A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cabanagem – 1835 – 1840 (PARÁ) CAUSAS ISOLAMENTO DA PROVÍNCIA DISCORDÂNCIA COM O GOVERNO DE D. PEDRO I OBJETIVOS INDEPENDÊNCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cabanagem – 1835 – 1840 (PARÁ) CAUSAS ISOLAMENTO DA PROVÍNCIA DISCORDÂNCIA COM O GOVERNO DE D. PEDRO I OBJETIVOS INDEPENDÊNCIA."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18 Cabanagem – 1835 – 1840 (PARÁ) CAUSAS ISOLAMENTO DA PROVÍNCIA
DISCORDÂNCIA COM O GOVERNO DE D. PEDRO I OBJETIVOS INDEPENDÊNCIA DA PROVÍNCIA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA LÍDERES ANTÔNIO E FRANCISCO VINAGRE, FÉLIX CLEMENTE, PADRE JOÃO BATISTA E EDUARDO ANGELIM. FIM DA REVOLTA REAÇÃO VIOLENTA DO GOVERNO, GRANDE MASSACRE. 40 MIL MORTOS. CARACTERÍSTICAS PARTICIPAÇÃO POPULAR – ÍNDIOS, NEGROS, MESTIÇOS, ESCRAVOS E LIVRES ( todos sem posses) LUTAVAM CONTRA A DESIGUALDADE TOMARAM O PODER MAS FORAM TRAÍDOS. REVOLTA POPULAR OUTROS LÍDERES DOMINGOS ONÇA, MÃE DA CHUVA, JOÃO DO MATO, GIGANTE DO FUMO, PIROCA CANA, CHICO VIADO, ZEFA DE CIMA, MARIA DA BUNDA, ETC.

19 SABINADA– 1837 – 1838 (BAHIA) CAUSAS OPOSIÇÃO AO CENTRALISMO.
RENÚNCIA DE FEIJÓ E ELEIÇÃO DE ARAÚJO SILVA. OBJETIVOS FALTA DE PROPOSTAS CONCRETAS. NÃO TINHA CARÁTER SEPARATISTA. PROCLAMAR A REPÚBLICA ATÉ A MAIORIDADE DE D. PEDRO II. LÍDERES FRANCISCO SABINO ÁLVARES DA ROCHA.(Médico) FIM DA REVOLTA PRISÃO E MORTES. SABINO FOI EXILADO NO MATO GROSSO. CARACTERÍSTICAS DIFICULDADES ECONÔMICAS DA PROVÍNCIAS. RECRUTAMENTO FORÇADO PARA LUTAS CONTRA FARRAPOS. SEPARATISMO PROVISÓRIO. ADESÃO DA CLASSE MÉDIA URBANA. TOMARAM O PODER MAS FORAM TRAÍDOS.

20 BALAIADA (1838 – 1841) -MARANHÃO
CAUSAS CRISE ECONÔMICA DO ALGODÃO. DIVERGÊNCIAS ENTRE GRUPOS LOCAIS. POBREZA DA POPULAÇÃO. OBJETIVOS FALTA DE PROPOSTAS CONCRETAS. ANTILUSITANAS LÍDERES RAIMUNDO GOMES, MANUEL Fco. DOS ANJOS E O PRETO COSME. FIM DA REVOLTA PRISÃO E CONDENAÇÃO A MORTE. CARACTERÍSTICAS CONCORRÊNCIA COM ALGODÃO DOS EUA PRIVILÉGIO PARA LATIFUNDIÁRIOS E COMERCIANTES PORTUGUESES. MANIPULADOS E TRAÍDOS PELOS LIBERAIS LOCAIS (bem-te-vis). REPRIMIDOS POR DUQUE DE CAXIAS.

21 FARROUPILHA (1835 – 1845) - RS CAUSAS
Impostos exigidos pela produção de charque. Discordância dos participantes com o centralismo administrativo e político. OBJETIVOS Autonomia provincial, formação de uma República independente. LÍDERES Bento Gonçalves, Canabarro e Garibaldi. FIM DA REVOLTA 10 anos de conflito – assinada a Paz de Ponche Verde. Anistia dos culpados e incorporação dos farrapos ás tropas do governo. Permissão para escolher o Presidente da Província Devolução das terras confiscadas na guerra. Proteção ao charque contra a concorrência externa Libertação do escravos envolvidos.

22 FARROUPILHA (1835 – 1845) - RS CARACTERÍSTICAS Revolta elitista e mais longa do período. Altos impostos para o Charque dos gaúchos e baixos impostos com o Charque do URU e ARG. Nomeação de um presidente da província pelo RJ, contrariando aos interesses gaúchos. Proclamaram a República Rio-Grandense (1835) República Juliana (jul-nov de 1939) Era um estado aberto aos ideais republicanos, federalistas e separatistas. Oposição a centralização do poder.

23

24 REVOLTA DOS MALÊS - BAHIA
CAUSAS Os negros islâmicos que exerciam atividades livres, conhecidos como negros de ganho (alfaiates, pequenos comerciantes, artesãos e carpinteiros). Apesar de livres, sofriam muita discriminação por serem negros e seguidores do islamismo. Em função destas condições, encontravam muitas dificuldades para ascender socialmente. OBJETIVOS Estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. LÍDERES Pacífico Licutã, Manuel Calafate e Luis Sanim. FIM DA REVOLTA No conflito morreram sete soldados e setenta revoltosos. Cerca de 200 integrantes da revolta foram presos pelas forças oficiais. Líderes condenados a morte.

25


Carregar ppt "Cabanagem – 1835 – 1840 (PARÁ) CAUSAS ISOLAMENTO DA PROVÍNCIA DISCORDÂNCIA COM O GOVERNO DE D. PEDRO I OBJETIVOS INDEPENDÊNCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google