A estrutura etária é a distribuição da população por intervalos de idades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO
Advertisements

Os diferentes tipos de pirâmides etárias
C. Que consequências resultam da evolução da população?
A estrutura etária.
DISCENTES: ADRIANA SANTOS CLAUDIANE LOPES INDARA PORTO JACIARA SANTOS ORLEIDE ALVES SIMONE FREIRE DOCENTE: MAIANA RAMOS DISCIPLINA:GEOGRAFIA HUMANA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
Composição da População – Idade e sexo. - Estatísticas demográficas --> podem fornecer um quadro geral para descrever a comunidade de estudo ou em que.
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
CIR LITORAL NORTE Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Crescimento Demográfico. Conceitos Crescimento vegetativo- taxa de natalidade – taxa de mortalidade Transição demográfica 1ª fase - pré-industrial, típica.
POPULAÇÃO REVISIONAL ENEM/2016 CIC – GEOGRAFIA. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DENSIDADE DEMOGRÁFICA MUNDIAL 33 habitantes por km² ÁREAS ECÚMENAS Facilitam.
Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Taxa de mortalidade infantil é a quantidade de crianças falecidas no primeiro ano de vida dentro.
Saúde Individual e Comunitária 1. Promoção da Saúde Individual e Comunitária.
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
DINÂMICA E ESTRUTURAS POPULACIONAIS
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Diagnóstico Social 2015.
Geo – Terra Graphien – Descrever
As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
A população brasileira
Junho, 2016.
População Prof. Sandro Rogério.
Emprego e exclusão social
Saúde Individual e comunitária
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO
OQUE É? ESTRUTURA ETÁRIA: compreende a análise das faixas de idade em que a população pode ser dividida: Jovens: 0 – 14 anos Adultos: 15 – 64 anos Idosos:
A MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
PEC 241 e Saúde Paulo Tafner Associação Comercial do Rio de Janeiro
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
Bruna Nº 4 hestefane Nº12 Lídia Nº14
ANÁLISE SÓCIO DEMOGRÁFICA
Pirâmide etária.
Os sectores de actividade
Conceitos Demográficos e Formação da População Brasileira e Mundial
Número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060, diz IBGE.
A INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA.
Conceitos Demográficos
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2017/2018
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Revisão Avaliação Módulo 1 e 2  Prof.º Fylipe Alves.
Auditoria de Marketing
Crescimento vegetativo ou natural
NUTRIÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Demografia.
Demografia Prof. José Carlos Rabello.
Correção da 1.ª ficha de avaliação
INDICADORES DE SAÚDE E ESTATÍSTICAS VITAIS Epidemiologia II Professoras: Helia Kawa e Ilce Ferreira.
SA1 – AS POPULAÇÕES E O ESPAÇO GEOGRÁFICO – 3º BIMESTRE
Comunidades e Populações
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2018/2019
População e povoamento
ATUALIDADES: População Brasileira
A evolução da população mundial
Consequências das migrações
AULA 20.
A evolução da população mundial
PROF MICHEL SIQUEIRA. Demografia:  ciência que estuda a evolução e a distribuição da população humana Recenseamento (ou Censo):  recolha de informações.
Europa - População Capítulo 5
Crescimento e distribuição da população
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
Transcrição da apresentação:

A estrutura etária é a distribuição da população por intervalos de idades. O estudo da estrutura etária é muito importante já que nos permite: Saber se a população vai aumentar ou diminuir a partir da sua tendência para o envelhecimento ou juventude; Projetarem-se as necesidades de equipamento de educação, habitação, de saúde, de emprego, apoios aos idosos, entre outros.

GRUPO ETÁRIO CLASSE ETÁRIA GRUPO ETÁRIO E CLASSE ETÁRIA Conjunto de classes etárias. A população divide-se em três grupos etários: Jovens – dos 0 aos 14 anos; Adultos – dos 15 aos 64 anos; Idosos – a partir dos 65 anos. GRUPO ETÁRIO Divisão da população por intervalos de idade de 5 anos (0 – 4; 5 – 9; 10 – 14; 15 – 19, ...). CLASSE ETÁRIA

A estrutura etária pode ser representada através de pirâmides etárias ou de idades. A análise de uma pirâmide etária permite... 1 - Verificar se é uma população jovem ou envelhecida; 2 - Identificar factos do passado (por exemplo, através de classes ocas); 3 - Fazer projeções futuras.

PAÍSES DESENVOLVIDOS vs PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO Os países desenvolvidos, com uma estrutura etária envelhecida, são representados por uma pirâmide etária que se classifica como idosa. Os países em desenvolvimento, com uma população relativamente jovem, apresentam uma pirâmide etária jovem.

TIPOS DE PIRÂMIDES ETÁRIAS I – PIRÂMIDE JOVEM (típica dos países em desenvolvimento) a) taxa bruta de natalidade elevada (a base é larga); b) taxa bruta de mortalidade elevada (o topo é estreito); c) esperança média de vida baixa (estreitamento no topo); d) população jovem; e) elevado crescimento demográfico.

TIPOS DE PIRÂMIDES ETÁRIAS II – PIRÂMIDE IDOSA (típica dos países desenvolvidos) a) taxa bruta de natalidade baixa (a base é estreita); b) taxa bruta de mortalidade baixa (o topo é largo); c) esperança média de vida elevada (alargamento para o topo); d) população envelhecida; e) crescimento da população reduzido ou estagnado.

TIPOS DE PIRÂMIDES ETÁRIAS III – PIRÂMIDE ADULTA OU DE TRANSIÇÃO (I) (típica de alguns países em desenvolvimento, mais próximos dos países desenvolvidos) a) diminuição da taxa bruta de natalidade (a base sofre uma diminuição); b) diminuição da taxa bruta de mortalidade (o topo sofre um ligeiro aumento); c) aumento da esperança média de vida (ligeiro alargamento do topo); d) população adulta;

TIPOS DE PIRÂMIDES ETÁRIAS IV – PIRÂMIDE ADULTA OU DE TRANSIÇÃO (II) (típica de alguns países desenvolvidos) a) aumento da taxa bruta de natalidade (a base sofre um ligeiro aumento: rejuvenescimento); b) taxa bruta de mortalidade baixa (o topo é largo); c) esperança média de vida elevada (alargamento do topo);

FATORES DA EVOLUÇÃO DA ESTRUTURA ETÁRIA A estrutura etária de uma população depende do comportamento dos indicadores demográficos... - Quanto maior for a taxa bruta de natalidade, maior é a percentagem de jovens; - Quanto menor forem a taxa bruta de natalidade e a taxa bruta de mortalidade, maior é a percentagem de população idosa - Quanto menor é a taxa bruta de mortalidade, maior será a esperança média de vida.

FATORES DA EVOLUÇÃO DA ESTRUTURA ETÁRIA Assim: Estrutura Etária Causas PAÍSES DESENVOLVIDOS Envelhecida a proporção de jovens é pequena. a proporção de idosos é elevada. Taxa bruta de natalidade baixa. Esperança média de vida elevada. PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO Jovem a proporção de jovens é elevada; a proporção de idosos é pequena. Taxa bruta de natalidade mais elevada. Esperança média de vida mais baixa.

CONSEQUÊNCIAS DE UMA ESTRUTURA ETÁRIA DESIQUILIBRADA I - CONSEQUÊNCIAS DE UMA ESTRUTURA ETÁRIA ENVELHECIDA Uma estrutura etária envelhecida provoca: diminuição da mão de obra laboral; problemas no pagamento de pensões e reformas (menos população ativa contribuinte e maior número de pensionistas); aumento de gastos com saúde e assitência social a idosos;

CONSEQUÊNCIAS DE UMA ESTRUTURA ETÁRIA DESIQUILIBRADA I - CONSEQUÊNCIAS DE UMA ESTRUTURA ETÁRIA ENVELHECIDA Uma estrutura etária envelhecida provoca: perda de dinamismo e de espírito empreendedor; diminuição da taxa bruta de natalidade e aumento da taxa bruta de mortalidade; reduzido crescimento da população.

CONSEQUÊNCIAS DE UMA ESTRUTURA ETÁRIA DESIQUILIBRADA II - CONSEQUÊNCIAS DE UMA ESTRUTURA ETÁRIA JOVEM Uma estrutura etária jovem provoca: elevadas taxas de analfabetismo, decorrentes dos elevados encargos com educação; elevado desemprego e subemprego, o que origina ao aumento de atividades ilegais para se obter o sustento;

CONSEQUÊNCIAS DE UMA ESTRUTURA ETÁRIA DESIQUILIBRADA II - CONSEQUÊNCIAS DE UMA ESTRUTURA ETÁRIA JOVEM Uma estrutura etária jovem provoca: elevados índices de subnutrição, uma vez que há maior necessidades de alimentos; falta de habitação, que promove o aumento de bairros de habitação precária.