A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1."— Transcrição da apresentação:

1 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1

2 Q1.Como o desenvolvimento do curso pode contribuir para que se obtenha o perfil definido no artigo 4º da resolução CNE/CES 11, 11 de março de 2002. Para ao menos 5 dos 14 pontos do perfil, apresente uma iniciativa a ser adotada. O curso deve ter enfoque nas diversas áreas que envolvem o trabalho de um engenheiro. Condução multidisciplinar de forma a construir um perfil de engenheiro completo, capaz de lidar com problemas diversos e resolvê-los. Alguns pontos do perfil definido no artigo: Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia, isto é, fornecer ideias de variáveis de um projeto e peculiaridades para colocá-lo em prática. Permanente busca de atualização profissional, isto é, através do incentivo à pesquisa e aos trabalhos de pós-graduação, mestrado e doutorado. 2

3 Comunicar-se eficientemente, ou seja, estimular o desenvolvimento de trabalhos e apresentação de forma a desenvolver as habilidades de comunicação. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados, ou seja, proporcionar trabalhos práticos e pesquisas e conduzi-los de tal forma que a interpretação seja essencial para a obtenção de resultados satisfatórios. Identificar, formular e resolver problemas de engenheiro, isto é, incentivar o desenvolvimento do trabalho profissional, seja por estágios ou trabalhos de extensão. 3

4 Q2.Indique ao menos uma atividade que pode ser desenvolvida e que garanta que o curso possa contribuir para que: – O estudante após sua formação esteja apto a desenvolver um processo de aperfeiçoamento contínuo? – Seja capaz de comunicar-se corretamente de forma verbal e escrita, sabendo trabalhar em grupo de forma ética. – Seja capaz de manter em seu ambiente de trabalho um bom relacionamento interpessoal. – Seja capaz de compreender sua importância como agente preservador do meio ambiente. 4

5 Podem ser desenvolvidas as seguintes atividades que atendam aos respectivos tópicos do enunciado: atividades e/ou palestras sobre pesquisas recentes, em que constem novas descobertas técnicas e científica, que fomentem no aluno o desejo de atualizar-se constantemente. atividades que estimulem a prática da leitura e interpretação de textos trabalhos em grupo e apresentações, com objetivo de promover o companheirismo, o compartilhamento de experiências, o respeito, a responsabilidade e que sejam úteis durante a atuação profissionais. o desenvolvimento de atividades que se fundamentem na ética e no respeito profissionais, na forma de estágios, acompanhamento de profissionais da saúde ( psicólogos, ou instrutores profissionais) de modo a desenvolver a comunicabilidade no âmbito profissional atividades que enfoquem a produção e estimulem a criatividade, a partir de recursos renováveis. 5

6 Q3.Em sua opinião o texto transcrito acima aborda no universo educacional a relação entre que atores? Você concorda com a afirmação? Por quê? Caso você concorde, como você pode atuar para que esta situação se estabeleça? O texto aborda a relação entre aluno e o professor. Concordo, pois, o texto mostra o fato de que os que pouco sabem ou seja, os professores, devem incentivar os que nada sabem, ou seja, os alunos, a saberem pouco, para assim aprender mais. Como alunos podemos fazer perguntas, participar de debates e atividades propostas pelos professores em sala de aula e estudar em casa as matérias vistas no dia. 6

7 Q4.Cite até três disciplinas previstas na Grade Curricular do curso que você julgue as mais e as menos importantes para que você se torne o Engenheiro que a escola pretende formar. Explique que razões lhe levaram a escolher as disciplinas. Mais importantes: Programação de Computadores: podemos aprender sobre a interface entre homem e máquina. Eletrônica: é a base do nosso curso, desvendamento da elétrica e eletrônica. Cálculo: esta matéria nos dará a base para desenvolvermos cálculos mais avançados em outras disciplinas, ou seja, ela se torna essencial em nosso curso. Menos importantes: Ciências do ambiente: apesar de nos ajudar a evoluir como profissionais, esta disciplina não se relaciona com o foco do curso. Economia e administração: esta disciplina, apesar de nos ajudar com relação a criar um próprio empreendimento, não desenvolverá nosso perfil de engenheiro elétrico. Química: não intervirá nos estudos de elétrica e eletrônica. 7


Carregar ppt "Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google