Professor Antônio Ruas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão Ambiental..
Advertisements

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Universidade Católica
Epidemiologia Descritiva
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ecologia.
Sistemas de Gestão Integrada
Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ ª CONFERÊNCIA SOBRE PLANEJAMENTO INTEGRADO.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Gestão Ambiental Aplicada
Emergências e Desastres
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
INTRODUÇÃO À SAÚDE PÚBLICA
Professor Antônio Ruas
Curso Técnico em Meio Ambiente
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Professor Antônio Ruas
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Introdução a Ciência do Solo
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
Clique para editar o estilo do título mestre DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1 Introdução à engenharia de produção II.
Utilização e consequências
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
EPIDEMIOLOGIA Prof Ms Benigno Rocha.
1º ano BIOLOGIA CAROL 2010.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Métodos de controle da poluição atmosférica
PSICOMOTRICIDADE.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Comportamento Saudável
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Meio Ambiente e Planejamento Professora Sueli Bettine Aula 1 Apresentação da disciplina Conceitos e Definições.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
A biologia é a ciência que se centraliza no estudo da vida
Introdução a Engenharia de Alimentos
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Professor Alan Alencar
Turismo e Impacto Ambiental Prof.Nara Santos UFPel 2008.
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
ISO Sistema de Gestão Integrada em Saúde e Segurança do Trabalho.
Sistema de Gestão Ambiental
Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
Saúde individual e comunitária Esquema e ideias-chave
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
Universidade de Brasília Centro de Desenvolvimento Sustentável Disciplina: Indicadores de Desenvolvimento Sustentável Professores: Saulo Rodrigues Filho.
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
DL 77/2006 – Transposição dos Anexos da DQA Este documento não tem os anexos completos. Os slides foram baseados nos Anexos da transposição da Directiva.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Utilização de bioindicadores na avaliação de impacto e no monitoramento da contaminação de rios e córregos por agrotóxicos 
Conceito de Saúde Luciane De Rossi.
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 10
Planejamento estratégico
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
 Criado em 1970, nos EUA, pela National Sanitation Foundation. Em 1975 a CETESB começa a adotar.  Desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta,
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Ciências Naturais – 8.º ano
Estressores: Conceitos. “Condição externa que causa uma alteração potencialmente prejudicial em sistemas biológicos.” (Hoffmann & Parsons, 1991) Estresse.
Transcrição da apresentação:

Professor Antônio Ruas Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Componente curricular: BIOINDICADORES AMBIENTAIS Aula 1-2 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 30 2. Carga horária semanal: 2 (4 concentradas) 3. Semestre: 1° 4. Ementa. 5. Roteiro: ver impresso

I. Ementa

III. Objetivos

II. Referências bibliográficas

O que são bioindicadores? Bioindicadores são espécies, grupos de espécies ou comunidades biológicas cuja presença, quantidade e distribuição indicam a importância de impactos ambientais em um determinado ecossistema. Vêm sendo aplicados principalmente aos ambientes aéreo e aquático. As plantas bioindicadoras, devido sua sensibilidade às alterações no ambiente, oferecem significativa resposta aos poluentes atmosféricos, apresentando modificações em suas estruturas. No ambiente aquático, numerosos grupos de organismos são usados para indicar condições ecológica e alterações antrópicas.

Qualidade de vida, percepção e bioindicadores. Bassani, M. cita Neri (1997) para definir qualidade de vida: " um constructo multidimensional referenciado a critérios sociais normativos e intrapessoais, a respeito das relações atuais, passadas e prospectivas que o indivíduo maduro ou idoso faz de suas relações com o meio ambiente". Avaliar esta definição. Procurar confluências com a definição de Promoção da Saúde, baseadas na Conferência de Ottawa (1986): "...o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle desse processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente... Assim, a promoção à saúde não é responsabilidade exclusiva do setor da saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global."

Qualidade de vida, percepção e bioindicadores. Numa dimensão de psicologia ambiental, a autora ainda menciona a qualidade ambiental como indicador de qualidade de vida, segundo Wiesenfeld (1995): " qualidade ambiental é um termo complexo e multidimensional que engloba os diferentes componentes da avaliação ambiental. Baseia-se em noções extraídas das referências pessoais do indivíduo e para cada classe de edificações ambientais, (residências, oficinas, escolas) com o que se obtêm os elementos salientes do contructo para cada dimensão e se adquire uma informção completa sobre o indicadores objetivos e subjetivos da qualidade ambiental" Depreende-se que qualidade ambiental está relacionada a conceitos, ações antrópicas e percepções. O uso de bioindicadores dependerá de definições àcerca destas dimensões.

Qualidade de vida, percepção e bioindicadores. Finalizando esta parte, a autora apresenta os fenômenos estudados na psicologia ambiental: Espaço pessoal; Privacidade; Territorialidade; Aglomeração; Commons; Estresse.

Utilização de bioindicadores de poluição em condições temperadas e tropicais. Conceituações importantes: Bioindicação, com origem na ecotoxicologia, o uso dos seres vivos para a verificação e avaliação dos efeitos da poluição ambiental, no ar, água ou solo. Emissão, do poluente; Dispersão, no meio ambioente; Imissão, de origem alemão, as concentrações ambientais; Efeitos, do poluente na saúde ambiental.

Utilização de bioindicadores de poluição em condições temperadas e tropicais. Conceituações importantes: Bioindicadores: Qualquer ser vivo é um bioindicador, porque reage com as alterações ambientais. Arndt (1996), especifica como "organismos ou comunidades que reagem a alterações ambientais com a modificação de suas funções vitais normais e/ou da sua composição química, permitindo conclusões a respeito das condições ambientais". igem na ecotoxicologia, o uso dos seres vivos para a verificação e avaliação dos efeitos da poluição ambiental, no ar, água ou solo".

Utilização de bioindicadores de poluição em condições temperadas e tropicais. Conceituações importantes: Bioindicadores de reação, resposta ou sensitivos: Indicadores da presença de estressores, ou agentes poluentes. São detalhados como organismos apontadores ou indicadores ecológicos. Indicam o impacto da poluição através de mudanças populacionais, desaparecimento ou redução em indicadores de diversidade. Podem ser usados como monitores passivos, ou organismos presentes, quando a avaliação é principalmente qualitativa. Fitorremediação, fitorremediadores.

Utilização de bioindicadores de poluição em condições temperadas e tropicais. Uso dos bioindicadores de poluição: Verificação do impacto da poluição; Integração de fatores endógenos e externos, conceito aplicado às plantas bioindicadoras principalmente. Detecção de estresse crônico. Prova de impacto; Informar causas do efeito observado; Demonstrar a distribuição espacial do impacto; Inferir riscos potenciais; Complementar o monitoramento físico e químico.

Exercício. Qual a importância dos bioindicadores e como podem ser usados em programas ambientais no Brasil?