
Tu és Pedro Festa de São Pedro e São Paulo Ligue o som...
Transcrição da apresentação:

Tu és Pedro Festa de São Pedro e São Paulo Ligue o som...

Celebramos hoje a festa de dois grandes Apóstolos da Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo. - Diferentes: na vocação, no caráter, no estudo, na missão... - Unidos: no Amor e na Fé a Cristo e à Igreja...

Mesmo divergindo em algumas questões, PEDRO conhece Cristo às margens do lago, e o segue desde o começo durante toda a vida apostólica. PAULO não o conheceu pessoalmente. Inicialmente até o perseguiu! Um dia, iluminado por uma luz do alto, compreendeu que Jesus era o Messias. Então mudou radicalmente sua vida... Mesmo divergindo em algumas questões, viveram com alegria a comunhão na diversidade...

- não abandona seus discípulos As Leituras bíblicas falam desses dois Apóstolos: Na 1ª Leitura, SÃO PEDRO está preso, com data marcada para morrer, guardado por 16 soldados. A Comunidade reza... Deus intervém em seu favor. (At 12, 1-11) A libertação de Pedro é histórica, mas muitos pormenores foram introduzidos apenas para dar mais vivacidade à narrativa. O texto mostra duas coisas: - Deus escuta a Oração da Comunidade e - não abandona seus discípulos nos momentos de perseguição e oposição.

Na 2ª Leitura, SÃO PAULO está preso... poucos meses antes de morrer. Escreve a Timóteo, companheiro no trabalho missionário. Faz um balanço de sua vida. Compara-se a um atleta: "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, conservei a minha fé..." Agora velho e cansado pelo trabalho e pelas lutas, confia no Senhor, justo Juiz e aguarda o prêmio merecido... (2 Tm 4,6-8.17-18) * O texto mostra o grande entusiasmo de Paulo como "Discípulo e Missionário de Cristo".

"Sobre essa Pedra edificarei a minha Igreja". No Evangelho temos Jesus com os apóstolos. (Mt, 16,13-19) - A 1ª parte, de caráter cristológico, centra-se em JESUS e na definição de sua identidade: "Quem sou eu?" - A 2ª parte, de caráter eclesiológico, centra na IGREJA, que Jesus convoca ao redor de Pedro: "Sobre essa Pedra edificarei a minha Igreja".

Na perspectiva dos "homens", Jesus é apenas um homem bom e justo, 1. Quem é Jesus? Na perspectiva dos "homens", Jesus é apenas um homem bom e justo, que se esforçou por ser um sinal vivo de Deus, como tantos outros antes dele. * Não entenderam a novidade do Messias, nem a profundidade do mistério de Jesus.

"Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo". Na opinião dos discípulos Jesus, vai muito além. Pedro resume o sentir da Comunidade na expressão: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo". Para os membros da Comunidade, Jesus não é apenas o Messias esperado: é também o "Filho de Deus".

- Assumimos seus valores nas opções, que fazemos ou não fazemos? “E vós quem dizeis que eu sou?” É uma pergunta que deve ecoar sempre em nossos ouvidos em nosso coração. Não basta respostas recebidas na catequese ou nos tratados de teologia. Devemos interrogar o nosso coração e tentar perceber qual é o lugar que Cristo ocupa na nossa existência... - Assumimos seus valores nas opções, que fazemos ou não fazemos? Quem é Cristo para mim?

- É a Comunidade dos discípulos que reconhecem Jesus 2. O que é a Igreja? O texto responde de forma clara: - É a Comunidade dos discípulos que reconhecem Jesus como "o messias, o Filho de Deus". - É uma comunidade organizada, onde existem pessoas que presidem e desempenham serviços.

Jesus não fundou muitas igrejas... A ela Cristo conferiu poderes de "ligar e desligar" e a garantia de que nem "as portas do inferno terão vez contra ela". Jesus não fundou muitas igrejas... A verdadeira IGREJA, fundada por CRISTO, foi confiada a Pedro e seus sucessores. Por isso, no dia de hoje, celebramos também o DIA DO PAPA. O Papa é Sinal de unidade, aquele que confirma a fé de seus irmãos. O Papa continua sendo o chefe visível da Igreja na terra.

Sua missão é espinhosa, sobretudo hoje: - pelas mudanças rápidas e violentas. - pelas contestações dentro e fora da Igreja... Rezemos para que Deus lhe dê - muita LUZ para apontar sempre o melhor caminho para a Igreja... - e muita FORÇA para enfrentar com otimismo e alegria as contestações do mundo moderno...

"Discípulos e Missionários de Cristo"? Relembrando hoje o ardor missionário de São Pedro e São Paulo, demonstramos o mesmo entusiasmo de "Discípulos e Missionários de Cristo"? Relembrando o Nascimento da Igreja, aceitamos uma Igreja REVELADA, fundada por Cristo, ou preferimos uma "igreja" mais cômoda, CRIADA pelos homens? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS 01.07.2007