Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Advertisements

Projeto de Formação Continuada de Educadores
ÁREA DE PESQUISA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
OS FATOS... CONTAM QUE TUDO MUDOU! O MUNDO MUDOU!
Letramento: um tema em três gêneros
Prof(a): Patrícia Braz
Engenharia Civil HAC A02 - Elementos Acadêmicos e Profissionais em C&T
Fundamentos de Geologia e Mineralogia Geologia e Geociências - Conceitos Iniciais - Prof. Dr. Dakir Larara.
CRM (Customer Relationship Management
MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
Curso de Engenharia Mecânica
A Profissão de Engenheiro Civil
Brainstorming.
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Seguir carreira publica seguir carreira em companhias privadas ou abrir sua própria empresa O que fazer ? br strategi 3.
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE
Bacharelado em Sistemas de Informações
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Engenheiro Projetista ?
IEP Introdução à Engenharia de Produção
Apresentação. Seja bem-vindo ao módulo Formação de Monitores.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
INICIAÇÃO CIENTÍFICA X ESTÁGIO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ESTÁGIO!
ADEQUAÇÃO DO CURRICULUM DE ENGENHARIA METALÚRGICA AOS TEMPOS ATUAIS
Engenharia de Computação
MERCADO DE TRABALHO.
POR UMA REVOLUÇÃO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Denise Vaillant
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
O perfil de formação do engenheiro do CEFET/RJ
Ciência na Formação do Engenheiro Welles A. M. Morgado (FIS)
Competências e Habilidades
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
O PAPEL LEGAL DO GESTOR IMOBILIÁRIO
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
PROJETO “Aprender e Ensinar : um exercício de Cidadania” COTEC - Unesp
Interdisciplinaridade na formação acadêmica para o exercício profissional Eng. Civil José Tadeu da Silva Maio de 2014.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2013/ º ano.
Física Hoje Uma das grandes questões da Física hoje Uma das grandes questões da Física hoje é saber quais os componentes básicos da matéria e da radiação.
Laboratório de Física (4CA) ACH 4021 Cálculo para Licenciatura (4CA)
IEP Introdução à Engenharia de Produção
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Nave Tim Lopes: Tem como objetivo,potencializar as Ideias, a criatividade e seus conhecimentos.
Mercado de Trabalho.
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
1ª Formação de Professores Coordenadores
Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010 Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos.
O PAPEL DO CFC NA SOCIEDADE
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
ENG. GESTÃO – PP 2016 ATUALIZAÇÃO DEVIDO ÀS MUDANÇAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS ENGENHARIAS. POUCAS MUDANÇAS DEVIDO: - NOTA 5 NO ENADE - ACEITAÇÃO.
ENG. GESTÃO – PP 2016 ATUALIZAÇÃO DEVIDO ÀS MUDANÇAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS ENGENHARIAS. POUCAS MUDANÇAS DEVIDO: - NOTA 5 NO ENADE - ACEITAÇÃO.
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
SOEBRAS ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL INSTITUTO SUPERIOR TECNOLÓGICO REGIONAL - INTER DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL “Grade Curricular Geral”
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros

Como formar um engenheiro? Sobre a alternativa generalistas x especialistas: Especialista é uma pessoa que sabe cada vez mais sobre cada vez menos. (Dr. W. J. Mayo) Historicamente o (bom) engenheiro é formado de acordo com as necessidades do seu tempo e do futuro próximo. Quais são estas necessidades hoje?

Como formar um engenheiro? A carreira típica em engenharia implica passagem por várias funções e às vezes por várias especialidades. Como preparar uma pessoa para isto? Ultimamente é freqüente haver várias mudanças de profissão ao longo de uma vida no trabalho. Como preparar uma pessoa para isto?

Como formar um engenheiro? Para usar as palavras propostas como motivo desta reunião, e apresentando uma indicação de solução geral do problema, é preciso formar generalistas capazes de se tornarem diferentes especialistas em diferentes fases da carreira. Como se faz isto?

Como formar um engenheiro? Sugestão: procurar o que há de comum nas várias especialidades da profissão de engenheiro e fortalecer, até o limite do possível, esta base. O que é esta base?

Como formar um engenheiro? A base pode ser dividida em três níveis: 1) Ciências gerais Matemática, Física, Química e Ciência dos Materiais 2) Ciências da engenharia Resistência dos materiais, Mecânica dos fluidos, Termodinâmica, Eletrotécnica e eletrônica, Interação de radiação com a matéria 3) Disciplinas básicas da especialidade Exemplos da nossa área: Fenômenos de transporte, Transformações de fases, Comportamento mecânico

Organização dos cursos da POLI Ciclo básico: quatro semestres Ingressantes: engenheiros (dois semestres iniciais, e opção por uma grande área) Grandes áreas: Civil, Elétrica, Mecânica e Química (mais dois semestres, e opção por uma habilitação) Habilitações Eng. de Materiais e Eng. Metalúrgica (dois semestres em comum)

O que a sociedade espera? Postura ética Comprometimento cultural e social com o Brasil Atenção com e respeito ao ambiente Como se educa para isto?

O que o mercado espera? Um(a) gênio(a) que fale, escreva e leia correntemente inglês e mais umas duas línguas, além do português; que seja um grande comunicador; que esteja sempre atualizado; que seja empreendedor; que seja excelente em economia e finanças, em gestão de recursos humanos, em marketing, em exportação, etc....

Conclusões Considerando as perguntas de trás para frente: 1)O mercado, ao não pedir competência técnica, está dizendo que este requisito é bem atendido pelas escolas de engenharia. 2)O que a sociedade espera não pode ser ensinado e nem aprendido só na escola; é boa parte de um objetivo de vida-cidadã. 3)O engenheiro se forma com uma base científica desejavelmente muito forte. Isto é, muito forte nas ciências básicas, nas ciências da engenharia e nas disciplinas fundamentais de cada habilitação. Esta é a formação generalista que sustenta as várias fases especialistas ao longo de uma carreira.