Ecologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Terra como um Sistema Conjunto de elementos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros.
Advertisements

O Mundo em nossas mãos!.
Fundamentos da Ecologia
~ , `.
Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
Ecologia Conceitos básicos, cadeias e teias alimentares, fluxo de matéria e energia no ecossistema.
Professora e enfermeira : Drª Carla Gomes Aula I
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
Ecologia.
Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 1 7º ano - Colégio MV 2012
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Relações Alimentares Cadeias alimentares Teias alimentares
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
Cadeia e Teia Alimentar
~ , `.
Cadeia e Teia Alimentar
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
Conceitos Básicos de Ecologia
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
Não percebo nada disto!.
Ecologia.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
APRESENTAÇÃO DESENVOLVIDA PELO PROF. BRUNO CACIQUE
Vida e ambiente Ensino Fundamental – Quarto ciclo Carol e Vitor
Ecologia: definição OIKOS – Casa LOGOS –Estudo
Profª Lucia Helena Amim
Profª Lucia Helena Amim
Curso de Pedagogia 2º Período Prof. M. Sc
Unidade 3 — Fluxos de energia e ciclos de matéria
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
CONCEITOS IMPORTANTES CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Meio Ambiente e Edificações
OIKOS (CASA) + LOGOS (ESTUDO)
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita
Ciência 6º ano – 2011 Professor Paulo
(oikos= casa, ambiente; logos=estudo)
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
Ciências A Teia Alimentar– cap. 2 (6ª série)
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS 1º bimestre: 6º ano.
A VIDA NA TERRA CONDIÇÕES: Temperatura adequada; Água líquida;
CONCEITOS ECOLÓGICOS Conceito Ecológicos.
Ecologia geral.
Cap. 1 O que a Ecologia estuda Professora: Alexsandra Ribeiro
~ , `.
Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.
Estudo das relações entre os seres vivos e seu ambiente.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
Ecossistema É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e.
Cadeia e Teia Alimentar
Ecossistemas.
ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE.
Professora: Carla Bertechini Faria
Parte I = Introdução à ecologia
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- PROFESSORA VANESCA 7º ANO SONDAGEM
Ecologia.
Curso Biologia 2 Professora: Gabriela Souza
COLÉGIO SÃO JOSÉ 3º ANO- ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
COLÉGIO SÃO JOSÉ 6º ANO CIÊNCIAS PROFESSORA VANESCA 2016.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Nosso planeta é formado por elementos Bióticos e Abióticos
Transcrição da apresentação:

Ecologia

INTRODUÇÃO O que a ecologia estuda? A Ecologia é um campo de estudo muito amplo. E todas as informações nos ajudam a melhorar o ambiente em que vivemos, diminuindo a poluição, conservando os recursos naturais e protegendo nossa saúde e a das gerações futuras. Resumindo: Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. E em nossa aula de hoje veremos alguns termos que são utilizados na Ecologia.

População 1º Termo Ecológico: Indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada região formam uma população. Por exemplo: as onças do pantanal formam uma população. As capivaras também podem ser encontradas no pantanal, mas fazem parte de outra população, já que são de outra espécie. Às vezes a população pode aumentar muito, por exemplo, em meados do século XIX, alguns coelhos selvagens foram levados da Inglaterra para a Austrália, para serem usados nas caçadas. Na Europa, as populações de coelhos eram naturalmente controladas por diversos predadores e parasitas. Na Austrália, porém não existiam tantas espécies que atacavam coelhos. O resultado é que esse animal se reproduziu rapidamente chegando a atingir mais de 200 milhões de indivíduos, que passaram a destruir as plantações e as pastagens da Austrália. Isso mostra o perigo de se introduzir num novo ambiente um organismo não nativo. Esta é mais uma das questões que a ecologia estuda: "O que faz o número de indivíduos de uma população aumentar, diminuir ou permanecer constante?".

Comunidade 2º Termo Ecológico: Na figura abaixo, podemos perceber que no mar existem diversos animais e vários tipos de plantas. E há também seres muito pequenos - tão pequenos que só podem ser vistos com aparelhos especiais como os microscópios, que possuem lentes especiais que ampliam a imagem dos seres observados. Se colocarmos uma gota da água do mar no microscópio, veremos um número imenso desses pequenos seres vivos. Pense quantos organismos diferentes podem ser encontrados num jardim: grama, roseiras, minhocas, borboletas, besouros, formigas, caracóis, sabiás, lagartixas... Todos os seres vivos de determinado lugar e que mantêm relações entre si formam uma comunidade. A comunidade do mar abaixo é composta por peixes, algas, plantas, os seres microscópios, enfim todas as populações lá existentes.

Ecossistema 3º Termo Ecológico: Canteiro de jardim Ou A bromélia É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos (fatores bióticos) e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e atmosfera (fatores abióticos) mantém entre si. Todos os elementos que compõem o ecossistema se relacionam com equilíbrio e harmonia e estão ligados entre si. A alteração de um único elemento causa modificações em todo o sistema podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. Se por exemplo, uma grande área com mata nativa de determinada região for substituída pelo cultivo de um único tipo de vegetal, pode-se comprometer a cadeia alimentar dos animais que se alimentam de plantas, bem como daqueles que se alimentam destes animais. A delimitação do ecossistema depende do nível de detalhamento do estudo. Por exemplo, se quisermos estudar o ecossistema de um canteiro do jardim ou do ecossistema presente dentro de uma planta como a bromélia. Canteiro de jardim Ou A bromélia

Biosfera 4º Termo Ecológico: Ainda não temos conhecimento da existência de outro lugar no Universo, atém da Terra, onde aconteça o fenômeno a que chamamos de vida. A vida na Terra é possível porque a luz do Sol chega até aqui. Graças a sua posição em relação ao Sol, o nosso planeta recebe uma quantidade de energia solar que permite a existência da água em estado líquido, e não apenas em estado sólido (gelo) ou gasoso (vapor). A água é essencial aos organismos vivos. A presença de água possibilita a vida das plantas e de outros seres capazes de produzir alimento a partir da energia solar e permite também, indiretamente, a sobrevivência de todos os outros seres vivos que se alimentam de plantas ou animais. Pela fotossíntese que há a absorção de água e gás carbônico e liberação de oxigênio, a energia do Sol é transformada em um tipo de energia presente nos açucares, que pode então ser aproveitada por seres que realizam esse processo e por outros seres a eles relacionados na busca por alimento. A Terra pode ser dividida assim: Litosfera - a parte sólida formada a partir das rochas; Hidrosfera - conjunto total de água do planeta (seus rios, lagos, oceanos); Atmosfera - a camada de ar que envolve o planeta; Biosfera - as regiões habitadas do planeta.

Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. É um conceito da Ecologia, relacionado com os conceitos de litosfera, hidrosfera e atmosfera. Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que vivem no planeta, embora o conceito seja geralmente alargado para incluir também os seus habitats. A biosfera inclui todos os ecossistemas que estão presentes desde as altas montanhas (até 10.000 m de altura) até o fundo do mar (até cerca de 10.000 m de profundidade). Nesse diferentes locais, as condições ambientais também variam. Assim, a seleção natural atua de modo diversificado sobre os seres vivos em cada região. Sob grandes profundidades no mar, por exemplo, só sobrevivem seres adaptados à grande pressão que a água exerce sobre eles e a baixa (ou ausente) luminosidade. Já nas grandes altitudes montanhosas, sobrevivem seres adaptados a baixas temperaturas e ao ar rarefeito. Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são fatores diretamente relacionados à vida.

Cadeia Alimentar A cadeia alimentar é uma sequêncianismos que mostra quem se alimenta de quem. Por exemplo: O ser humano ao comer um bife, está mastigando a carne de um boi que se alimentou de capim. O capim obtém a energia para crescer a partir da luz do Sol, em um processo chamado fotossíntese, e por este motivo é chamado de produtor. Já os organismos não clorofilados são chamados de consumidores. Olhe o esquema abaixo: Produtores     Consumidores  primários     Consumidores secundários Ser humano Boi Capim

Exemplo de Cadeia Alimentar:

A Teia Alimentar Na natureza, alguns seres podem ocupar vários papéis em diferentes cadeias alimentares. Quando comemos uma maçã, por exemplo, ocupamos o papel de consumidores primários. Já ao comer um bife, somos consumidores secundários, pois o boi, que come o capim, é consumidor primário. Muitos outros animais também têm alimentação variada. Um organismo pode se alimentar de diferentes seres vivos, além de servir de alimento para diversos outros. O resultado é que as cadeias alimentares se cruzam na natureza, formando o que chamamos de teia alimentar. Nas teias alimentares, um mesmo animal pode ocupar papéis diferentes, dependendo da cadeia envolvida. Na teia representada no esquema abaixo (siga as setas) o gavião ocupa tanto o papel de consumidor secundário quanto terciário.

(Produtores)                          (Consumidor primário)        (Consumidor secundário)  Plantas, frutos e sementes              Pica-Pau                  Gavião ou         (Produtores)              (Consumidor primário)  (Consumidor secundário) (Consumidor terciário) Plantas, frutos e sementes       Pica-Pau               Sucuri              Gavião

As plantas nunca mudam o seu papel: são sempre produtores As plantas nunca mudam o seu papel: são sempre produtores. E todos os produtores e consumidores, estão ligados aos decompositores, que permitem a reciclagem da matéria orgânica no ambiente.

Entre nesse link e aprenda se divertido! CADEIA ALIMENTAR 01 CADEIA ALIMENTAR 02