MAÇONARIA É ESSENCIALMENTE UMA INSTITUIÇÃO INICIÁTICA... FILOSÓFICA... PROGRESSISTA... FILANTRÓPICA E EVOLUCIONISTA... LUTA PELO APERFEIÇOAMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Advertisements

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – CABANAGEM.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA OBJETIVOS.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS DISCUTIR A TRANSIÇÃO PARA O.
Abolição & República Capítulo II.
A passagem Império - República
Cabanagem – 1835 – 1840 (PARÁ) CAUSAS ISOLAMENTO DA PROVÍNCIA DISCORDÂNCIA COM O GOVERNO DE D. PEDRO I OBJETIVOS INDEPENDÊNCIA.
As Rebeliões Regenciais
BRASIL – IMPÉRIO PERÍODO REGENCIAL.
CRISE NO BRASIL IMPÉRIO II
Abolição da Escravatura
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente Curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
13 de maio – Abolição da escravatura
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Segundo Reinado( ).
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
REVOLTAS REGENCIAIS Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
INSTALAÇÃO DA REPÚBLICA
2 - A república no Brasil.
Crise da monarquia e o advento da República
REVOLTAS REGENCIAIS.
A Proclamação da República
A Proclamação da República
Conde D´Eu, Isabel e os três filhos, D
Prof. Webster Pinheiro.
D.PEDRO I ( ) D. PEDRO II ( ) BRASIL IMPÉRIO D.PEDRO I ( ) D. PEDRO II ( )
Revisão República!.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
SEGUNDO REINADO – 1840 A – antecipação da maior idade.
AS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
AS REGÊNCIAS Regência Trina Provisória (1831) – início do avanço liberal através das reformas descentralizadoras. Regência Trina Permanente (1831 a 1835)
Período imperial REGÊNCIAS II REINADO I REINADO Constituição 1824
RUI BARBOSA O ÁGUIA DE HAIA Clicar.
Período Regencial.
Segundo Reinado no Brasil ( )
A República Brasileira
O governo Luso no Brasil
Período Regencial e o segundo Reinado Prof. Osvaldo.
O Processo de Formação da Primeira República
AS REVOLTAS DO PERÍODO REGENCIAL
Segundo Reinado: Situação externa e crise do império
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
Ato Adicional de 1834: Primeira revisão da Constituição. Elaborado pelas várias correntes políticas do período, contribuiu para o avanço e a consolidação.
PERÍODO REGENCIAL -Após a abdicação de D. Pedro I, o poder político do Brasil ficou dividido entre três grupos diferentes: -Restauradores defendiam um.
BRASIL REGÊNCIAL Transição de Governo.
A consolidação do Império no Brasil
GUERRA DOS FARRAPOS O conflito de regiões.
REALISMO.
O Fim do II Império O fim do governo de D. Pedro II foi marcado por contestações ao regime imperial brasileiro.
O PERÍODO REGENCIAL 1831 A Período marcado por revoltas, pela luta por autonomia e por fim, pelo retorno do ideal centralizador que era materializado.
República Velha 1889 – 1930.
Maçonaria A Maçonaria é uma irmandade universal, possivelmente nascida, segundo alguns estudiosos, da união de trabalhadores que, na Idade Média, se dedicavam.
CONSPIRAÇÃO DOS SUASSUNAS
REVOLUÇÃO FARROUPILHA
Revolução Farroupilha
Transição até a maioridade de D. Pedro II.
PERÍODO REGENCIAL 1831/1840.
Consolidadores da República.
Liberalismo e escravidão
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
História do Brasil republicano
O Fim do Segundo Reinado
Cap Crise do 2º Reinado.
Período Joanino Dom João VI 1808 a 1821 Fuga de Portugal por causa da invasão napoleônica Volta a Portugal por ocasião da Revolta Liberal do Porto.
Brasil século XIX: a queda do Império
Período Regencial  Menoridade de D.Pedro II  Junho de 1831/1834– Assume o poder a Regência Trina que deveria governar até a maioridade. 
Transcrição da apresentação:

MAÇONARIA É ESSENCIALMENTE UMA INSTITUIÇÃO INICIÁTICA... FILOSÓFICA... PROGRESSISTA... FILANTRÓPICA E EVOLUCIONISTA... LUTA PELO APERFEIÇOAMENTO MORAL... INTELECTUAL... E SOCIAL DA HUMANIDADE.

LIBERDADE... IGUALDADE... FRATERNIDADE ! A MAÇONARIA ESTÁ NO BRASIL... HÁ MAIS DE DOIS SÉCULOS... SEUS FINS SUPREMOS SÃO LIBERDADE... IGUALDADE... FRATERNIDADE !

A HISTÓRIA DO BRASIL ESTÁ REPLETA DE ACONTECIMENTOS MAÇÔNICOS... DESDE A ÉPOCA COLONIAL... A MAÇONARIA TRABALHA PARA UM PAÍS FORTE E SOBERANO!

NOSSA HISTÓRIA... MOSTRA... QUE EM TODO MOMENTO... QUE NÃO PREVALECEU A JUSTIÇA... OS MAÇONS ESTIVERAM PRESENTES... PARA RESTABELECER A ORDEM !

AS PRIMEIRAS LOJAS MAÇÔNICAS NO BRASIL FORAM... 1796 – PERNAMBUCO 1797 – BAHIA 1800 – RIO DE JANEIRO

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL O COMPROMISSO DO MAÇOM ERA COM A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL... E A CONSOLIDAÇÃO DO SENTIMENTO DE NACIONALIDADE ! ERAM LÍDERES DO MOVIMENTO... OS MAÇONS... JOSÉ BONIFÁCIO ANDRADE E SILVA (MINISTRO DO REINO)... E O JORNALISTA JOAQUIM GONÇALVES LEDO

PERÍODO REGENCIAL... APRESENTA CLARA EFERVESCÊNCIA... COM REVOLTAS E MOVIMENTOS SEPARATISTAS ECLODINDO POR TODO PAÍS. O MAÇOM PADRE DIOGO ANTONIO FEIJÓ... LUTA PARA MANTER A NAÇÃO UNIDA !

EM 1835... OS MAÇONS... BENTO GONÇALVES... DAVID CANABARRO... E GIUSEPPE GARIBALDI... PROCLAMAM A REPÚBLICA RIO GRANDENSE...

O GRÃO MESTRE MAÇÔNICO... DUQUE DE CAXIAS... PACIFICA A REGIÃO... E OS REVOLTOSOS SÃO INCORPORADOS AO EXÉRCITO BRASILEIRO... COM AS MESMAS PATENTES QUE MANTINHAM NO EXÉRCITO FARROUPILHA.

LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS EM 1850... O MAÇOM EUZÉBIO DE QUEIROZ FOI O MENTOR... QUE ACABOU COM O TRÁFICO DE ESCRAVOS NO BRASIL... ENTRETANTO... A ESCRAVATURA AINDA CONTINUAVA... DEVIDO AS NOVAS GERAÇÕES QUE AQUI NASCIAM

LEI DO VENTRE LIVRE FOI IDEALIZADA PELO MAÇOM... VISCONDE DO RIO BRANCO... NESSE PERÍODO... AS LOJAS MAÇÔNICAS ANGARIAVAM FUNDOS PARA COMPRAR E ALFORRIAR OS ESCRAVOS.

LEI ÁUREA EM 13 DE MAIO DE 1888... FOI ATINGIDO O IDEAL DE LIBERDADE ! A PRINCESA ISABEL ASSINA... SOB FORTE INFLUÊNCIA DO MAÇOM JOSÉ DO PATROCÍNIO... A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA.

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA IDEAIS REPUBLICANOS SÃO DEFENDIDOS ABERTAMENTE NAS LOJAS MAÇÔNICAS DE TODA NAÇÃO. BENJAMIN CONSTANT É CONSIDERADO O FUNDADOR DA REPÚBLICA BRASILEIRA. O MAÇOM MARECHAL DEODORO DA FONSECA FOI O PRIMEIRO PRESIDENTE DO BRASIL !

O PRIMEIRO MINISTÉRIO REPUBLICANO ERA TOTALMENTE CONSTITUÍDO POR MAÇONS... FORAM MINISTROS... QUINTINO BOCAIÚVA... BENJAMIN CONSTANT... RUI BARBOSA... CAMPOS SALES... ARISTIDES LOBO... E OUTROS

NOS PRIMEIROS 40 ANOS... FOI MARCANTE A PRESENÇA DOS MAÇONS... COMO PRESIDENTES DA REPÚBLICA... EIS ALGUNS: FLORIANO PEIXOTO... PRUDENTE DE MORAES... CAMPOS SALES... MARECHAL HERMES DA FONSECA... NILO PEÇANHA... WASHINGTON LUÍS

PROCLAMAR UMA SOCIEDADE CHAMA DOS IDEAIS MAÇÔNICOS PROCLAMAR UMA SOCIEDADE JUSTA E PERFEITA !

www.viverearte.com VIVER É ARTE... SEJA CRIATIVO! TEXTO E FORMATAÇÃO – rose.acaciana@gmail.com PESQUISA - VÍDEO - GRANDE ORIENTE DO BRASIL SOM – AMANHECER - GRIEG

FIM