Construção de Algoritmos Professor: Aquiles Burlamaqui Construção de Algoritmos AULA 05 Aquiles Burlamaqui UERN 2007.1.

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Construção de Algoritmos Professor: Aquiles Burlamaqui …previously Revisão geral Algoritmos Evolução das Linguagens Interpretação vs Compilação Estrutura de condicionais If switch Estruturas de repetição For While Do...while

Construção de Algoritmos Professor: Aquiles Burlamaqui Conteúdo Programático Unidade I Fundamentos de Lógica de Programação Algoritmo (metalinguagem) Conceitos de memória, variáveis e constantes. Tipos básicos de dados Operadores aritméticos, relacionais e lógicos. Comandos básicos de entrada e saída e atribuição Conceito de bloco de comandos Estruturas de controle de fluxo – condicionais (se, se-senão e caso) Estruturas de controle de fluxo – repetições (para, enquanto e repita-enquanto) Estruturas de Dados Homogêneas (vetores e matrizes) Unidade II Estruturas de Dados Heterogêneas (registros) Modularização Variáveis locais e globais Funções Passagem de parâmetros por valor e por referência Funções recursivas Biblioteca de funções Unidade III Algoritmos de Busca Ponteiros Conceitos Operador endereço e operador de acesso indireto Alocação dinâmica de memória Arquivo

Construção de Algoritmos Professor: Aquiles Burlamaqui Estrutura de dados Heterogêneas Estrutura Uma estrutura (struct) ou registro em C é uma coleção de um ou mais valores, agrupados sob um único nome. Estruturas constituem um recurso importante para organizar os dados utilizados por um programa graças à possibilidade de tratar um grupo de valores como uma única variável. Exemplos:

Construção de Algoritmos Professor: Aquiles Burlamaqui Estrutura struct ponto { int x; int y; }; struct funcionario { int registro; char nome[30]; char depto[5]; float salario; };

Construção de Algoritmos Professor: Aquiles Burlamaqui Estrutura Declarando variáveis do tipo estrutura struct ponto p1, p2, p3; struct funcionario Joao;

Construção de Algoritmos Professor: Aquiles Burlamaqui Estrutura Atribuindo valores p1.x = 10; p1.y = 20; p2.x = p1.x + 5; p2.y = p2.y + 5;

Construção de Algoritmos Professor: Aquiles Burlamaqui Estrutura Atribuindo outra Estrutura funcionario f = Joao; p3 = p2;

Construção de Algoritmos Professor: Aquiles Burlamaqui Estrutura Inicialização de Estruturas struct ponto origem = {0,0}; struct ponto trapezio[] = { { 5,5}, {5, 10}, {10,5}, {10,13} };

Construção de Algoritmos Professor: Aquiles Burlamaqui Exercícios T6: Problema da Tartaruga; Uma tartaruga tem um a caneta e ela anda pela tela desenhando, como um rasto por onde ela passe. Mas caso o usuário queira, ele pode pedir para a tartaruga andar sem deixar um rasto. Problema das 8 rainhas; O problema das oito rainhas consiste em posicionar 8 rainhas em um tabuleiro de xadrez de modo que nenhuma das rainhas ataque a outra. Lembrando, uma rainha no jogo de xadrez se move na horizontal, vertical e ao longo das diagonais. Uma possível solução para esse problema está exemplificada na figura abaixo. Quais e quantas são as configurações possíveis ? Construir uma agenda telefonica

Construção de Algoritmos Professor: Aquiles Burlamaqui Revisão T2 void maiorEntreNNumerosRobusto2(); T3 void arrayCharMinusculaParaMaiuscula(); void primeiroNome(); T4 ? T5 Jogo da velha