Histórico das redes de Incubadoras De Cooperativas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Bem-vindos!.
SALVADOR, BAHIA, OUTUBRO DE 2011
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Desafios das Políticas Públicas de EJA no Maranhão
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Workshop Brasil – India Tecnologia Social Conhecimento, Aprendizado e Prática Rio de Janeiro 04 e 05 de maio 2007 Catia Araujo Jourdan
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONTRIBUIÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
A formação da RBJA e a construção do banco de informações:
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
Profª. Sônia Maria Portella Kruppa
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Anne-Marie Maculan COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro
COMITÊ DE ENTIDADES NO COMBATE À FOME E PELA VIDA TREZE ANOS CONSTRUINDO CAMINHOS PARA MUDAR O BRASIL
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
I Encontro Estadual de Formadores – CFES/SC Agosto de 2010.
Internacionalização de PMEs Brasileiras Evento de Encerramento
Brasil: conquistas e desafios para o sistema de saúde
Plano Estratégico Regional de Turismo
Economia Solidária: Conjunto de atividades econômicas organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras sob a forma de autogestão.
 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO MTE
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Curso de Economia Solidária Módulo V – Metodologia de Incubação Incubes – UFPB Thiago Pacheco Barbosa Processo de Incubação.
MÓDULO III: ECONOMIA SOLIDÁRIA: INSTITUIÇÕES E SOCIEDADE CIVIL SARAH ARAÚJO DE LUCENA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS – INCUBES MÓDULO III ECONOMIA SOLIDÁRIA: INSTITUIÇÕES E SOCIEDADE CIVIL.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
ECONOMIA SOLIDÁRIA  Concepção de ser humano  Concepção de natureza.
Título Título Nome do aluno (aluno) Nome e título do orientador (orientador) Trabalho de Conclusão de Curso da Pós- Graduação em...
COMITÊ COMUNITÁRIO: INTERAÇÃO INSTITUTO DA CRIANÇA – SOCIEDADE
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
Hacia la internalización de la Recomendación 193 de la OIT: Promoción de las Cooperativas Conferencia Intergubernamental SESSÃO BRASILEIRA.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
O QUE É ECONOMIA SOLIDÁRIA? REALIZAÇÃO: APOIO:.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA E.
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Quem Somos A Incubadora do UNILASALLE, é atualmente financiada pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, que constitui-se.
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
ECONOMIA SOLIDÁRIA E O PRINCÍPIO DA COOPERAÇÃO Profa. Dra. Vera Schmitz ago Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho.
1 CONVERSANDO SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA Vera Schmitz Escola de Formação Fé, Política e Trabalho Tema: Trabalho, Renda e Desenvolvimento.
Escola de Formação Fé, Política e Trabalho
Economia Solidária: Outra economia acontece
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Diagnóstico da pequena produção popular e solidária na Amazônia Sibelle Cornélio Diniz e Roberto Luís de Melo Monte-Mór REUNIÃO TÉCNICA MESO-MICRO – INPE/SJC.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

Histórico das redes de Incubadoras De Cooperativas Curso de Economia Solidária Módulo V – Metodologia de Incubação Incubes – UFPB Thiago Pacheco Barbosa Histórico das redes de Incubadoras De Cooperativas

Histórico das Redes de Incubadoras – Curso de Economia Solidária – Módulo V Globalização, Neoliberalismo e Reestruturação Produtiva Iniciativas de reação da Sociedade Civil: Cáritas Brasileira: Projetos Alternativos Comunitários (PAC´s) Assentamentos do MST – Anos 80 Empresas de Autogestão nas Mãos dos trabalhadores: Walig Companhia de Fogões de Porto Alegre (1983) – Encontro dos Trabalhadores em Empresas de Autogestão : Surgimento da ANTEAG (1994) Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida – Herbert de Souza (Betinho) – 1993 Comitê de Entidades Públicas no Combate à Fome e pela Vida – COEP Da distribuição de alimentos ao fomento à Economia Solidária

Histórico das Redes de Incubadoras – Curso de Economia Solidária – Módulo V Surgimento das Incubadoras de Cooperativas Populares - ITCP´s Comunidade de Manguinhos e Fiocruz Coordenação de Programas de Pós-graduação da UFRJ – Repassar a Tecnologia a outras instituições “Neste contexto de Ressurgimento da Economia Solidária no país assistiu-se também a fabricação de um elenco de instituições preocupadas em fomentar a criação e o desenvolvimento de empreendimentos econômicos solidários. As incubadoras vieram atender uma necessidade do movimento da economia solidária com relação a qualificação e assessoria das cooperativas e grupos de produção.” (Singer, 2002)

Histórico das Redes de Incubadoras – Curso de Economia Solidária – Módulo V Disseminação das Incubadoras – Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas (PRONINC) - 1997 Rede de ITCP´s – Articulação inicial Rede Unitrabalho – Rede que agrega atualmente 90 Instituições de Ensino Superior / Finalidade integra universidade e os trabalhadores buscando projetos que melhorem sua condições de vida e trabalho Estratégia das Redes: trocas de experiências, Busca de financiamento e produção do conhecimento

Referencias Bibliográficas Histórico das Redes de Incubadoras – Curso de Economia Solidária – Módulo V Referencias Bibliográficas Gallo, A. R. Empreendimentos Econômicos Solidários: Alternativas organizacionais de (re) inserção econômica e social. 2003. Tese Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. São Paulo Cruz, A. É caminhando que se faz o caminho – diferentes metodologias das incubadoras tecnológicas de cooperativas populares no Brasil. Cayapa: Revista Venezolana de Economia Social. Año 4, n.8, 2004. Singer, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo; Perseu Abramo. 2002.