VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
REVISÃO DE CONCEITOS E VANGUARDAS
Vanguardas e Modernismo
O romantismo I – Contexto Histórico.
A arte moderna e a arte na sociedade industrial
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Mario Raul de Moraes Andrade
e Pós-Impressionismo no Brasil.
PRÉ-MODERNISMO.
Movimentos artísticos
Literatura Prof. Henrique
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
VANGUARDAS.
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
FUTURISMO Alanna Ivone Géssica.
Revolução nas Artes e nas Ciências
Arte e representação.
The Persistence of Memory
Modernismo nas artes plásticas:
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Movimento que investe no interesse ideológico da arte;
Vanguardas europeias A palavra vanguarda, ao pé da letra, significa o que está na expectativa, o que está aguardando alguma coisa ou acontecimento. Utilizamos.
Início do século XX Harriet – Literatura CursinhoHumanista
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
Décio Pignatari e Gilberto Mendes
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
VANGUARDA EUROPEIA Mudança de século :
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
VANGUARDAS EUROPEIAS.
Nomes: Milena, Náthali e Raíssa Turma:81 Componente Curricular: Artes
Dadaísmo – A antiarte “Dada não significa nada.”
Modernismo Contexto histórico progresso industrial;
Cubismo.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO: PUBLICIDADE DISCIPLINA: CRIAÇÃO I PROFª Nilcéa Pinheiro.
Filippo Tommaso Marinetti - líder
Editoração. Art Nouveau O Art Nouveau foi o prelúdio ou, como querem alguns, o alarme falso do movimento moderno. O primeiro movimento orientado exclusivamente.
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
Pré-modernismo no Brasil
Literatura Pré-modernismo.
Conteúdos para recuperação – 8ª série - DEZ
LITERATURA VIRADA DO SÉCULO XIX/XX
Modernismo Brasileiro
Linguagens e Códigos Prof.ª Patrícia Viana.
Movimentos modernos.
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
ARTE DO XIX.
100 ANOS DO MANIFESTO FUTURISTA: E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
Capítul o 2. Ando por aí querendo te encontrar Em cada esquina paro em cada olhar Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar Que o nosso amor pra.
Movimentos Literários
VANGUARDAS EUROPÉIAS.
A vanguarda europeia Língua Portuguesa e Literatura
1.
Prof. Sinval Farias.  1. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam suas emoções, sua história, seus.
VANGUARDAS Manifesto do Futurismo (fragmentos)
Literatura As Vanguardas Europeias
Apresentação dos museus. Realismo Autor, obras e características do realismo nas pinturas Indicar as obras de cada museu.
Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo Concretismo
VANGUARDAS EUROPEIAS Breve resumo.... Definição As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
Vanguardas Européias “Entende-se, com este termo – vanguarda -, um movimento que investe um interesse ideológico na arte, preparando e anunciando deliberadamente.
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães. Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início.
SURREALISMO. Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento.
Vanguardas artísticas Exaltam a vida sobre as formas em que ela se apresenta.
Transcrição da apresentação:

VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo ousado e técnico.

Ao se iniciarem os anos de 1900, a Europa suportava a herança do final do século XIX , por duas situações antagônicas, mas complementares: euforia exagerada diante do progresso industrial e os avanços tecnológicos-científicos como a eletricidade, por exemplo. As conseqüências desse avanço no processo burguês -industrial: uma disputa cada vez mais acirrada pelo domínio dos mercados fornecedores e consumidores, que resultaria a primeira guerra mundial. Contrastando com o clima de euforia da burguesia, também vamos encontrar o pessimismo característico desse final de século. Essa contradição gerou um clima de efervescência artística, favorecendo o aparecimento de várias tendências preocupadas com com uma nova interpretação da realidade.

A essa multiplicidade de tendências , os vários ismos - Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, convencionou-se a chamá-las de vanguardas européias , respon- sáveis por diversos manifestos artísticos , tanto na arte como na escrita. FUTURISMO: O primeiro manifesto do movimento foi publicado em 20 de fevereiro de 1909, assinado por Fillipo Tommaso Marinetti . Ele exaltou a vida moderna, procurou estabelecer o culto a máquina e a velocidade, pregando a destruição do passado e os meios tradicionais da expressão literária. Ex.: Nós queremos demolir os museus, combater o moralismo, o feminismo e todas as covardias oportunistas e utilitárias.

DADAÍSMO: Movimento que enfatiza a destruição e a anarquia de valores e formas. Seu principal representante foi Tristan Tzara. Essa arte pretendia causar escândalo e surpresa, destruir o bom senso, além de romper qualquer tipo de equilíbrio. CUBISMO: Nascido a partir das experiências de Pablo Picasso e de George Braque, desenvolveu-se mais na pintura, valorizando formas geométricas . Na literatura , o cubismo viveu seu primeiro momento de manifesto-síntese assinado por Apollinare (1880-1918). A literatura cubista valoriza a proposta da vanguarda Européia de aproximar ao máximo das manifestações artísticas (pintura, literatura, música, escultura).

Surrealismo Destruindo a radicalidade do dadaísmo, defende que o caráter destrutivo dadaísta deve corresponder umas das etapas de criação. Como etapa posterior à demolição das tradições burguesa, estaria construindo um novo conceito da realidade, baseado no surreal, isto é, a noção do “real”, acrescenta a razão a imaginação, o sonho a fantasia criadora do inconsciente, desvendadas de seus mistérios mais profundos pela psicanálise de Freud. “ Não será o temor da loucura que nos forçará a hastear a bandeira da imaginação a meio pau.”[...]

Pintura Cubista Pintura Cubista Escultura Futurista Pintura Surrealista Pintura Expressionista

Poesia concreta Foi lançada oficialmente em 1956, com a exposição da arte concreta, os três poetas que iniciaram as experiências do concretismo foram : Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Acompanhando o progresso de uma civilização tecnológica e respondendo às exigências de uma sociedade compelida pela rapidez das transformações e pela necessidade de uma comunicação cada vez mais objetiva e veloz nas décadas de 1950 a 1960 assistiram ao lançamento de tendências poéticas caracterizadas por inovação formal, maior proximidade com outras manifestações artísticas e negação do verso formal.

Características: negação ao verso tradicional; Poema objeto; Disposição geométrico dos vocábulos; Realismo total; Participação ativa do leitor. beba coca cola babe cola beba cola babe cola caco caco cola ( Décio Pignatari )

1-FAÇA UMA FRASE FUTURISTA. 2- CRIE UMA POESIA CONCRETISTA . AGORA É SUA VEZ: 1-FAÇA UMA FRASE FUTURISTA. 2- CRIE UMA POESIA CONCRETISTA .