Anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REVISÃO PROVA BIMESTRAL.
Advertisements

BIOLOGIA Anelídeos Artrópodes Módulo 26 – Página 01 à 10.
Biologia Professor Thomaz Nagel
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS
Filo ANNELIDA.
FILO DOS ARTRÓPODES.
Filo dos Anelídeos.
FILO ANNELIDA.
Filo dos Artrópodes Animais com patas articuladas.
ARTRÓPODOS.
ANELÍDEOS.
FILO DOS ANELÍDEOS Prof.:Sergyo Costa.
ARTHROPODES.
PROF. REGINALDO FONSECA
REVISÃO PROVA Ciências 7º BIMESTRAL – 3º BIMESTRE
FILO ARTRÓPODES.
ANELÍDEOS.
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL – 3º BIMESTRE – 7ºS ANOS. (MOLUSCOS) (ARTRÓPODES- INSETOS, ARACNÍDEOS, CRUSTÁCEOS, DIPLÓPODES E QUILÓPODES) (EQUINODERMOS)
(gr. Arthros= articulação e podos= pés)
Artrópodes.
ARTRÓPODES PROF. ÉDER.
PLATELMINTOS ESQUISTOSSOMOSE- Barriga d’água TENIASE - Solitárias.
ANELÍDEOS.
FILO ARTHROPODA Arthros: articulação Podos: pés
ARTRÓPODES.
Prof. Lourenço Artrópodes Prof. Lourenço
Arthropodes Animais de patas articuladas;
Anelídeos Prof. Christiano Póvoa Prof. Christiano Póvoa.
ARTROPODES.
Filo Artrópode BALA 2011.
Capítulo 10 Anelídeos e Moluscos. Os anelídeos Característica principal dos anelídeos Corpo cilíndrico segmentado (dividido) em anéis. Na superfície.
CARACTERÍSTICAS GERAIS Do grego, nemato = fio ou filamento + helmins = verme; Antes eram classificados dentro de um grupo maior, o filo Asquelmintos;
ANFÍBIOS. REPRESENTANTES DOS ANFÍBIOS: CARACTERÍSTICAS GERAIS: Origem do termo: anfi= duas Origem do termo: anfi= duas bios= vida bios= vida “São.
ARTRÓPODES ARTRÓPODES. Filo Arthropoda (Artrópodes) Do grego, arthros = articulado e podos = pés; É o filo mais abundante em quantidade de espécies descritas.
GRUPO 4: AGNES WAZEM, GIOVANNA QUEIROZ E IZABELA MAZZOTTI ANIMAIS INVERTEBRADOS: CRUSTÁCEOS.
O estudo do reino animal
Zoologia – O estudo dos animais Invertebrados
= pés articulados Introdução Mais diversificados do planeta;
Filo Artrópode BALA 2012.
Cnidários.
EQUINODERMOS.
ANELÍDEOS Página 127.
EQUINODERMOS Página 72.
PLATELMINTOS Página 103.
Moluscos.
MOLUSCOS.
CRUSTÁCEOS.
Moluscos Capítulo 21. Moluscos Capítulo 21 Representantes: Lulas, Polvos, lesmas, caracóis, mariscos, ostras, mexilhões, sépias, náutilos, quíton...
E o tema de hoje é????.
Artrópodes Cap 22 e 23. Artrópodes Cap 22 e 23.
Capítulo 20 Anelídeos O filo agrupa animais de corpo cilíndrico e segmentado (metameria); São triblásticos, protostômios e possuem simetria bilateral;
MOLUSCOS Animais de corpo mole; Alguns possuem conchas;
CLASSE CHILOPODA Classificação cientifica dos quilopodes
ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET
Artrópodes (Filo Arthropoda). Características Gerais O filo Arthropoda (do grego arthros, articulação, e podos, pé, perna) é o mais diversificado do planeta,
Reino Animal Invertebrados.
ANELÍDEOS.
MOLUSCOS.
Filo Mollusca.
Equinodermos.
ARTRÓPODAS.
FILO ARTHROPODA Prof. Marcelo.
Filo Mollusca.
Trabalho de biologia Matheo Canhoto Nº 21.
Filo dos anelídeos.
Profª Janaina Q. B. Matsuo
Profª Janaina Q. B. Matsuo
Filo Echinodermata (Equinodermos) Do grego echinos: espinhos; derma: pele. O filo possui cerca de 6000 espécies descritas, todas marinhas. Os equinodermos.
Anelídeos (ANNELIDA) Alunos: João Victor, Luiz Henrique, Natanael.
Ciências Os invertebrados Invertebrado ou vertebrado? Fonte: Banco de imagens da Rede Pitágoras 2008.
Transcrição da apresentação:

Anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação.

Características: O corpo é composto por anéis (metâmeros) revestido por celoma. O celoma é uma cavidade corporal que se localiza no interior da mesoderme. É preenchido por um líquido chamado de fluido celômico, onde se alojam as vísceras do animal. Na ausência de esqueleto, o celoma fornece a sustentação do corpo e auxilia na locomoção.

Características: São triblásticos. Celomados. Possuem simetria bilateral. Vivem em ambientes aquáticos e terrestres. Podem ser de vida livre ou parasitas (internos e externos). Possuem esqueleto hidrostático (preenchido por celoma). Apresentam parapódios (servem como pés rudimentares). São monoicos e dioicos.

Sistema digestório sistema digestório completo. Os órgãos digestivos em sequência são: a boca, o papo, a moela, o intestino e o ânus. O alimento fica armazenado no papo, segue para a moela onde é triturado e no intestino ocorre a absorção dos nutrientes. O modo de alimentação varia conforme a espécie, mas podem ser herbívoros, carnívoros e hematófagos.

Sistema circulatório e excretor sistema circulatório fechado. Isso quer dizer que o sangue corre dentro de vasos. No sangue encontra-se a proteína hemoglobina, porém sem hemácias. é composto por dois vasos, um dorsal e outro ventral. além de um conjunto de vasos contráteis, que podem ser comparados aos corações. Esses animais apresentam um par de nefrídios por segmento, os quais são responsáveis por retirar as excretas do sangue e do celoma.

Sistema respiratório A pele fina e úmida permite as trocas gasosas com o ambiente, o que caracteriza a respiração cutânea. Os anelídeos aquáticos realizam a respiração branquial.

Sistema nervoso é do tipo ganglionar. É composto por um par de gânglios cerebrais, de onde partem dois cordões nervosos ventrais. Ao longo dos cordões, há um par de gânglios em cada anel.

Sistema reprodutor pode ser de forma assexuada ou sexuada. Com exceção dos poliquetos que são dióicos, os demais anelídeos são monóicos (hermafroditas). No caso dos monóicos, como a minhoca, existe uma porção do corpo que auxilia na reprodução, o clitelo. O clitelo é um anel mais claro que libera um muco que ajuda na fixação de duas minhocas no momento da fecundação.

classificação Oligochaeta Possuem poucas cerdas por segmentos. Corpo dividido em anéis (segmentos). Vivem na terra, mas sempre com umidade.

classificação Polychaeta Anelídeos marinhos. Apresentam muitas cerdas por segmento. Tem a cabeça diferenciada pela presença de tentáculos.

classificação Hirudinea Anelídeos aquáticos ou terrestres. Não apresentam cerdas. Fixam-se a substratos por meio de ventosas que servem para locomoção e nutrição.

artrópodes são animais dotados de patas articuladas e que possuem esqueleto externo (exoesqueleto) nitidamente segmentado. Entre eles, besouros, borboletas, aranhas, camarão, centopeia e piolho de cobra.

Características: Todos os artrópodes possuem o corpo dotado de vários segmentos e apêndices articulados, como patas e antenas, que possibilita movimentos. tem o exoesqueleto que confere rigidez (permite sustentar o corpo) e impermeabilidade. O exoesqueleto é constituído de quitina. Possuem corpo dividido em cefalotórax e abdome (crustáceos e quelicerados) ou em cabeça, tórax e abdome (insetos e miriápodes), de acordo com o grupo.

Sistema digestório O sistema digestório é completo (boca e ânus). apresenta peças bucais (mandíbulas, quelíceras, entre outras) adaptadas à alimentação. tubo digestório com regiões diferenciadas e glândulas acessórias. A digestão é extracelular;

Sistema circulatório é aberto (lacunar). com um coração dorsal que bombeia a hemolinfa (líquido sanguíneo) por espaços dentro do corpo;

Sistema respiratório está presente e varia de acordo com o grupo: nos crustáceos é feita por brânquias realizando as trocas gasosas entre a água e a hemolinfa. nos insetos é por traqueias, que levam o ar direto aos tecido. e nos aracnídeos por filotraqueias;

Sistema nervoso é constituído por um par de gânglios cerebrais e um cordão nervoso ventral com pares de gânglios distribuídos por segmento;

Sistema excretor nos insetos é constituído pelos túbulos de Malpighi. nos crustáceos por glândulas antenais (glândulas verdes). nos aracnídeos além dos túbulos de Malpighi há glândulas coxais;

Sistema sensorial dos artrópodes é bem desenvolvido, todos possuem pelos quimiorreceptores no corpo com função táctil, as antenas também tem função táctil e os insetos e crustáceos possuem olhos compostos;

Sistema reprodutor é sexuada (com presença de gametas). a maioria dos artrópodes é dioica (sexos separados). Em geral, nos crustáceos a fecundação é externa e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto com vários estágios larvais. nos insetos e aracnídeos a fecundação é interna, sendo que nos insetos o desenvolvimento pode ser direto ou indireto com ocorrência de metamorfose completa ou gradual.

classificação Insetos grupo com maior diversidade entre os animais. possui cerca de 900 mil espécies. Possuem 3 pares de patas. 2 pares de antenas. além de 1 ou 2 pares de asas. Exemplos: abelha, mariposa, gafanhoto, pulga, traça, barbeiro, mosquito;

classificação Quelicerados Corpo dividido em cefalotórax e abdomen,. a classe dos aracnídeos é composta de animais com 4 pares de patas. sem antenas. no lugar de mandíbulas possuem quelíceras e palpos, sendo assim chamados quelicerados. entre eles, Exemplos: aranha, carrapato, escorpião, ácaro;

classificação Crustáceos possuem geralmente 5 pares de patas. 2 pares de antenas. Corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Dois pares de mandíbulas e maxilas. Apresentam estágios larvais. Encontrado em água doce ou salgada. Exemplos: camarões, caranguejos, lagostas, siri, etc

classificação Quilópodes Corpo dividido em cabeça e tronco. Possuem um par de antenas. Possuem dois pares de mandíbulas e maxilas. Apresentam um par de patas por segmentos. Vivem em ambientes terrestres. Exemplos: lacraias.

classificação Diplópodes Corpo dividido em cabeça e tronco. Possuem 1 par de antenas. Possuem 1 par de mandíbulas e maxilas. Apresentam 2 pares de patas por segmentos. Vivem na terra. Exemplos: embuás e piolho-de-cobra.