A SAÚDE DO NOSSO RIO. Projecto Educativo Uma organização curricular onde cabem os percursos regulares, os PIEF/PETI, os currículos alternativos, os que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISITA DE ESTUDO A UMA RIBEIRA LOCAL
Advertisements

CLASSIFICAÇÃO DOS CURSOS D’ÁGUA
Uso de indicadores para medir o progresso e o desempenho
Monitoria de recursos hídricos, uso de água, poluição e cumprimento
Mata de S.Bartolomeu Bragança Escola Secundária Miguel Torga Bragança
Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas
Portfólio da turma 1 (1º ano)
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Rio Douro.
Escola Secundaria D. Dinis
Carlos Jorge Gonçalves Penso EB 2,3 Ferreira de Castro Sintra - Lisboa 6º ano de escolaridade - Actividade do Os Andarilhos Cinco alunos e 1 professor.
CESAM Centro de Estudos do Ambiente e do Mar
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
EDUCAÇÃO FÍSICA Mobilizar saberes culturais,
Avaliação e Gestão de Risco
ENCONTRO REGIONAL DAS ESCOLAS ACOMPANHADAS 5 E 6 DE JULHO 2001 ÍLHAVO.
Rodrigo Braz de Castilho Almeida
ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS URBANOS
Projeto de Geografia EROSÃO.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
QUALIDADE DA ÁGUA EM RESERVATÓRIOS DE CONTROLE DE CHEIAS URBANAS
PROSAB 5 Tema 4 Sub Tema: Monitoramento Quali-quantitativo
Em conformidade com as Orientações Oficiais
PARQUE SERRALVES PROJECTO SIG O projecto Parque de Serralves - Projecto SIG é um sistema de apoio à gestão das actividades de manutenção da flora do Parque.
VISITA DE ESTUDO A UMA RIBEIRA LOCAL Actividade prática de Ciências Naturais.
ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO PROJECTO MIL ESCOLAS.
Saionara Pires Rodrigues - Cientista Social UFRGS
Os Macroinvertebrados sobre o nível de poluição do rio Zêzere?
Agricultura Local e Sustentável
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
A ÁGUA: UM TESOURO A PRESERVAR
Objectivos Individuais Artigo 9º - Decreto Regulamentar nº2/2008 Ponto 2: Os objectivos individuais são formulados tendo por referência os seguintes itens:
PALESTRANTE: CARLOS MARCIO SOARES ROCHA QUÍMICO INDUSTRIAL
Matinha de Queluz Queluz - Sintra
A água e a biodiversidade
Desenvolvimento Curricular
A indústria extractiva, fornecedora de várias matérias-primas necessárias ao desenvolvimento económico, não sendo das mais poluentes, apresenta certos.
Projeto Meteo Escola: Localização: Fenómeno Meteorológico Estudado:
Instituto Hidrográfico
CARACTERIZAÇÃO PETROFÍSICA DE ROCHAS E SOLOS COMO CONTRIBUTO PARA O ESTUDO DO PERMAFROST E DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NA ANTÁRCTIDA JOGO ... PETROFÍSICA.
IMPACTES AMBIENTAIS 9 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário
Instituto Hidrográfico: 50 anos a caminhar para a excelência
RESÍDUOS.
O que é o Projecto Eco-Escolas?
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Os líquenes 5ºA Francisco Chaves nº8 e Tomás Cardoso nº25,
O Ecomuseu do Mondego será um espaço físico, a construir de raiz, na Escola Secundária D. Duarte. Terá uma localização privilegiada numa área muito visitada.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Ciclo da água Cliviany.
Rochas dominantes Calcário.
Parâmetros de Caracterização da Qualidade das Águas
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
Utilização eficiente de energia em edifícios
Calendário Escola EB 2,3 Dr. Nuno Simões Vila Nova de Famalicão - Braga Natália Ferraz (CFQ e FC); Helena Rego (CN); Sérgio Freitas (GEO e AP). S. Miguel-o-Anjo.
Estrada para Bucelas Bosque de Bucelas 8.º Ano – 20 alunos Escola EB 2,3, Alto do Moinho Unhos – Loures - Lisboa Marta Castro – Ciências Naturais.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Instrumentos de medição - Temperatura
Composição e interação entre os elementos da paisagem
Um Modo de Vida Grupo 3, 12ºB: Daniela Pais, José Santos, Miguel Palavra, Rui Domingues Índice Actividades Realizadas Ecologia: O que é? Aumento do efeito.
Implementação de uma Universidade Corporativa Cláudia Camelo * Luc Quoniam Conferência Investigação e Intervenção em Recursos Humanos 2009 Inserir logo.
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Geologia, problemas e materiais
DL 77/2006 – Transposição dos Anexos da DQA Este documento não tem os anexos completos. Os slides foram baseados nos Anexos da transposição da Directiva.
Medicina Natural e Alternativa Grupo 1 – Bárbara, Francisco, Ruben, Ruben e Tiago – 12ºB Apresentação 2ºPeríodo Índice Agrupamento de Escolas de Oliveira.
Introdução à Geologia..
O CONHECIMENTO HIDROGRÁFICO E O ORDENAMENTO NA ZONA COSTEIRA Carlos Ventura Soares ENCONTROS DO LITORAL – UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE Viana do.
Tipo de actividades Passeios pedestres. Provas de orientação. Recolha de contos e histórias regionais. Descrição da paisagem (observação das características.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
VAMOS À DESCOBERTA DO AMBIENTE!. Os diferentes factores abióticos podem agrupar-se em dois tipos principais: factores climáticos, como a luz, a temperatura.
ATMOSFERA Diferença entre tempo e clima – Definição – Função – Composição – Camadas – Dinâmica.
Transcrição da apresentação:

A SAÚDE DO NOSSO RIO

Projecto Educativo Uma organização curricular onde cabem os percursos regulares, os PIEF/PETI, os currículos alternativos, os que necessitam de acções educativas especiais; Uma actividade extracurricular intensa; Uma identificação de escola;

Uma Uma escola visível; Um Um conceito de parcerias e/ou de autonomia; Uma Uma orientação financeira; Avaliação; Avaliação; Uma Uma escola activa e participativa. Projecto Educativo

INTERVENÇÃO NO RIO GRANDE INTERVENÇÃO NO RIO GRANDE Geologia Biologia Física e Química Meteorologia : Investigar a poluição do Rio Grande e descobrir soluções Objectivo: Investigar a poluição do Rio Grande e descobrir soluções

Trabalho Final / Conclusão PENSAR O AMANHÃ LEMBRANDO O PASSADO RESOLVENDO O PRESENTE

Enquadramento Geológico do Rio Cartografia Geológica da área envolvente ao rio Cartografia Geológica da área envolvente ao rio Recolha de amostras de solo e rocha Recolha de amostras de solo e rocha Mapa de ocupação do solo Mapa de ocupação do solo Marcação da Rede Hidrográfica associada ao rio Marcação da Rede Hidrográfica associada ao rio

Enquadramento Biológico do Rio Identificação de microorganismos Identificação de microorganismos Culturas bacteriológicas Culturas bacteriológicas Caracterização da fauna e flora ribeirinhas Caracterização da fauna e flora ribeirinhas Bioindicadores (liquenes) Bioindicadores (liquenes)

Monitorização dos parâmetros químicos da água do Rio Grande pH Amónia Nitratos Nitritos Temperatura Salinidade

Estação Meteorológica Medição de dados meteorológicos Medição de dados meteorológicos - Temperatura Máxima - Temperatura Média - Temperatura Miníma - Velocidade do Vento - Humidade - Precipitação