A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vida Nova.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vida Nova."— Transcrição da apresentação:

1 Vida Nova

2 A Liturgia dessa noite celebra a Ressurreição do Senhor.
o fato mais importante da História da Salvação, o Mistério mais profundo de nossa fé: a Ressurreição do Senhor. É a Liturgia mais solene e rica do Ano Litúrgico. Vamos aprofundar os diversos momentos:

3 LITURGIA DA LUZ: CÍRIO PASCAL, CRISTO, simbolizado pelo
é trazido solenemente a um lugar de destaque na celebração. - Do meio das TREVAS surge uma nova luz, que se irradia progressivamente para todos os lados. - Diante desse Círio, proclamamos alegres o HINO PASCAL, pela vitória de Cristo sobre as trevas da morte e do pecado.

4 E as VELAS também nós venceremos...
nos lembram que unidos a esse Cristo também nós venceremos... - DEUS é Luz... É a 1ª obra na Criação... - JESUS é a "Luz do Mundo" e nos convida a ser Luz do Mundo. E nos garante: "Quem me segue não andará nas trevas"

5 2. LITURGIA DA PALAVRA: a) A CRIAÇÃO: (Gn 1,1.26-31a)
Apresenta uma série de leituras bíblicas que narram etapas importantes desta história maravilhosa, para depois se concentrar no Mistério de Cristo. a) A CRIAÇÃO: (Gn 1, a) Deus não quis ser feliz sozinho, quis outros seres participando de sua felicidade: Por isso, criou o mundo e o homem... O Homem estraga esse plano. Mas Deus toma a iniciativa para restaurar o estrago feito pelo pecado e promete um Salvador...

6 b) A PÁSCOA dos Judeus: (Ex 14,15-15,1) Após ter escolhido um Povo, Deus demonstra não ter esquecido o povo... escolhe MOISÉS.: - para conscientizar o povo de sua missão - e iniciar a caminhada da Libertação. - A refeição do Cordeiro, na despedida do Egito, é símbolo da verdadeira PÁSCOA, quando Cristo se despede dos apóstolos e oferece o próprio corpo e sangue, como sinal da nova e eterna ALIANÇA... * Era o início da PÁSCOA DE CRISTO, o novo Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

7 - Atravessando milagrosamente as Águas do Mar Vermelho...
tornou-se um Povo livre, a caminho da Terra Prometida... * Era a PÁSCOA DOS JUDEUS, celebrada todos os anos... - Essa água lembra a Água Batismal que é geradora de vida nova, nos tornando filhos de Deus, membros do novo Povo de Deus, que também está a caminho da terra do Prometida. * Por isso, o Batismo é a PÁSCOA DO CRISTÃO...

8 d) São Paulo c) Os PROFETAS:
(Ez 36,16-17a.18-28) No silêncio do deserto, Deus forma o seu povo: Purifica das idolatrias e quer um compromisso solene: ALIANÇA. O Povo aceita... mas muitas vezes é infiel... Para relembrar a aliança... Envia os profetas... "dar-vos-ei um novo coração". d) São Paulo dá uma Catequese Batismal: (Rm 6,3-11) * Pelo Batismo participamos da morte e ressurreição de Jesus e nos comprometemos a viver uma vida nova.

9 e) No Evangelho, mulheres buscam o Cristo no túmulo
mas ele já não está aí, ele RESSUSCITOU. (Lc 24,1-12) Elas vão ao cemitério para cuidar de um cadáver. Caminham "no escuro", chegam ao túmulo no "amanhecer do dia", a noite terminou, a pedra foi removida, o túmulo está aberto... O anjo explica: Jesus de Nazaré RESSUSCITOU... Inútil procurá-lo agora no lugar da morte. Quando a Comunidade, no dia do Senhor se reúne para ouvir a palavra e para partir o pão, ali está presente, ali ele pode ser ouvido e visto com os olhos da fé.

10 4. LITURGIA EUCARÍSTICA:
3. LITURGIA DO BATISMO: A ÁGUA é símbolo da vida nova recebida no BATISMO, que na Igreja primitiva se realizava nessa noite e hoje SE RENOVA... * O BATISMO é a PÁSCOA DO CRISTÃO. 4. LITURGIA EUCARÍSTICA: É o Memorial da Paixão, morte e Ressurreição de Cristo. Cada domingo é uma pequena Páscoa, em que, relembrando a Páscoa de Cristo, queremos nos reabastecer pela palavra de Deus e pelo pão dos fortes.

11 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS
TODO DOMINGO, na celebração da Eucaristia, deve ser um momento forte da vivência dessa Páscoa que parece não ter fim... Que assim seja... FELIZ PÁSCOA a todos... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

12 Nelso Geraldo Ferronatto
MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Hoje: domingo, 26 de março de 2017 as 06:25:26 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço:


Carregar ppt "Vida Nova."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google