Os Dez Mandamentos Êxodo 20:1-17.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Bíblica LC 9 DECEMBER 3, 2011.
Advertisements

O Propósito da Salvação
I a IV V a X 1. Não terás outros deuses diante de mim.
I a IV V a X 1. Não terás outros deuses diante de mim.
Examinar esse tema - INTEGRIDADE
I a IV V a X 1. Não terás outros deuses diante de mim.
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita
O PLANO DE DEUS PARA SUA VIDA
Pr. Jolivê Chaves MIPES USB.
A NOVIDADE DO REINO.
Uma “Tradução” Prática do Pai Nosso Mateus 6: 9-13
MARCOS
Êxodo 20,1-17 Naqueles dias Deus pronunciou todas estas palavras: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros.
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Aliança A historia da salvação resume os gestos libertadores de Deus com relação a humanidade. De modo particular estes atos se fazem sentir na história.
Mapa Bíblico Escatológico
02: Os deveres para com Deus
06: Os deveres para com o próximo (IV)
Introdução ao Curso Bíblico "Conhecendo o Evangelho da Graça"
CONSTRUINDO O CARÁTER  I – INTRODUÇÃO
COMO SOMOS SALVOS? EFÉSIOS 2: 8 e 9 “Porque pela graça sois salvos,mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém.
O JUÍZO FINAL.
O Sábado Sábado o Selo de Deus 3 Peter P. Goldschmidt
O Segundo Mandamento Texto Bíblico: Êxodo 20:12
Lição 07 Os Dez Mandamentos do Senhor Apresentação em Slide
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
SEGUIR A CRISTO O que significa? Mateus 19:16-22 Marcos 10:17-22
A expressão "fundo duma agulha"
A Pessoa e Obra de Cristo
O ANO DO DISCIPULADO “FAZENDO A DIFERENÇA” CAMPANHA: 12 NOITES DE ORAÇÃO PARA 12 MESES ABENÇOADOS! DE 02 A 13/01/2013 “Assim que já não sois.
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
Milagres e Murmurações
VOTO BATISMAL ESTEIO - RS.
Conclusão dos Mandamentos
Sábado o Selo de Deus 4 Jesus e o Sábado Peter P. Goldschmidt
A LEI DE DEUS E A LEI DE CRISTO
Quando o Pai é Nosso.
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
Deuteronômio.
“Mensageiras da Esperança”
“Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.”
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Educação Cristã vs Relativismo
Prioridade à Família.
O Progresso na Fé Cristã
Teste sua Memória. Veja se você é um gênio!
Restaurados por Cristo - Nicodemos
Equilíbrio entre atividade e contemplação
Maltratados,mas agraciados Êxodo 1 1. Introdução O livro de Êxodo é uma continuação da historia de Gênesis e o cumprimento das promessas feitas por Deus.
A Lei de Deus Êxodo
ADORANDO COMO DEUS QUER SER ADORADO.
A perseverança dos santos
Moisés Sobe ao Monte Sinai
HOMEOPATIA MEDICINA DO POSITIVO.
Hino 547 – “Os Teus Remidos” Richard Holden
Igreja Batista Monte Sião
A partir deste estudo, estão apresentadas as verdades demonstradas através dos objetos do santuário, começando pelo lugar Santíssimo, o lugar mais sagrado.
LIÇÃO 7 OS DEZ MANDAMENTOS DO SENHOR
Cristianismo A face humana de Deus.
LIÇÃO 2 O PADRÃO DA LEI MORAL
LIÇÃO 4 NÃO FARÁS IMAGENS DE ESCULTURAS
LIÇÃO 10 – NÃO FURTARÁS Prof. Lucas Neto.
EXPERIMENTE UMA VIDA ABUNDANTE
“Por que, nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto.
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” II Coríntios 5: 17.
A Igreja de Deus nos Últimos Dias
Os Dez Mandamentos.
"Jesus olhou para ele e o amou”. Marcos 10.21a
Transcrição da apresentação:

Os Dez Mandamentos Êxodo 20:1-17

Introdução Os dez mandamentos são a expressão da vontade de Deus para toda a humanidade. Revelam a vontade atemporal e absoluta de Deus. Faremos uma analise da lei moral de Deus sintetizada pelos dez mandamentos.

Introdução Os conceitos de verdade e moral hj passam pelo relativismo e o subjetivismo. RELATIVISMO: Teoria que ensina que os valores são construídos pelo consenso social em uma determinada época. SUBJETIVISMO: Teoria que ensina que os valores são construídos pelo sujeito.

A Renovação da Aliança O caráter unilateral da aliança O caráter bondoso da aliança A responsabilidade do homem na aliança

II. A Introdução aos Dez Mandamentos As palavras introdutórias aos dez mandamentos apresentam o legislador. Não se trata de Moisés, mas o próprio Deus.

III. As duas Tábuas da Lei A primeira tábua da lei: Mandamentos referentes à relação do homem com Deus: 1º Mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim”. (Vs 3) 2º Mandamento: “Não farás para ti imagem de escultura, nem figura alguma de tudo que há em cima no Céu, e do que há embaixo na terra, nem de coisa alguma que haja nas águas, debaixo da terra.Não as adorarás, nem lhes darás culto.” (Êx 20.4,5) 3º Mandamento: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão (Êx 20.7). 4º Mandamento: Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. (Êx 20.8)

III. As duas Tábuas da Lei A segunda tábua da lei: Mandamentos referentes à relação do homem com o seu próximo 5º Mandamento:”Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. (Êx 20.12) 6º Mandamento: “Não matarás” (Êx 20.13) 7º Mandamento:”Não adulterarás” (Êx 20.14)

III. As duas Tábuas da Lei A segunda tábua da lei: Mandamentos referentes à relação do homem com o seu próximo 8º Mandamento: “Não furtarás” (Êx 20.15) 9º Mandamento:”Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” (Êx 20.16) 10º Mandamento: “Não cobiçarás a casa do teu próximo” (Êx 20.17)

IV. O Cumprimento da Lei Qual o papel da Lei? Paulo afirma que pela Lei vem o pleno conhecimento do pecado (Rm 3:20) A função da lei é mostrar ao homem sua própria miséria, convencê-lo de sua incapacidade, e assim, conduzi-lo a confiar na obediência de Cristo Jesus, o único que obedeceu perfeitamente a Lei de Deus.

IV. O Cumprimento da Lei De que maneira estamos debaixo da graça e não da Lei? Não estamos mais debaixo da lei, no sentido de que não mais estamos sob a condenação da lei (Rm 8.1-2) No entanto, não devemos desconsiderar a validade normativa de lei moral de Deus para os nossos dias. Nós, os salvos em Cristo, continuamos sob a obrigação de obedecer a lei por outras razões: Manifestar gratidão pela obra de Cristo Evidenciar o novo nascimento Testemunhar o evangelho da graça

V. Conclusão A Lei moral de Deus sintetizada pelos dez mandamentos constitui os padrões absolutos de Deus para a vida humana. A síntese destes padrões contempla a relação do homem com Deus e a relação do homem com o seu próximo. Deus exige que o homem ame a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo, o que significa observar os dez mandamentos.

VI.Aplicação Contemple a lei em toda a sua profundidade. Reconheça sua impossibilidade de cumpri-la perfeitamente. Confie sua salvação aos méritos de Cristo Jesus. Lute contra o relativismo e o subjetivismo reinantes em nosso tempo. Defenda os padrões absolutos estabelecidos por Deus em sua Palavra. Seja grato, evidencie seu novo nascimento e testemunhe, dirigindo sua vida pelos mandamentos do Senhor. Extraido Revista Expressão-Ed Cultura Cristã – Lição 9