A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito de Saúde Luciane De Rossi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito de Saúde Luciane De Rossi."— Transcrição da apresentação:

1 Conceito de Saúde Luciane De Rossi

2 Breve Histórico Sempre houve uma preocupação com a promoção de saúde.
Grécia Antiga (460 aC – 146 aC): Visão centrada no indivíduo; Valorização dos aspectos físicos da saúde pessoal; Primeiras referências sobre a importância das condições de vida como determinantes da saúde.

3 Breve Histórico Roma (146 aC): Período Medieval:
Absorção das práticas gregas, com modificações; Visão centrada no Estado e não no indivíduo; Importância das políticas públicas como produtoras de saúde. Período Medieval: Anos negros da saúde; Clero como classe dominante: valorização do espírito em detrimento do corpo.

4 Breve Histórico Renascimento (séculos XV e XVI): Séculos XVII e XVIII:
Poucos avanços na saúde: processo autoritário para “domar” os países conquistados. Séculos XVII e XVIII: Muitos avanços na medicina e na saúde pública; Para ser saudável deveria adotar um comportamento saudável. Doentes deveriam se isolar.

5 Breve Histórico Século XIX:
Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida; Importância das políticas públicas como produtoras de saúde; Saúde como ausência de doença e Doença com uma etiologia única; Anos 30: “era terapêutica” – unicausalidade, biologicismo, individualismo.

6 Breve Histórico Atualmente:
Organização Mundial de Saúde: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, ocorrendo conjuntamente. Saúde como estado positivo e multidimensional. Inserção de outros profissionais na área da saúde. Coexistência das abordagens: Biomédica; Comportamental; Sócio-Ambiental.

7 ABORDAGENS BIOMÉDICA COMPORTAMENTAL SÓCIO-AMBIENTAL Conceito de Saúde Ausência de doenças e incapacidades Capacidades físico-funcionais; bem-estar físico e mental Estado positivo; bem-estar biopsicossocial e espiritual; realização de aspirações e atendimento de necessidades Determinantes de Saúde Condições biológicas e fisiológicas para doenças Biológicos, comportamentais, estilo de vida Biológicos, psicológicos, sócioeconômicos, educacionais, culturais, políticos, ambientais Estratégias Vacinas, análises clínicas individuais, terapias com drogas, cirurgias Mudança de cpto para adoção de estilo de vida mais saudável Ações políticas; promoção de espaços saudáveis; desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes, reorientação dos serviços de saúde

8 Promoção X Prevenção Prevenção de Doenças: identifica riscos e atua sobre eles, mas não considera a gênese, natureza, mecanismos de atuação ou meios para prevenir a existência desses riscos. Promoção de Saúde: envolve a população como um todo, em seu contexto de vida diário; voltada para determinantes sociais, econômicos, culturais, políticos e ambientais.

9 Psicologia e Saúde Vertente intra-individual:
Explicação da doença como organismo individual; Franz Alexander: psicogênese da doença; Helen Dunbar: relação entre determinadas personalidade e certas doenças.

10 Psicologia e Saúde Vertente psicossocial:
Enfatiza os aspectos psicossociais do adoecimento; Busca nexos causais entre experiências de vida e o adoecer; Estudos sobre eventos de vida e estresse.

11 Psicologia e Saúde Vertente construtivista:
Privilegia a perspectiva do paciente e não a do médico e do sistema de saúde; Doença: fenômeno psicossocial, historicamente construído; indicador da ideologia vigente sobre o adoecer e os doentes em determinada sociedade.


Carregar ppt "Conceito de Saúde Luciane De Rossi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google