Introdução: Fatos históricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Natureza Dual da Matéria
Advertisements

Curso de Pós- Graduação em Física
RELATIVIDADE ESPECIAL
QUÍMICA GERAL ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Sérgio Pezzin.
Mecânica Newtoniana FARADAY (1820) PLANCK (1900)
O QUE É FÍSICA QUÂNTICA?.
Efeito Fotoelétrico.
Prof. carlos eduardo saes moreno
Germano Maioli Penello Reinaldo de Melo e Souza
Modelo atômico de Bohr.
Introdução à Nanotecnologia
Final do Século XIX Professor Leonardo
Corpo Negro E a teoria quântica Programa do 10º ano
Final do Século XIX Professor Leonardo
O FIM DA FÍSICA? DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Ciências da Natureza e suas Dualidade onda-partícula
. B Semi – aula 2 Prof. Edson Cebola
A Revolução da Física Moderna
. Prof. Edson Cebola B ÓPTICA Do grego óptike ou do latin optice: é a parte da Física que estuda a propagação e o comportamento da luz, bem como os fenômenos.
Mecânica Newtoniana diz que Forças elétricas, magnéticas e gravitacionais atuam instantaneamente através do espaço vazio entre as partículas em interação.
EQUAÇÃO DE DE BROGLIE E O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG DA MECÂNICA QUÂNTICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Teoria da Relatividade Especial
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 20/9/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE Goiás FÍSICA-LICENCIATURA campus-jataí Física moderna i.
Dinâmica. Principio fundamental da Dinâmica 1.O que faz um corpo mudar o seu estado de equilíbrio (saia do repouso, por exemplo)? 2.Por que os astronautas.
Eletromagnetismo Parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas. Denomina-se.
Gabriel Bié Alves Germano Maioli Penello Reinaldo de Melo e Souza Espaço Alexandria.
Tempo SANTO AGOSTINHO (354–430 d.C.) Sobre o tempo, Santo Agostinho dizia: “se ninguém me perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta,
Universidade Federal de Rondônia  Cosmologia e Astrofísica Teoria das Supercordas Professor: João Aluna: Monique.
1.ª Lei da Termodinâmica Adaptado da Porto Editora por Marília Peres.
Começa às 20h! #TopoDoENEM.
Energia Fontes e formas de energia.
Energia e sua conservação
UNEMAT 2017.
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
POTENCIA ELÉTRICA.
“Estudando para o Enem de forma invertida”
Comportamento ondulatório da matéria
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Caracterização de Biomoléculas - BBM5007
Próxima aula será laboratório!
Profª raliani arce - ciências
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
O QUÊ ESTAVA DEBAIXO DO LENÇOL?
Atividade da Pessoa-Fóton
O EXPERIMENTO DA ESCOLHA DEMORADA
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Fláudio Ramos A Física do século XX.
1.1.1 Energia e tipos fundamentais de energia. Energia interna.
A história invenções e descobertas contada Por: Carlos S. Sardinha.
A Física do século XX Nicolau Nicolau Gilberto Ferraro Toledo Paulo A. Toledo Soares.
Física 4 Física de Quântica Uma breve introdução
Teoria da Relatividade e da Física Quântica.
O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.
KARL POPPER: “OS LIMITES DA CIÊNCIA”
Fláudio Ramos A Física do século XX.
ONDULATÓRIA.
Física 8° ano Professor Ricardo ( Jack)
A Experiência de Young Até o início do Século XX, natureza da luz era descrita por duas teorias principais: a corpuscular e a ondulatória. No primeiro.
Espetro eletromagnético
Dualidade onda-corpúsculo da luz
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
FÍSICA QUÂNTICA ESCOLA ARTE DE EDUCAR DE JACUNDÁ PROFª: ADRIELE RIBEIRO DISCIPLINA: FÍSICA.
Próxima aula será experimental!
Transcrição da apresentação:

Introdução: Fatos históricos nos anos finais do século XIX, os físicos acreditavam que os princípios fundamentais da física já haviam sido estabelecidos e que ela alcançava um estado de perfeição; a mecânica de Newton era capaz de descrever, com enorme sucesso, os movimentos dos corpos materiais, incluindo o movimentos dos planetas em torno do sol;

Imagem: Autor desconhecido / Isaac Newton / UT Library / United States Public Domain Imagem: Sir Isaac Newton / Service commun de la documentation de l'Université de Strasbourg / United States Public Domain.

a teoria eletromagnética de Maxwell descrevia com perfeição os fenômenos elétricos e magnéticos; Imagem: Neuro / Public Domain. Imagem: James Clerk Maxwell / Public Domain. Imagem: Autor desconhecido / Oersted's experiment / me / Own work/ Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

e, por fim, a termodinâmica de Boltzmann e outros, somada aos elegantes e sofisticados tratamentos matemáticos, apresentados por Lagrange e Hamilton, para a mecânica newtoniana, definiam os conceitos da física clássica; Imagem: Autor desconhecido / Ludwig Boltzmann, 1902 / Domínio Público Autor desconhecido / Joseph Louis Lagrange / Domínio Público Imagem: Autor desconhecido / Sir William Rowan Hamilton / Domínio Público.

a física moderna estabeleceu-se no início do século XX, quando aconteceram profundas modificações na física, dando origem a duas novas teorias: a teoria da relatividade especial de Einstein em 1905, e a teoria quântica, que teve seu início com um trabalho de Max Planck, no ano de 1900; a teoria da relatividade mostrou que a mecânica clássica deixa de ser válida no estudo de corpos que estejam viajando a uma velocidade comparável à da luz; já a teoria quântica substitui a teoria clássica na descrição dos fenômenos que ocorrem nos níveis atômico e subatômico.

2. Experimento da dupla fenda: uma das experiências mais famosas que aconteceram no século passado foi o experimento da dupla fenda. Tal experiência foi uma forte comprovação do comportamento dual do elétron; inicialmente, imagine um aparato que possa lançar, por exemplo, bolinhas de gude através de uma fenda. Diremos que esse aparato é um “canhão de bolinhas de gude”. Logo após essa fenda, existe um anteparo feito de chapa fotográfica, que registra visualmente quando um objeto o atinge, melhor do que apenas imaginar é poder ver isso tudo.....

Vamos assistir alguns vídeos que nos auxiliarão na compreensão deste dilema corpuscular! ou ondulatório????

Vídeo 1 (4 min) Vídeo 2

Simulação 1

Simulação 2

Vídeo 1 Vídeo 2

Vamos ver a luz comportando-se como partícula!

Mas... a Luz é uma Partícula!!!! O Efeito Fotoelétrico explicado (1905) Evidência que a luz se comporta como partícula, dependendo do arranjo experimental Surge o conceito do fóton Mas a luz também se comporta como onda!!! complementaridade (onda-partícula)

Simulação 1 Aplicação Constante de Plank: 6,63 × 10-34 m2 kg / s eV

Vamos aos experimentos!!!

Encerramento: Vídeo 3 Obrigado!!