Questões do Simulado CSA - Março de 2001

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÔNIA METRÓPOLE PROFESSOR IASBECK produtos manufaturados e escravos
Advertisements

HISTÓRIA Professor Balduino.
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
A Educação no Brasil Colônia
Sociedade do açúcar A lavoura canavieira. O reinado do açúcar.
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
O Quinhentismo no Brasil
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO OBJETIVOS EXPLICAR.
História do Brasil Clique para adicionar texto.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
Literatura Informativa
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
A Expansão territorial
Professor Bruno Barreira
1 - O CICLO DO AÇÚCAR Séc. XVI e XVII (auge). Nordeste (BA e PE).
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
1 – Conquista ou Descobrimento: “A visão Eurocêntrica da História.”
PRODUÇÃO AÇUCAREIRA PECUÁRIA / DROGAS DO SERTÃO MINERAÇÃO
Estrutura político-administrativa da Colônia
A escravidão negra africana no Brasil Colônia
Brasil pré-colonial e estrutura político-administrativa da Colônia
COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História
A COLONIZAÇÃO DO BRASIL
“O Futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Literatura de informação no Brasil.
Primeira missa no Brasil- 26/04/1500 local: Porto Seguro - Bahia
Período Pré - Colonial (1500 a 1530)
Aula 3 – Ínicio da colonização e a economia açucareira.
Profª. Karen Neves Olivan
CIÊNCIA POLÍTICA/TEORIA
17/6/ História do Brasil
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
As rebeliões coloniais
História do Brasil trabalho e riqueza na empresa colonial
Brasil Holandês e Expansão Territorial Colonial
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL
Nem tudo que reluz é ouro.
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
OS PRIMEIROS DESBRAVADORES DO ESTADO DO PARANÁ
Colonização das Américas Grupo 06 – Capítulo 09
A colonização da América Portuguesa Grupo 07 – Capítulo 11
Professor Bruno Barreira
TRATADO DE TORDESILHAS (1494)
BRASIL COLÔNIA: A QUESTÃO DA DIVISÃO DE TERRAS
ECONOMIA AÇUCAREIRA.
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
A AMÉRICA ESPANHOLA Profª Helena Profº Gugu.
Produção literária no Brasil-colônia
Objetivos Centrais: Entender a inserção da América no contexto mundial da europeização; Compreender a exploração das terras americanas por parte das potências.
Revisão História – 7º Ano
A sociedade e a religião na colônia
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL :
Colonização Africana Colonização Africana.
O Período pré-colonial
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
BRASIL COLONIA II PROF: ADRIANO CAJU.
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Capítulo 25 ECONOMIA COLONIAL: O AÇÚCAR Professora Arluce D. Bezerra.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
BRASIL COLONIA I PROF: ADRIANO CAJU.
Brasil Pré-colonial Mão-de-obra: indígena. Escambo Produto: Pau-brasil
Trabalho, poder e riqueza nas colônias americanas
Mineração e Revoltas no Brasil Colonial
Transcrição da apresentação:

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 SIMULADO Nº 1 QUESTÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL Professor Adhemar Bernardes Antunes Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 Questão 1. A sociedade na América Portuguesa foi para Arno Wehling "(...) um cadinho heterogêneo de populações (...), que mesclaram-se ou apartaram-se portugueses transplantados, indígenas e africanos de diferentes culturas, cada qual trazendo consigo suas instituições e seus quadros mentais." Com relação à diversidade da formação social na América Colonial Portuguesa.  Assinale "V" para as proposições verdadeiras e "F" para as falsas.  Em seguida, marque a alternativa CORRETA: Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 (I) O negro africano, como simples objeto e instrumento de trabalho, poucas vezes demonstrou rebeldia frente às péssimas condições de vida que lhe eram impostas. (II) O escravismo, como esteio da economia e elemento da sociedade , gerava uma desqualificação do trabalho aos olhos do homem livre. (III) As estruturas da sociedade colonial brasileira se modificaram em profundidade a partir do século XVIII, nas Minas Gerais, devido à presença de diversos tipos sociais, como tropeiros, vendeiros, mascates e escravos urbanos. Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 (IV) A sociedade mineradora se estabeleceu sob o signo da pobreza e dos conflitos sociais, mas também pode ser considerada como a mais aberta e igualitária da História do Brasil. (V) O engenho era o verdadeiro centro de irradiação de toda a atividade econômica e social do nordeste brasileiro, caracterizado pela forte presença da família patriarcal. (VI) A presença indígena como força de trabalho na sociedade colonial pode ser observada na montagem dos primeiros engenhos açucareiros, além de ter se constituído na principal relação de trabalho do mundo amazônico. Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Assinale a alternativa correta: - a) F;V;F;V;V;F; b) F;V;V;F;V;V; c) V;F;V;F;V;V; d) V;V;V;F;F;V; e) F;V;V;F;F;V. Resposta correta b) F;V;V;F;V;V; Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 Questão 2. Assinale a alternativa incorreta quanto às realizações do governo de Maurício de Nassau, no Nordeste brasileiro, de 1637 a 1644: a) financiamento da recuperação dos engenhos de açúcar; b) tolerância para com as práticas religiosas dos habitantes da terra; c) incentivo a instalação de indústrias manufatureiras em Pernambuco; d) obras urbanísticas na cidade de Recife; e) estímulo à cultura promovendo a vinda de artistas e cientistas da Europa. Resposta correta c) incentivo a instalação de indústrias manufatureiras em Pernambuco; Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 Questão 3. A descoberta de ouro em Minas Gerais trouxe importantes modificações na vida da Colônia, EXCETO:- a) uma sociedade com maior mobilidade social; b) o deslocamento da sede do governo colonial para São Vicente; c) maior contato econômico entre diversas regiões do Brasil; d) aumento do controle metropolitano na região; e) impediu a formação de núcleos urbanos no interior do país. Resposta correta b) o deslocamento da sede do governo colonial para São Vicente; Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 Questão 4. e Questão 5. -AS QUESTÕES DE NÚMERO 4 E 5 REFEREM-SE AO TEXTO A SEGUIR. ELE FOI ESCRITO NO ANO DE 1576 PELO CRONISTA PORTUGUÊS PERO DE MAGALHÃES GANDAVO, QUE RESIDIU NO BRASIL COLONIAL. LEIA-O COM ATENÇÃO. Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 “Havia muitos destes índios pela Costa, junto das Capitanias, tudo enfim estava cheio deles, quando começaram os portugueses a povoar a terra; mas porque os mesmos índios se levantaram contra eles e faziam-lhes muitas traições, os governadores e capitães da terra destruíram-nos, pouco a pouco e mataram muitos deles, outros fugiram para o sertão, e assim ficou a costa despovoada de gentio ao longo das capitanias. Junto deles ficaram alguns índios destes nas aldeias que são de paz, e amigos dos portugueses. A língua deste gentio carece de três letras  não se acha nela F, nem L, nem R, cousa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei; e desta maneira vivem sem justiça e desordenadamente. Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 Estes índios andam nus sem cobertura alguma, assim machos como fêmeas; não cobrem parte nenhuma de seu corpo, e trazem descoberto tudo quanto a natureza lhes deu. (...). Não há como digo entre eles nenhum Rei, nem justiça, somente cada aldeia tem um principal que é como capitão, ao qual obedecem por vontade e não por força; (...) [e que] não castiga seus erros nem manda sobre eles cousa contra sua vontade”. (GANDAVO, Pero de Magalhães. Tratado da Terra do Brasil. História da Província de Santa Cruz. Belo Horizonte / São Paulo: Itatiaia/Edusp., 1980, p. 52-54) Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Responda, assinalando a alternativa correta em relação ao texto:- Questão 4. O tema central do trecho dado, pode ser resumido como sendo:- a) a violência do processo colonizador contra os negros e sua submissão aos portugueses; b) a ausência da ordem política e da fé entre os povos indígenas do Brasil; c) o relato do comportamento e da falta de moral do índio no tocante aos seus costumes; d) a descrição da organização militar e ausência da autoridade indígena; e) a resistência do gentio à colonização e o estranhamento do colonizador frente à cultura indígena. Resposta correta e) a resistência do gentio à colonização e o estranhamento do colonizador frente à cultura indígena. Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 Resposta correta Questão 5. Todas as afirmativas abaixo têm relação com o texto de Gandavo, EXCETO:- a) No início da colonização, os portugueses encontraram diversas tribos indígenas que habitavam o litoral; b) O índio não resistiu à colonização, levando-os a captura e morte; c) A aculturação do indígena foi feita pela catequese, tarefa exercida especialmente pelos jesuítas; d) Na estrutura social indígena, o chefe exercia a autoridade e não poder de mando sobre a comunidade; e) Dentre as formas de rebeldia do gentio, destacaram-se as fugas e o ataque às vilas coloniais. b) O índio não resistiu à colonização, levando-os a captura e morte; Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 Questão 6. A família patriarcal foi o modelo de organização social do Brasil colônia. Sobre ela, é correto afirmar, EXCETO: a) A esposa deveria acatar as ordens do marido, administrar a casa e educar cristãmente os filhos; b) O senhor poderia se servir sexualmente das escravas, consideradas “território do prazer”; c) O primogênito dividia o poder com o pai, pois aos homens cabiam as posições de mando; d) As filhas eram educadas para reproduzir o papel da mãe como esposas servis e submissas; e) A autoridade suprema era a do pai, a quem todos deviam respeito, obediência e subordinação. Resposta correta c) O primogênito dividia o poder com o pai, pois aos homens cabiam as posições de mando; Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 Questão 7. Na estrutura administrativa no Brasil Colonial, as Câmaras Municipais desempenharam importantes funções, tais como, EXCETO: a) conservação das ruas, limpezas da cidade e arborização; b) doação de sesmarias, comando militar e formação de milícias; c) construção de obras públicas: estradas, pontes, calçadas e edifícios; d) regulamentação dos ofícios, do comércio, das feiras e mercados; e) abastecimento de gêneros e cultura da terra. Resposta correta b) doação de sesmarias, comando militar e formação de milícias; Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 Questão 8. "Vários pontos controversos surgiram sobre os inconfidentes (...), o tema da escravidão impôs-se ao debate. Alvares Maciel considerava a presença de tão grande percentagem de negros na população como uma ameaça possível ao novo estado, caso a promessa de liberdade os induzisse a se oporem aos brancos. Alvarenga Peixoto, um dos maiores senhores de escravos dentre os inconfidentes, defendia a liberdade dos escravos que, segundo ele, os transformaria nos mais apaixonados defensores da nova República e comprometidos com a sua sobrevivência. Maciel achava que essa solução poderia representar a autodestruição, pois proprietários ficariam sem contar com quem trabalhasse nas minas; uma solução de compromisso foi eventualmente apresentada e, provavelmente aceita:- a de que só os negros e mulatos nativos fossem libertados no interesse da defesa do Estado - não houve menção compensações." Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Considere as seguintes afirmações sobre o texto de Maxwell, assinalando a alternativa que contenha as afirmações corretas:- I - A questão da escravidão foi um dos temas centrais das discussões entre os inconfidentes, e a discussão final favorável à libertação dos escravos. II - A discussão em torno do escravismo revelou enorme dificuldade de adaptação plena das idéias liberais européias entre os inconfidentes. III - A grande presença de proprietários de terra e escravos entre os inconfidentes dificultou uma solução pró-liberdade dos escravos. Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Assinale a alternativa correta. a) Apenas a afirmação I b) Apenas a afirmação II c) Apenas as afirmações I e II d) Apenas as afirmações II e III e) As afirmações I, II e III Resposta correta d) Apenas as afirmações II e III Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 Questão 9. Sobre os quilombos no Brasil são feitas as seguintes afirmativas. I - Constituíam-se em agrupamentos de negros fugidos, como forma mais significativa de luta contra a escravidão II - O mais conhecido núcleo de escravos fugitivos surgiu no século XVII, sob o nome de Palmares III - O número de quilombos de que se tem registro dá uma imagem distorcida de sua freqüência real, muito maior do que aquela revelada por nossa historiografia tradicional em suas descrições. Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Assinale a alternativa correta:- a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e II e) I, II e III Resposta correta e) I, II e III Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes

Questões do Simulado CSA - Março de 2001 Questão 10. O Antigo Sistema Colonial implementado pelos países europeus no "Novo Mundo"a partir do século XVI tinha por finalidade:- a) gerar massa de capitais que seriam empregados para o desbravamento territorial e, posteriormente, para o desenvolvimento da colônia; b) explorar as colônias de forma a produzir uma acumulação de capital nas mão da burguesia metropolitana; c) reforçar o Estado Absolutista europeu, em processo de decadência nesse período, devido às Cruzadas; d) estimular o crescimento da burguesia colonial em seus esforços para desvincular-se dos laços políticos mantidos com a metrópole; e) implementar uma política de livre-comércio entre diversas potências européias como forma de minimizar conflitos políticos. Resposta correta b) explorar as colônias de forma a produzir uma acumulação de capital nas mão da burguesia metropolitana; Questões do Simulado CSA - Março de 2001  Adhemar Bernardes Antunes