Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução Datagrama IP.
Advertisements

Redes de computadores I
3. Mapeamento de Endereço Físico em endereço de rede
Família tcp/ip Prof: Diovani Milhorim
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Agenda Aula 4: Modelos de Referência OSI TCP/IP OSI x TCP/IP.
Redes de Computadores A Camada de Rede.
Redes de Computadores Arquitetura de Protocolos
Redes de Computadores Aula Prática 4
Definição de Um Modelo de Redes Padronizado.
Frame Relay Embora os procedimentos de verificação de erros do X.25 fossem necessários quando as redes de pacotes foram estabelecidas com o uso de linhas.
Visão Geral de Protocolos
Modelos de Referência.
Obtenção de IP TCP UDP.
Escola Secundária Filipa de Vilhena Ano Lectivo 2010/ Turma IGR1
REDES DE COMPUTADORES II
Aula 6- Camada 2 (modelo TCP/IP)
NETBIOS Disciplina: Redes de Computadores
Software de Rede Willamys Araújo.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Modelo de referência OSI
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Modelo OSI (Open Systems Interconnection)
Disciplina: Princípios de Redes de Computadores Parte 3
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
Redes de Computadores Redes TCP/IP.
VPN (Virtual Private Network)
IC II - Prof. Msc. Allan K. Luizi - UNEMAT
Aula 2 Arquitetura & Protocolos
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Funcionalidade e Protocolos da Camada de Aplicação
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Redes de Comunicação – Módulo 3
Protocolos e o Modelo OSI
Camada de Transporte prof. Eduardo.
Modelos de Referência OSITCP/IP29/06/06.  Camadas de Protocolos  Modelo de Referência OSI Funcionamento Camadas e Funcionalidades  Modelo de Referência.
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
Redes Aula 6 Professor: Marcelo Maia.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Fernandes Gonçalves Redes de Computadores.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Módulo 3 Implantação do IPv6.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
TCP/IP.
Arquitetura TCP/IP Redes de Computadores.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
Redes Revisão 7,8,9 Professor: Marcelo Maia.
TCP/IP.
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Rede Enlace Física.
TCP/IP Fabiano Mayer Fernanda F. de Oliveira João Boechat Neto
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
Redes Industriais Prof. Arthur Salgado.
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Capitulo 04 Camada de Enlace Prof. Ricardo de Macedo.
Rede de Computadores MAT164 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
HDLC e PPP.
Administração e Projeto de Redes Material de apoio Camada de Transporte Cap.4 10/02/2010.
Arquitetura em Camadas
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
Alessandro D. R. Fazenda
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Interface entre o Nível Lógico e Físico Protocolo IP Etienne César R. de Oliveira.
Centro Federal de Educação Tecnológica do RN Redes de Computadores Curso Superior em Redes de Computadores Camada de Rede Prof. Sales Filho.
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Protocolos TCP, UDP e ICMP Etienne César R. de Oliveira
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Interface entre o Nível Lógico e Físico Protocolo IP Etienne César R. de Oliveira.
Transcrição da apresentação:

Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia

Protocolos de Comunicação A função do Protocolo é a de permitir a comunicação entre dois equipamentos distintos. Podemos então definir protocolo como um conjunto de regras e convenções que permitem a comunicação entre dois equipamentos distintos. Ou seja, que governam a conversação de processos de uma camada. Linguagem universal Protocolo TCP/IP Camadas

Protocolo Numa comunicação de dados existem as seguintes fases: - estabelecimento - inicialização ou controle - tráfego - encerramento.

Protocolo Os protocolos tem como funções básicas: - endereçamento - estabelecimento de conexão - confirmação de recebimento - controle de erro - retransmissores - controle de fluxo.

Principais Protocolos TCP/UDP (Rede Windows) - camada fim a fim, isto é, a entidade desta camada só se comunica com a sua entidade par do host destinatário. IPX/SPX (Rede Novel) – era tão importante quanto o TCP/IP. Era utilizado em redes controladoras pelo sistema operacional Netware de propriedade da Novell e dominava o mercado a alguns anos atrás. NETBEUI (Rede Windows) – Propriedade da microsoft trabalha com 5 camadas do modelo OSI, permite que programas utilizem uma linguagem comum para acessarem a rede, independentemente do produto que está instalado na máquina)

Principais Protocolos ICMP – fornece mecanismos para reporte de erros, fazendo com que “Gateways”, possam informar ao host originador da requisição, a ocorrência de algum erro. IP – (camada Internet, é responsável pelo endereçamento, roteamento e controle de envio e recepção.) ISDN - Integrated Services Digital Network, rede digital de serviços integrados. Protocolo de comunicação, oferecido por empresas de telefonia, que permite que redes de telefone transportem tráfegos de dados, voz e de outras origens.

Principais Protocolos SMTP (permite o envio de mensagem) POP3 (permite receber mensagem) FTP (Download), HTTP (permite mostrar páginas da Web) TELNET (conexão remota a um servidor) PPP (POINT-TO-POINT) FRAME RELAY

Protocolo FRAME RELAY O Frame Relay pode ser usado como uma interface para uma empresa pública de serviços de telefonia ou para uma rede de equipamentos privados. Você implementa um serviço público de Frame Relay colocando o equipamento de switching Frame Relay no escritório central de uma prestadora de serviços de telecomunicações. Aplicações do Frame Relay: Interconexão de LANs : constitui-se hoje na principal aplicação do Frame Relay . Ocorre via bridges, roteadores multiprotocolo e FRAD ( Frame Relay Access Devices ).  · Tráfego de voz e vídeo De forma equivalente, estão em oferta alguns dispositivos que permitem o uso de redes Frame Relay como suporte a videoconferências e a outras aplicações de vídeo. Backbone da Internet

Protocolo FRAME RELAY Os campos de quadros do Frame Relay: Flag -- Indica o começo e o término do quadro do Frame Relay. Endereço -- Indica a extensão do campo Endereço. Embora os endereços do Frame Relay tenham atualmente o comprimento de 2 bytes, os bits de Endereço permitem uma possível extensão do comprimento do Endereço no futuro. O oitavo bit de cada byte do campo Endereço é usado para indicar o endereço. O Endereço contém as informações a seguir: Controle de congestionamento -- Os 3 últimos bits no campo de endereço, que controlam os mecanismos de notificação de congestionamento do Frame Relay. Esses são os bits FECN, BECN e discard eligible (DE).

Protocolo FRAME RELAY Os campos de quadros do Frame Relay: 􀀹 Dados -- Campo de extensão variável que contém dados encapsulados da camada superior. 􀀹 FCS -- Frame check sequence (FCS), usado para garantir a integridade dos dados transmitidos.

Protocolo TCP/IP O TCP/IP é de fato o padrão das comunicações de internetworks e serve como protocolo de transporte para a Internet, permitindo a comunicação de milhões de computadores no mundo todo. O TCP/IP é uma referência útil na compreensão de outros protocolos porque inclui elementos que são representativos de outros protocolos. O TCP/IP é importante porque o roteador o usa como uma ferramenta de configuração.

Protocolo TCP/IP Datagrama IP VERS -- número da versão • HLEN -- extensão do cabeçalho, em palavras de 32 bits • Tipo de serviço -- como o datagrama deve ser tratado • Tamanho total -- extensão total (cabeçalho + dados) • Identificação, flags, flag offset -- fornece a fragmentação de datagramas para permitir a diferenciação de MTUs na internetwork • TTL -- Time-To-Live

Protocolo TCP/IP Datagrama IP Protocolo -- o protocolo da camada superior (camada 4) enviando o datagrama • Checksum de cabeçalho -- uma verificação da integridade no cabeçalho • Endereço IP de origem e endereço IP de destino -- endereços IP de 32 bits • Opções IP -- teste de rede, debugging, segurança e outras opções

Protocolo TCP/IP Em um ambiente TCP/IP, as estações finais se comunicam com os servidores ou com outras estações finais. Isso pode ocorrer porque cada nó que usa o conjunto de protocolos TCP/IP tem um endereço IP lógico e exclusivo de 32 bits.

Exercício Qual a finalidade de um protocolo ? Para que serve ISDN ? Quais as fases executadas na comunicação de um protocolo ? Descreva os pontos principais do protocolo TCP/IP. Cite o nome de quatro protocolos. Cite o nome de dois protocolos orientados a bit. Quais as funções básicas de um protocolo de transmissão ? Qual a diferença entre protocolos orientados a caracter e os orientados a bits ?