A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sal e Luz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sal e Luz."— Transcrição da apresentação:

1 Sal e Luz

2 SAL DA TERRA e LUZ DO MUNDO.
Continuando o Sermão da Montanha, JESUS mostra, mediante dois símbolos, o compromisso no Reino de Deus: ser: SAL DA TERRA e LUZ DO MUNDO.

3 A 1ª Leitura apresenta as condições para ser Luz.
Não basta o cumprimento de ritos estéreis e vazios, precisa o compromisso concreto que leva o homem a ser um sinal do amor de Deus no meio do povo. (Is 58,7-10)

4 avisa que ser "Luz" não é colocar a sua esperança de salvação
A 2ª Leitura avisa que ser "Luz" não é colocar a sua esperança de salvação em esquemas humanos de sabedoria, mas identificar-se com Cristo. (1Cor 2,1-5) No Evangelho, Jesus exorta os seus discípulos a serem o "Sal da terra e a luz do mundo". (Mt 5,13-16)

5 Para que serve o Sal? - Para dar SABOR à comida e CONSERVAR os alimentos... A mesma coisa deve fazer o cristão: * Tornar a Religião apetitosa e agradável... Ser o tempero que dá o gosto pelas coisas de Deus, que dá o sabor à vida, com seu entusiasmo, seu otimismo, sua alegria nascida de Deus, fonte de todo bem. * Ser um elemento que preserva o mundo de hoje da corrupção...

6 - O Sal jamais PERDE A QUALIDADE de sal...
- Sua PRESENÇA na comida é discreta, mas atua eficazmente. Dissolve completamente nos alimentos e perde-se em agradável sabor. (Só se nota quando falta ou quando há demais). * Assim o cristão: Ser sal da terra, humilde, derretido, saboroso, que atua de dentro, que não se nota, mas é indispensável. - O Sal jamais PERDE A QUALIDADE de sal... * Os cristãos podem fazer o sal perder seu sabor: tirando o sabor da mensagem de Jesus, das exigências do Evangelho... E o que fazer deles? "De nada mais serve senão ser jogado fora..."

7 E Cristo reforça essa verdade, ilustrando com outra figura:
"Vós sois a LUZ DO MUNDO".

8 a também nós sermos LUZ:
+ O que é a Luz? Sinal de vida, de calor, de ação. - Na Bíblia: a Luz tem significado muito rico: * Na Criação: A Luz recorda o 1º ato do Criador... * No Êxodo, a Coluna de fogo guiava o povo no deserto. * Isaías: O Servo de Javé: "Luz das nações". * Jesus: "Eu sou a Luz do Mundo". a Luz por excelência, esplendor do Pai, que dá sentido à vida, à dor e à própria morte... - E Cristo não quer ser Luz sozinho: Por isso, nos convida a também nós sermos LUZ:

9 + Para que serve a Luz? - Para mostrar o caminho... as belezas presentes na natureza. Sem a luz não as enxergamos... * O cristão deve ser uma luz acesa apontando os caminhos da vida, da liberdade, do amor, da fraternidade... - Para iluminar os objetos, não para ser olhada em si mesma... nem para ficar escondida... * Cristão não a "Luz", mas um "reflexo da Luz", que mostra as coisas bonitas que a ação de Deus realizou em nós.

10 * Como a Lâmpada depende do Gerador,
"Assim brilhe a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está no céu". (Mt 5,16) Jesus ensina que os homens devem enxergar "as boas obras" e glorificar o Pai (não a nós). + Ninguém é Luz por si: é ligado a uma FONTE geradora: * Como a Lâmpada depende do Gerador, assim nós dependemos do gerador que é Cristo para iluminar.

11 Se não, seremos INÚTEIS... jogados fora...
E iluminamos na medida em que estivermos ligados ao Senhor. Essa união se faz pela meditação da palavra de Deus, pela comunhão eucarística e pela oração... + Essa é a nossa Missão: Ser Sal da Terra e Luz do Mundo... SAL que preserva da corrupção e dá gosto das coisas de Deus... LUZ que ilumina e se consome a serviço dos irmãos, iluminando o caminho que leva ao Pai... Se não, seremos INÚTEIS... jogados fora...

12 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 06.02.2011
Peçamos a Deus muita LUZ para compreender essa missão e muita FORÇA para sermos de fato: - Sal da Terra e - Luz do Mundo... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

13 Nelso Geraldo Ferronatto
MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Sal da terra Pe. Zezinho CD: Juventude e Vocação Paulinas COMEP Hoje: quinta-feira, 30 de março de 2017 as 14:00:14 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço:


Carregar ppt "Sal e Luz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google