A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sal da Terra e Luz do Mundo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sal da Terra e Luz do Mundo"— Transcrição da apresentação:

1 Sal da Terra e Luz do Mundo
Bem-Aventurados

2 No ano litúrgico A, que estamos celebramos,
o evangelho de Mateus será nosso companheiro. Mateus apresenta cinco longos discursos, nos quais ele junta "ditos" e ensinamentos proferidos por Jesus em várias ocasiões e contextos.

3 a antiga Lei, dada ao Povo por meio de Moisés e escrita no Pentateuco
Escrevendo aos judeus, desejava mostrar nesses cinco discursos a NOVA LEI, destinada a substituir a antiga Lei, dada ao Povo por meio de Moisés e escrita no Pentateuco (5 primeiros livros da Bíblia). No domingo passado, iniciamos o Primeiro: o Sermão da Montanha, cuja introdução são as BEM-AVENTURANÇAS. (Na liturgia, ficou substituído, pela festa da apresentação do Senhor);

4 Hoje continuamos o Sermão da Montanha. JESUS mostra, mediante 2 símbolos, o compromisso no Reino de Deus: ser: SAL DA TERRA e LUZ DO MUNDO. A 1ª Leitura apresenta as condições para ser Luz. Não basta o cumprimento de ritos estéreis e vazios, precisa o compromisso concreto que leva o homem a ser um sinal do amor de Deus no meio do povo. (Is 58,7-10)

5 "Sal da terra e a luz do mundo".
A 2ª Leitura avisa que ser "Luz" não é colocar a sua esperança de salvação em esquemas humanos de sabedoria, mas identificar-se com Cristo. (1Cor 2,1-5) No Evangelho, Jesus exorta os seus discípulos a serem o "Sal da terra e a luz do mundo". (Mt 5,13-16)

6 Para que serve o Sal? - Para dar SABOR à comida e CONSERVAR os alimentos... O que o Sal é para a comida, o cristão deve ser para o irmão: * Tornar a Religião apetitosa e agradável... Ser o tempero que dá o gosto pelas coisas de Deus, que dá o sabor à vida, com seu entusiasmo, seu otimismo, sua alegria nascida de Deus, fonte de todo bem. * Ser um elemento que preserva o mundo de hoje da corrupção...

7 - Sua PRESENÇA na comida é discreta, mas atua eficazmente.
O sal se dissolve nos alimentos e se perde em agradável sabor. * Assim o cristão: Ser sal da terra, humilde, derretido, saboroso, que atua de dentro, que não se nota, mas é indispensável. - O Sal jamais PERDE A QUALIDADE de sal... * Os cristãos podem fazer o sal perder seu sabor: tirando o sabor da mensagem de Jesus, das exigências do evangelho... O que fazer deles? "De nada mais serve senão ser jogado fora".

8 E Cristo reforça a verdade, ilustrando com outra figura:
"Vós sois a LUZ DO MUNDO". + O que é a Luz para nós? Sinal de vida, de calor, dinamismo, trabalho... - Na Bíblia: a Luz tem um significado muito rico...: * Na Criação: A Luz recorda o 1º ato do Criador... * No Êxodo do Egito, a Coluna de fogo guiava o povo para a Terra Prometida. * Isaías: O Servo de Javé: "Luz das nações".

9 à vida, à dor e à própria morte...
* Jesus: "Eu sou a Luz do Mundo"... A Luz por excelência é o esplendor do Pai... É a Luz que dá sentido à vida, à dor e à própria morte... - E Cristo não quer ser Luz sozinho: Por isso, nos convida a também nós sermos LUZ:

10 + Para que serve a Luz? - Para mostrar o caminho... as belezas presentes na natureza. Sem a luz não as enxergamos... * O cristão deve ser uma luz acesa apontando os caminhos da vida, da liberdade, do amor, da fraternidade... - Para iluminar os objetos, não para ser olhada em si mesma... nem para ficar escondida... * Cristão não a "Luz", mas um "reflexo da Luz", que mostra as coisas bonitas que a ação de Deus realizou em nós.

11 a vossa luz diante dos homens... para que vejam as vossas boas obras
"Assim brilhe a vossa luz diante dos homens... para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está no céu". (Mt 5,16) Jesus ensina que os homens devem enxergar "as boas obras" e glorificar o Pai (não a nós).

12 + Ninguém é Luz por si próprio: é ligado a uma FONTE geradora:
* Como a Lâmpada depende do Gerador, assim nós dependemos do gerador que é Cristo para iluminar. E iluminamos na medida em que estivermos ligados ao Senhor. Essa união se faz pela meditação da palavra de Deus, pela comunhão eucarística e pela oração

13 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS
Essa é a nossa Missão: Ser Sal da Terra e Luz do Mundo... SAL que preserva da corrupção e dá gosto das coisas de Deus... LUZ que ilumina e se consome a serviço dos irmãos, iluminando o caminho que leva ao Pai... Se não, seremos INÚTEIS jogados fora... Peçamos a Deus muita LUZ para compreender essa missão e muita FORÇA para sermos de fato: Sal da Terra e Luz do Mundo... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

14 Nelso Geraldo Ferronatto
MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Sal da Terra Pe. Zezinho Paulinas COMEP


Carregar ppt "Sal da Terra e Luz do Mundo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google