PROJETO EDUCAR E HUMANIZAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Curso de Inclusão Digital
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
Como produzir um jornal escolar
EMEF “PROFª CAROLINA RENNÓ RIBEIRO DE OLIVEIRA”
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
JOANA MESSIAS E ADELICE MARTINS UBERLANDIA 17/06/09
EE PROF ANA RITA GODINHO POUSA
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Educação Ambiental - GPEEA
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Professor: Eunice Shizue Koguchi Garcia Séries que leciono: 6ª, 7ª e 8ª. Escola: Dr. Augusto Mariani - Andradina. Título: Água Duração: três semanas.
Prefeitura Municipal de Bombinhas
O sucesso do trabalho pedagógico
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Úcleo ecnologia ducacional. PROINFO: Programa Nacional de Informática na Educação.
Oficina de Reaproveitamento de papel usado.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O Papel do Monitor.
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
LEILÃO DE JARDIM.
Educação Ambiental e Saúde “Jovem educa jovem, mas educam também todos aqueles que têm mente e coração abertos, conscientes de que a mudança depende de.
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
PROJETO Navegando na Leitura
CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIO NOVEMBRO DE 2003 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA CENTRO - OESTE E NORTE.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
Projeto de Informática Educacional
Escola Municipal de Tempo Integral João Beltrão Projeto.
Keyton Kylson Fonseca Coelho
O Meio Ambiente e o Agente Administrativo Educacional – Apoio.
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
Descrevendo a atividade
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PROJETO.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
TRÂNSITO NA ESCOLA. Objetivos: Estimular a cooperação entre pedestres e motoristas, a humanização e o respeito as leis de trânsito, educando para a cidadania.
PROJETO EDUCAR E HUMANIZAR
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Monitoramento e Avaliação
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Projeto Estruturador: Novos Padrões De Gestão E Atendimento Da Educação Básica Órgão Responsável: Secretaria de Estado de Educação Gerente do Projeto:
Dia Das Mães Sala de Leitura E. E Prof. Messias Freire Sala de Leitura
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
1º ANO II Professora: Rita Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem
O papel pedagógico do órgão gestor
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Transcrição da apresentação:

PROJETO EDUCAR E HUMANIZAR ANO: 2003 ESCOLA ESTADUAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS CANÁPOLIS - MG

PROJETO: EDUCAR E HUMANIZAR Justificativa: A escola tem por finalidade prepara a criança para exercer plenamente o seu papel na sociedade. E com base nesta finalidade é que estamos desenvolvendo este projeto com o objetivo de preparar nossos alunos para que tenham condições de exercer na sociedade seus direitos e deveres de forma crítica e consciente. Objetivo Geral : Preparar alunos e professores Para que juntos trabalhem de forma consciente o meio ambiente. Objetivos Específicos: Conscientizar a comunidade da necessidade da coleta seletiva; Distinguir fatores que poluem o meio ambiente.

Metodologia: Leituras de textos, fitas de vídeo, pesquisas, produção de textos e cartazes. Ambiente: Sala de Informática, sala de vídeo, biblioteca. Software: Paint, Word, PowerPoint.

Recursos: Humanos: 49 professores e 1100 alunos. Financeiros: Em torno de R$ 500,00 Materiais: papel ofício A4, xerox, cartucho de tinta preto e colorido, tinta guache, pincel atômico, caneta hidrocor, cartolinas e disquetes. Pré-Requisitos: Conscientização do corpo docente para a execução do projeto; Envolvimento dos alunos nas atividades relativas ao projeto; Contar com a parceria da prefeitura na confecção de cartilhas informativas; Disponibilizar salas e materiais para a realização das atividades Temas Transversais: Ética, Pluralidade Cultural, Educação Ambiental.

Metas: 1. Reunião com professores para discussão do projeto; 2. Elaboração de atividades a serem trabalhadas; 3. Reunião com coordenadores da Secretaria Municipal de Educação para tratar de aspectos relativos a parceria; 4. Visita a Usina de Triagem e compostagem de lixo da cidade; 5. Leituras e produções de textos para coleta de dados e informações; 6. Confecções de cartazes; 7. Realização de trabalhos confeccionados com materiais descartáveis; 8.Criação de textos ilustrativos, utilizando os recursos do Paint e Word; 9. Visita as casas da cidade para conscientização da população; 10. Relatório de todas as atividades desenvolvidas;

Cronograma: Detalhamento das Atividades:

Síntese: Textos, Jornais, Revistas, Fitas de Vídeo, Gravador, Livros, Cartazes Avaliação: Na avaliação dos alunos terá como enfoque detectar se ele conseguiu nas atividades em grupo mudanças de atitude em relação aos colegas, se foram de respeito e se colaborou para o bom resultado dos trabalhos. Com relação as atividades desenvolvidas as informações recebidas e repassadas pelos alunos foram absorvidas, inclusive mudando suas atitudes e hábitos não só no ambiente escolar mas em seu dia-a-dia. A avaliação dos professores terá como objetivo rever todo o trabalho destacando seus pontos positivos e também suas falhas. A escola e seu parceiro também avaliarão se no trabalho realizado com a comunidade houve melhoria de seus hábitos e atitudes.

Referências Bibliográficas: Revista Veja. Jornal Estado de Minas Gerais Textos Informativos Fita de vídeo: Ilha das Flores Cartilha Informativa Responsáveis Pela Execução do Projeto: Elaine Ferreira de Alcantara - Supervisora Pedagógica Coordenação: Núcleo de Tecnologia Educacional de Uberlândia NTE - MG9