A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Marialice de Moraes, Dra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Marialice de Moraes, Dra."— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Marialice de Moraes, Dra.
Curso de Graduação em Ciências Ciências Econômicas CNM Técnicas de Estudo Professora: Marialice de Moraes, Dra. Colaboradora: Eleonora M. F. Vieira, Dra.

2 Ementa: Planejamento e organização do estudo
Ementa: Planejamento e organização do estudo. Leitura, interpretação e redação de trabalhos científicos. O ciclo da informação científica. Canais de informação. Tipos de trabalhos científicos. Normas da ABNT aplicáveis em trabalhos científicos.

3 Objetivos Geral: Habilitar o aluno para o planejamento e organização do estudo instruindo-o na leitura, interpretação e redação de textos científicos. Específicos: Oferecer aos alunos subsídios e técnicas para o planejamento e organização dos estudos preparando-os para a leitura, interpretação e redação de textos científicos; propiciar aos alunos informações sobre o ciclo da informação científica, seus principais canais e tipos de trabalhos; capacitar os alunos para a utilização das normas da ABNT.

4 Conteúdo Programático
UNIDADE 1. ESTUDAR E APRENDER NA UNIVERSIDADE Planejamento e organização do estudo Leitura e interpretação de textos Como escrever UNIDADE 2. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA O ciclo da informação na pesquisa Os canais da comunicação científica: formais e informais Tipos de trabalhos Normas da ABNT aplicáveis em projetos e relatórios de pesquisa

5 Planejamento e organização do estudo
A importância desta disciplina está associada à necessidade de saber ESTUDAR, LER e ESCREVER, fundamentais para a sua trajetória como estudante universitário. Martins (2003) destaca essas competências como essenciais ao “ofício de aluno” e seu desenvolvimento passa pela organização e planejamento do tempo e dos recursos que você dispõe.

6 Estudar é o processo pelo qual se aprende
Estudar é o processo pelo qual se aprende. Pode-se estudar pela leitura, acompanhamento de aulas, discussões, seminários ou pela participação ativa em um grupo de discussão. A segunda competência do ofício de aluno – LER – está intrinsecamente relacionada ao estudar.

7 Leitura e interpretação de textos
Segundo Salomon (2004), a capacidade ou a competência para a realização de uma leitura proveitosa garante tanto o sucesso profissional como melhora as atividades do mundo moderno. Para ele, uma leitura proveitosa significa que o estudante deve “saber selecionar o que se deve ler; e saber ler com a maior velocidade e o maior proveito possíveis” (p.50).

8 Como escrever Preparar-se previamente para a o processo de escrita – a redação - elaborando um plano Elaborar uma pergunta que indique lapso de conhecimento, alguma falha na compreensão que quer preencher Colocar no papel sua afirmação ou subafirmações que respondam sua pergunta, mesmo que de forma provisória Definir a ordem de construção do texto (esquema) e como as informações que você resumiu se encaixam nela (BOOTH; COLOMB; WILLIAMS, 2000, p.195).

9 Pontos importantes Organizar e planejar seu tempo de estudo.
Ler o material impresso e relacionar com demais disciplinas – identificar sua utilidade. Realizar as atividades propostas, respeitando prazos e regras estabelecidas. Participar dos Fóruns e chats propostos, contribuindo para o crescimento do grupo. Não “carregar” dúvidas. Pergunte sempre e busque ajuda!


Carregar ppt "Professora: Marialice de Moraes, Dra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google