Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Núcleo e Divisão Celular
Advertisements

CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
TEORIA DE CONTROLE II (CEL039) Apresentação do Curso
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA BIOLOGIA – bios = vida; logos = estudo.
Função Exponencial.
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
Administração para Engenharia
Administração Organizacional
Auditoria de Segurança da Informação
II – ESTRUTURA ESTELAR 1: - Generalidades 2: - Definição de Estrela
Arquivo atualizado em 29/set/13. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Índice: Biologia 1. Materiais terrestres; 2. Ambientes naturais
Monitoria GDI Aula Prática
CURSO DE TECNOLOGIA EM SILVICULTURA HORÁRIO 2º. SEMESTRE – 2013 N1
Calculada a solução óptima
Como aplicar leis da lógica
O Que é a Física.
Momentos de Inércia Cap. 10
Biomedicina Perfil do Egresso Área de atuação:
Organização curricular e conteúdos de biologia
Dinâmica do Movimento Plano de um Corpo Rígido: Força e Aceleração
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Dinâmica de um Ponto Material: Impulso e Quantidade de Movimento
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Dinâmica de um Ponto Material: Impulso e Quantidade de Movimento
MECÂNICA - DINÂMICA Dinâmica de um Ponto Material: Impulso e Quantidade de Movimento Cap. 15.
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Introdução a Interações Moleculares
Onde os Biomédicos atuam?
Sandra Escovedo Selles Fac. de Educação da UFF – SBEnBio
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Salas de Matemática.
Genética Molecular e Humana
Funções e suas propriedades
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
TEM FÍSICA AO SEU REDOR Prof.: Joni.
IF696 - Integração de Dados e DW
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Brasília, 9 de Setembro de 2014
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Somatório e Produtório
Benefício de dentro para fora
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Rio Verde - Goiás - Brasil
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Óptica: Segmento da Física que estuda os fenômenos luminosos.
O Que é a Física.
Física Básica Exercícios
Projeto da Monitoria de Biofísica
Introdução à Biologia.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Acadêmica: Adriane F. Bido 3º Semestre PET Biologia.
Transcrição da apresentação:

Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos Objetivos Compreender aplicações da Física em Ciências que estudam a vida. Mas, o que é estudar a vida? Dar sentido a vida? Entender como a vida começa? Aprender como se diferencia seres vivos dos inanimados? As chamadas ciências biológicas se entregaram a tentar responder as duas últimas questões A ferramenta primeira que os biólogos utilizaram foi a catalogação. Aristóteles é tido como o primeiro biólogo.

Durante muitos anos o ser humano era estudado como um capítulo à parte dos animais, sendo assim, estudar biologia não era estudar o homem, pois ele parecia ser vivo, mas ser uma vida diferente da que conhecemos nos animais. (Agostinho, 321 A. D.) A classificação dos seres vivos A chamada evolução dos seres vivos. A estrutura das células

Classicamente a Biologia se dividiu em vários ramos, os quais podemos classificar de forma geral: Zoologia Botânica Microbiologia Micologia Bacteriologia Virologia Citologia ou Biologia Celular Genética Biologia Molecular Sistemática (taxonomia e filogenia) Biologia Evolutiva Fisiologia Ecologia Biologia de Sistemas Biologia da Conservação Bioética Biologia do Desenvolvimento Histologia Etologia Imunologia Biotecnologia Paleontologia Etnobiologia Existem outras aplicações e ramos da Biologia. A chamada área da saúde é uma área a parte que usa as ciências biológicas. Assim: Medicina, Enfermagem, Biomedicina e mesmo Medicina Veterinária seriam atividades da área da saúde apesar de usarem muitas ciências biológicas.

Podemos destacar alguns ramos que necessitam muito de Física e Matemática em seus trabalhos. Zoologia Botânica Microbiologia Micologia Bacteriologia Virologia Citologia ou Biologia Celular Genética Biologia Molecular Sistemática (taxonomia e filogenia) Biologia Evolutiva Fisiologia Ecologia Biologia de Sistemas Biologia da Conservação Bioética Biologia do Desenvolvimento Histologia Etologia Imunologia Biotecnologia Paleontologia Etnobiologia A Física pode atuar das mais diversas formas no desenvolvimento destes ramos. E qual Física pode atuar nestes ramos?

Física Nuclear: - Radiologia e produção de imagens através de raios-X. - Radioterapia, uso de radiofármacos e processos de imageamento. - Medicina nuclear - tratamento dos mais diversos. Neste ramo a Física é uma ferramenta, uma técnica para a biologia A Biofísica: - Utiliza técnicas da Física para desvendar o comportamento, a estrutura e a funcionalidade de moléculas, células, proteínas, lipídios e etc. - Esta disciplina também procura explicar os fenômenos dos sentidos usando princípios Físicos como a visão, a audição e a fonação. Os ramos da Física que ela utiliza são a ótica e acústica. Muito do comportamento dos sistemas do corpo dos animais e do homem precisam de conceitos criados dentro da Física como pressão, fluxo e resistência. Assim, precisamos da Mecânica dos Fluídos para entender muitas questões como por exemplo as levantadas pela nefrologia.

O que estudaremos nesta disciplina? No entanto, outras áreas das Ciências Biológicas procuram entender de maneira mais sistemática usando os métodos de raciocínio da Física a própria Biologia e a vida. O que estudaremos nesta disciplina?

I. BIOMECÂNICA a-) Equilíbrio, b-) Força muscular, c-) Resistência dos ossos. II Energia: a-) Térmica; b-) Química; c-) Fluxo de energia no ecossistemas. III FÍSICA DA PERCEPÇÃO  a-)Visão, b-) Audição; c-) Fonação . IV FUNCIONAMENTO CELULAR  a-) Potenciais de membrana; b-) Potenciais de ação c-) Propagação de impulsos. V Física salvando vidas: a-) Radioatividade, b-) Raio – X, c-) radiação não-ionizantes, d-) Radiofármacos, e-) Decaimento radioativo. Temas para seminários A energia do corpo humano e as dietas (26/08/2013). A pressão arterial e a mecânica dos fluídos (23/09/2013). A Mecânica dos fluidos aplicada ao aparelho circulatório (28/10/2013). Os radioisótopos no tratamento de cânceres dos ossos (25/11/2013). A ideia dos seminários é de construir material instrucional e explicar para alunos de ensino médio e público em geral os conceitos apresentados, é claro que também visa melhorar a sua aprendizagem. A média final da disciplina será NF calculada a partir da nota das 3 provas e da nota do relatório de acordo com o plano de curso.

Boa sorte Referências Gordon, R. “A assustadora História da Medicina” Ediouro: São Paulo, 1995. Okuno, E. et. al. “Física para Ciências Biológicas e Biomédicas” Harbra: São Paulo, 1982 Corso, G. “Os conteúdos das disciplinas de biofísica e física” RBEF, v. 31, 2, 2703 (2009)