Curiosidades da Natureza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- O assunto é vocação A meta da vida humana (não só religiosa) é a transcendência de si mesma: o ser humano não é.
Advertisements

Ecologia Definição Termos em ecologia Fotossíntese
ATITUDES PRÓ-ATIVAS DE SEGURANÇA.
Cultivo de plantas medicinais
Country Club de Nova Friburgo - RJ
Turma da professora Shapiro
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
Relações entre os Professoras: Kátia Benati Silvana Guimarães.
Relações entre os Professor: Feliciano “Feliz”.
Nossa história começa na família. Existem diferentes tipos de famílias
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
O que é se colocar no lugar do outro?
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
ROSAS VERMELHAS Por:
Principais funções dos bichinhos!
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A História do Pedrinho e da Joana
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
MÁSCARAS MÚSICA: Ernesto Cortazar - Dancing.way
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Insetos Luisa Curcio Matheus Bayer Clara Barros 7M3.
MENSAGEM DE ESPERANÇA.
APREDENDO A ORAR.
AMOR MAIÚSCULO FORMATAÇÃO : Isis TEXTO ADAPTADO : Autoria desconhecida
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
Folclore Brasileiro.
O Farmacêutico e a Criança.
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Lenda do Guaraná.
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Só observando ! Música: Sarah Brightman – La Califfa.
AMOR MAIÚSCULO.
a primeira árvore disse:
Este PPS não tem senha de segurança, para que você possa estudar
Do livro “Praticando o Poder do Agora” de Eckhart Tolle
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Peixes Anfíbios Répteis
O portão do paraíso. Nome: Gabriel Benvenutti
Adaptação à Vida em Ambientes Variantes
AS SETE VERDADES DO BAMBU
OS GANSOS ENSINAM AUTOR DESCONHECIDO.
Confesso que já fiz!!! Passa automático.
O casamento de Isaque e Rebeca
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Verdade Absoluta Brian Andrew Chalker.
Catequese 4 ABERTOS À VIDA!
MENSAGEM DE ESPERANÇA Nunca diga que algo é impossível As coisas são, no máximo, improváveis Mas nunca impossíveis.
Autor desconhecido Formatado por Leonil
Ligue o som Pessoas!.
João era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior. Era um homem bastante inteligente, mas não acreditava na existência de Deus ou de.
O Patinho Feio Língua Portuguesa Ensino Fundamental I
JOÃO-DE-BARRO Arquiteto sem diploma Vemos em muitos lugares ninhos do oleiro João-de- barro; mostro aqui essa peculiaridade num ninho que foi construído.
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
História de amor.
Bom dia! Costumo no meio da tarde dar uma volta a pé, para refrescar as idéias (como dizem o pessoal do interior) e ontem saí dar uma volta e perto da.
Eterno.
ARACNÍDEOS Animais invertebrados Artrópodes GABRIELGAZANEO LUCAS FEIJÓ
ALGUÉM CHAMA ELE ME AMA E ME CONDUZ E ME QUER FELIZ
COLHENDO OS SONHOS QUE DEUS PLANTOU NO SOLO FÉRTIL DO SEU CORAÇÃO VEJO DOR, MAS TAMBÉM VEJO ESPERANÇAS, QUE O SENHOR DEPOSITOU EM SUAS MÃOS. EU SEMPRE.
Uma Questão de Amor e Carinho Foi num dia comum no Japão e numa praça esse acontecido. Nessa primeira foto, não se sabe como o pássaro morreu. Seria.
Ciclos da Vida Existem ciclos de sucesso, como quando as coisas acontecem e dão certo... E os ciclos de fracasso, quando elas não vão bem e se desintegram.
VOCÊ ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA? Um jovem casal foi convidado para uma festa a fantasia.
1. Como Sua Família Lida Com Alguma Situação Estressora?
Transcrição da apresentação:

Curiosidades da Natureza A criação de lendas e mitos faz parte do imaginário e da cultura humana. Estórias contadas pelos antepassados passam de geração para geração, sofrem acréscimos e acabam se tornando quase verdades. Muitos mitos têm a origem desconhecida ou surgiram por associações de fatos ou ainda, em tribos indígenas. Ao observar os fenômenos da natureza, o homem tentou buscar explicações para o que via e sentia e utilizando-se da sua capacidade imaginativa, construiu suas “verdades” sem fundamentar com o conhecimento científico. O Brasil é um país rico em superstições, lendas e mitos que, quando aceitos pelo indivíduo, interferem na formação das identidades das comunidades. Num mundo onde são ditados padrões de comportamento pela globalização e pelo neoliberalismo, as culturas menos difundidas são pressionadas pelo interesse econômico e mesmo assim resistem. Esta exposição pretende esclarecer alguns mitos, valorizando os fatos inventados como parte da cultura, mas colocando-os em contraponto com o conhecimento científico.

Os anfíbios chamam chuvas? O joão-de-barro prende a fêmea no ninho? Existe uma lenda que diz que o joão-de-barro é fiel e que se percebe a traição da fêmea, prende-a na casinha para sempre. O ninho é construído pelo casal que utiliza barro, esterco e palha na confecção, sendo que a ave não utiliza a mesma casinha por duas estações seguidas. Ninho de joão-de-barro. Furnarius rufus. Uma música popular, chamada "João-de-barro", pode ter contribuído para popularizar essa estória: O João de Barro, pra ser feliz como eu Certo dia resolveu arranjar uma companheira No vai-e-vem, com o barro da biquinha Ele fez sua casinha, lá no galho da paineira Toda manhã, o pedreiro da floresta Cantava fazendo festa, pra aquela quem tanto amava Mas quando ele ia buscar o raminho Pra construir seu ninho seu amor lhe enganava Mas como sempre o mal feito é descoberto João de Barro viu de perto sua esperança perdida Cego de dor, trancou a porta da morada Deixando lá a sua amada presa pro resto da vida Que semelhança entre o nosso fadário Só que eu fiz o contrário do que o João de Barro fez Nosso senhor, me deu força nessa hora A ingrata eu pus pra fora por onde anda eu não sei Depois de abandonado, ele pode ser utilizado por outras aves ou até mesmo por abelhas que podem fechar a sua entrada. Este fato pode ter contribuído para o surgimento da lenda, juntamente com músicas que popularizaram a ideia. Por falta de espaço, o casal pode construir um ninho sobre o outro. Os anfíbios chamam chuvas? Os anfíbios têm a pele muito sensível ao calor e à luz do sol e quando o ar está mais úmido antes das chuvas, as condições ambientais favorecem o aparecimento destes animais que estavam em locais mais adequados ao seu modo de vida. Os sapos, por exemplo, percebem as pequenas variações de pressão atmosférica que ocorrem antes das chuvas densas e podem vocalizar para atraírem as fêmeas para a reprodução. Sapo-cururu. Rhinella icterica. Imagem: Germano Woehl Jr.

cigarras cantam até estourar? É verdade que as cigarras cantam até estourar? As cigarras precisam mudar de exoesqueleto (esqueleto externo) para poderem crescer e é comum encontrar a “casquinha” velha (exúvia) delas abandonada em árvores. O fenômeno é comum nos artrópodes e se chama ecdise. Cigarra deixando o exoesqueleto antigo. Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-2vEgjmr-KSA/TwD9txwcSJI/AAAAAAAAD3s/n2wqGBBRUNQ/s1600/DSC01626.JPG Para fazer esta muda, a cigarra secreta uma cutícula (cobertura resistente, mas flexível) nova que é bastante mole e quando sai da pele antiga, precisa bombear água ou ar para o seu interior para preencher o espaço, pois a cutícula nova é maior. Quando a nova endurece, o espaço ocupado pela água ou pelo ar no seu corpo é substituído pelo crescimento real dos tecidos. Na verdade ela não estoura ao cantar, ela rompe a cutícula para poder sair do exoesqueleto antigo. Exúvia de cigarras. Imagem: Vânia Amarante. Filhotes de aves são rejeitados pela mãe se alguém segurá-los? É um mito inventado para que crianças e adultos evitem pegar os filhotes nas mãos. Contudo, é melhor deixar o filhote no local em que foi encontrado, pois eles são muito delicados. Quando os filhotes estão fora do ninho é para aprender a voar e como a maioria das aves não tem o olfato bem desenvolvido, é difícil saber se um humano pegou o filhote nas mãos. Filhote de ave. Imagem: Jonas Kilpp

Os urubus podem transmitir doenças por se alimentarem de carniça? Os urubus têm grande importância ecológica por agirem como saneadores ambientais se alimentando de restos orgânicos, como carniça, resíduos de alimentos e outros. Podem transmitir o carbúnculo hemático, uma doença infecto-contagiosa endêmica, que no Rio Grande do Sul só ocorre na região da Campanha e da Fronteira-oeste, devido a tipologia do solo. A doença pode ser transmitida através das fezes e do vômito, atingindo animais e humanos. Contudo, humanos só podem ser infectados por insetos até quatro horas após haverem se alimentado de animais contaminados. Na nossa região, eles não oferecem perigo algum. Urubu-da-cabeça-preta. Corapys atratus. Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5c/Coragyps-atratus-002.jpg Do que se alimentam as plantas carnívoras? São chamadas de plantas carnívoras, mas se alimentam de insetos. O correto seria chamá-las de plantas insetívoras, pois sua alimentação constitui-se basicamente destes invertebrados. Também realizam a fotossíntese como fonte de nutrição, mas como são típicas de solos pobres em nutrientes, complementam a dieta com a digestão destes invertebrados. A digestão é feita com auxílio de enzimas digestivas que também podem ter propriedades fungicidas e bactericidas. Planta carnívora. Drosera brevifolia. Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5a/Drosera_brevifolia_1.jpg