Eta Carinae Natalia de F. Martins primeiramente... Quem é essa tal de Carinae?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação de Física da Universidade de Aveiro
Advertisements

A Astronomia do Século XXI
A ESCALA DO UNIVERSO Por: Eder Martioli Qual é o tamanho do Universo?
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
FÍSICA – 1º ANO ENSINO MÉDIO – 2010
Estrelas Binárias Por Eslley S. Gonçales Todas as estrelas que eu vejo no céu, que parecem estar próximas uma da outra, realmente estão próximas?
Aglomerados de Galáxias O Universo é bem maior do que você imagina... Por Eslley Scatena.
SOIS DISTANTES Por: Ronaldo Garcia ESCALAS 270 KM !!! ONDE ESTARIA A ESTRELA MAIS PRÓXIMA DO SOL? DF SÓIS DISTANTES DF HSTSci ESCALAS SOL TERRA PLUTÃO.

Observatório do CDCC - USP/SC
Você conhece as estrelas ? Objetos celestes que produzem luz própria O que são estrelas ? Objetos celestes que produzem luz própria através de reações.
Por: Eder Martioli Aqui na Terra estamos sempre comparando o tamanho das coisas, por isso, as vezes dizemos que algo é pequeno ou grande, ou se algum.
Abertura do Setor de Astronomia - CDCC
A Nebulosa de Andrômeda Joseana S. Soares.
ESTA É A VIA LÁCTEA NOSSA CIDADE, ONDE MORAMOS
VIDA E MORTE DAS ESTRELAS Elisabete M. de Gouveia Dal Pino
Estrelas e nebulosas.
1 UNIVERSO Distâncias no Universo Professor António Nunes
UNIVERSO: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Distâncias no Universo
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
Distâncias no Universo
Uma Visão Geral do Universo
NASCIMENTO, VIDA E MORTE
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Eta Carinae: uma estrela exótica Por Sílvia Ribeiro Calbo.
Conceitos de Astrofísica
Aglomerados de Estrelas e a Formação da Via Láctea
Física ECLIPSES E AS FASES DA LUA Ilan Rodrigues.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Escola Secundária Prof. Reynaldo dos Santos
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
às 20:01 (horário de Brasília) Início da Primavera Hoje, 22 de Setembro de 2001 às 20:01 (horário de Brasília) Já estamos na Primavera!
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
24 de agostoO folclore na Astronomia Andrea 31 de agostoAs dificuldades de colonizar Marte Diego 7 de setembro O cometa IsonKaren Próximas Sessões Astronomia.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Universo, Matéria e Energia
A TERRA NO UNIVERSO.
APRESENTAÇÃO ASTRONOMIA.
Terra: Nosso Planeta Azul
A Lua e suas principais características
As Estrelas No Universo existem milhões e milhões de estrelas, com diferentes brilhos e tamanhos. Eis alguns exemplos: Sol Betelgeuse (Fotografia tirada.
ESPECTROSCOPIA O universo em cores
Descubra dez curiosidades sobre o sol
Diagrama de Hertzsprung-Russell
Algumas Constelações Peixes.
Ciências Físico-Químicas
1.1. Como se tornou possível
Por Marina Trevisan Estrela. Objeto celeste em geral de forma esferoidal, no interior do qual reinam temperaturas e pressões elevadas, particularmente.
A geografia do universoraul abramo - cientec A Geografia do Universo. Raul Abramo Dep. de Física Matemática - Instituto de Física - USP
Ele é antes de todas as coisas, e Nele subsistem
Fundamentos de Óptica Geométrica
Galáxias R. Boczko IAG - USP Oeste Leste Sul A Via Láctea e as Nuvens de Magalhães.
Perguntas e respostas.
By Búzios Slides TELESCÓPIO HUBBLE Automático.
Constelação.
Astronomia e Astrofísica
Mas creia, é real. O que você verá agora Poderá parecer ficção...
As estrelas parte I Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel André Luiz da Silva Observatório Dietrich Schiel /CDCC/USP.
Abertura do Setor de Astronomia - CDCC. Setor de Astronomia - CDCC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro.
DESCOBRINDO O CÉU.
Curso de Ventos Estelares Marcelo Borges Fernandes.
Magnitudes Estelares.
QUAL É O TAMANHO DO UNIVERSO?
Digitais de um Criador.
Estrelas: propriedades
As estrelas. Formação e evolução das estrelas Estrelas nascem em nuvens moleculares. Estrelas gastam 90% das suas vidas realizando a fusão nuclear do.
ORIGEM DO UNIVERSO Astronomia Sistema solar Rotação e translação.
Transcrição da apresentação:

Eta Carinae Natalia de F. Martins

primeiramente... Quem é essa tal de Carinae?

Não é nada disso!! Carinae é apenas carena ou quilha (em latim) de um barco Imagem: http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/02/ins-vikrant.jpg A parte inferior em vermelho corresponde a quilha da embarcação.

Nicolas Louis de Lacaille - 1754

Argo Navis

Carinae Pupis Vela

Onde fica Eta Carinae?

Onde fica Eta Carinae?

Nebulosa de Carina

Eta Carinae versus Sol Muito mais ativa 5.000.000x mais brilhante 50.000.000.000x mais distante

Características de Eta Carinae É uma das estrelas mais massivas da nossa galáxia Massa cerca de 100 vezes maior que a do Sol Nota: Massa do Sol 2 000 000 000 000 000 000 000 000 000 000 kg

De fato, existem cerca de 12 estrelas desse tipo na nossa galáxia Estrelas com número pequeno de nascimentos + Tempo de vida curto Estrelas raras!!! De fato, existem cerca de 12 estrelas desse tipo na nossa galáxia

Cerca de 10 000 000 000 de anos Cerca de 3 000 000 de anos Tempo de vida curto: Cerca de 3 000 000 de anos Tá, parece muito, mas... Tempo de vida do Sol: Cerca de 10 000 000 000 de anos

Se Eta Carinae fosse colocada no lugar de Sírius, que se encontra a 8,6 anos-luz de distância , ela brilharia como a Lua Cheia!!

Catalogação de Eta Carinae Edmond Halley - 1677

Em 1827, John Burchell, em visita a São Paulo, alerta John Herschel na África do Sul que Eta Carinae está mudando de brilho 4 para 2.

E a estrela da seu show... Grande Erupção 1830 - segunda estrela mais brilhante do céu noturno.

Seria uma Nova ou Supernova? É uma explosão estelar, na qual a estrela expulsa suas camadas externas para o espaço. COLOCAAAARR O VIDEEEEOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! COLOCAR O VIDEOOO SUPER NOVA!

Possível Supernova!

Possível Supernova! M1

Nebulosa de Caranguejo‏

... e o pisca-pisca estelar continua! 0-1600 - Não consta nos catálogos antigos 1603 a 1677 - Magnitude 4 4 2 1685-89 - Magnitude 4 para 2 1800-22 - Magnitude 6 para 2 1827 - Magnitude 1 para 2 1838 - Magnitude 0.2 3 1843 - Magnitude -1 para 1.8 1 1870 - Magnitude 8 1887-90 - Magnitude 6.5 para 8

Mas existem coisas que o olho humano não percebe...

Augusto Daminelli, IAG-USP

O espectro O que é um espectro?

Vísível

Raio X Visível Infravermelho Rádio

...então a explosão gerou uma nebulosa! A nebulosa de Eta Carinae - NGC3372 Homúnculo 500 vezes o tamanho do sistema solar

O Homúnculo Tamanho (eixo maior): 500 x Sistema solar Massa total (gás+poeira): 2 x Sol Massa da poeira: 1000 x a massa dos planetas do Sistema Solar Velocidade de expansão: fluxo bipolar = 650 km/s .

Sistema binário! Problema em dobro? Mecanismo Orbital Periodicidade espectroscópica Mecanismo Orbital Sistema binário! Sistema binário (Sírius A e B)

Características do sistema A variação de brilho é equivalente a 20 vezes o brilho do Sol. Período de rotação das estrelas (uma em relação à outra) é de 5,5 anos.

Raio: 150 000 000 km Temperatura: 16 000 oC Massa: 110 Msol (ao nascer) 70 Msol (hoje) Temperatura: 30 000 °C Massa: 40 Msol (ao nascer) 30 Msol (hoje) Período: 2014 dias Idade: 2 560 000 anos Distância da Terra: 75 000 000 000 000 000 km

Periastro Apoastro Sistema de Eta Carinae

Simulação do movimento orbital do sistema

CAMPANHA INTERNACIONAL PARA MONITORAR O EVENTO DO ANO 2003 INTEGRAL (Raios gama) Telescópio Espacial de Raios-X CHANDRA Telescópio Espacial Hubble (HST) Laboratório Nacional de Astrofísica - Brasil Observatório Astronômico da África do Sul (SAAO) Universidade de Maryland (Australia Telescope Compact Array)

Descobertas através das observações espectrais Descobertas de 1998 Descobertas através das observações espectrais Eventos de acordo com a entrada e saída da estrela secundária na atmosfera da primária. Descoberta de pulsação em raios-X Diminuição de raios-X no periastro

Pontos a favor da teoria binária: Explica o período de 5,52 anos Se fosse uma só, teria que ter cerca de 180 Msol e já deveria estar na fase final de sua vida, uma vez que a sua idade é estimada em aproximadamente 2 560 000 anos. Velocidade radial periódica observada: pode representar movimento orbital de uma estrela

Mas a teoria binária não resolve todos os problemas... E as explosões?

O que acontecerá se Eta Carinae explodir?

O feixe principal de radiação não está na direçao da Terra!

Quem desvendará os muitos mistérios do nosso universo? “ Toda a nossa ciência, comparada com a realidade, é primitiva e infantil - e, no entanto, é a coisa mais preciosa que temos." Autor: (Albert Einstein)

Fim