Plano Estratégico Turístico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LocalToursAzores.com A nossa equipa RICARDO Helder Tony.
Advertisements

PONTOS DE INTERESSE DA NOSSA TERRA.
Aldeia do Piódão – Arganil Fonte: Internet, 2007.
O Turismo É uma forma especial de movimentos migratórios temporários, cujas motivações são as mais diversas: o descanso; prazer dos banhos de mar; o apreço.
Propostas para São Luiz do Paraitinga
Formas de Relevo e Meios Aquáticos
Roteiro Turístico Pelas 7 Maravilhas Nacionais
Classificação de trilhas
LINHA ECOLÓGICA Educação Ambiental e Tecnologia Rural
ordenamento do território e urbanismo
Teatro de Felgueiras e Igreja de Sendim
CIDADE DO RIO AZUL UMA VISITA
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
ABAV-RR e ICCABAV Parte 3: Turismo Rural Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado.
Toda a vida, fiz planos e ansiei pelo dia, em pudesse comprar a minha própria casa, que pudesse de certa formar construir o meu cantinho, totalmente a.
TURISMO EM PORTUGAL.
O Centro Ciência do Porto Moniz no Arquipélago da Madeira
Ponte Internacional Barão de Mauá - Jaguarão RS -
Expedição Katerre Anavilhanas
Monte da Carocha AUDAX - Empreendedorismo em Turismo Cultural e Paisagístico.
Turismo e Desenvolvimento Sustentável
Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego Faro, 12 de outubro de 2012.
O território do município de Bonito era, até o final do século XVIII, totalmente coberto de imensas florestas e situava-se na área abrangida pelo célebre.
Depois de alguma pesquisa elegemos este museu como favorito do nosso Guia Turístico.
História de Portugal Aula n.º 2 Paleolítico Neolítico Idade dos Metais.
Actividade Integradora
TURISMO DE SOL E MAR NO PARANÁ
Plano Estratégico Regional de Turismo
Escola Básica Frei Manuel Cardoso
TERRAS DO PRIOLO Uma oportunidade de desenvolvimento turístico sustentável baseada numa ave.
A avaliação da paisagem para fins de desenvolvimento turístico
Você já foi ao Sul da Bahia, nego? Não?! Então veenha!
Hamburgo, charmosa cidade alemã
8º ano 1º Volume.
Portugal “ Um destino de sonho” Curso: Técnica Administrativa 1 Trabalho elaborado por: Paula Alexandre Entrar.
A ÁGUA NOS CONTINENTES Disciplina: Geografia
Portugal “ Um destino de sonho” Portugal “ Um destino de sonho” Entrar Curso técnico Administrativo Trabalho elaborado por: Ana Paula Costa 1.
Metade do século XVIII Início do século XIX Década de 20 do século XX.
Requalificação do espaço da antiga Federação dos Vinicultores do Dão Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºJ Alunos - Andreia Sofia, nº6; Bruno Santos,
By Búzios Slides SUL DA BAHIA Automático Localizada no baixo sul da Bahia é um polo turístico com requintes internacionais, cercado de verde, águas cristalinas,
Desfrutar de um dia normal no Porto, começa com ir à Praça Infante D. Henrique. Na praça, fica um dos edifícios mais simbólicos, o Palácio da Bolsa. Pode-se.
Rio Minho.
Trabalho realizado por: Lia Sales Francisca Cachôpo Nazaré Rosado Marta Matias Sónia Vicente.
Segmentação em Turismo (Mtur)
Depois de alguma pesquisa elegemos este museu como favorito do nosso Guia Turístico.
O Rio Grande do Norte no Brasil
Fernanda Moro Cechinel Heloisa Maria Jacinto Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig Florianópolis 2010.
Plano de Desenvolvimento Turístico de Caldas Novas
São José dos Campos Fonte:
11º6A Trabalho de: Carla Araújo Diana Cardoso Gabriela Pereira Isabel Martins Isabela Capa.
Pastoral da Comunicação Vicariato Olinda Reunião de trabalho, planejamento e articulação de agentes de Pascom. Centro Pastoral São Francisco de Assis,
RIO DOURO.
Multifuncionalidade do Espaço Rural
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.
País Turísticos Andreia Neto Turma N nº11. Índice Portugal Localização Percursos Gráfico Turismo Lisboa Autor Andreia Neto Turma N nº12.
PARTE 3 Situado na Praça do Império, o Centro Cultural de Belém é um equipamento dedicado à difusão da cultura.
PROJECTO DE INTERCÂMBIO Fevereiro de 2008 Escola Básica D. Manuel I Tavira - Portugal Stockwell Park High School Londres – Reino Unido.
País Turístico Elisabete Moio Turma M.
A vila de Óbidos fica no distrito de Leiria e faz parte da Região de Turismo do Oeste. Esta vila guarda séculos de história dentro das suas muralhas.
Fotografia Elaborado por Sibelle Barbosa Junho/2013.
MARAVILHAS DE PORTUGAL
ENCONTRO NO ALTO MONDEGO – 5 de Abril A Kompanhia das Águas, com o apoio precioso da Câmara Municipal de Gouveia promove, no próximo Sábado (5 de Abril),
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
Trabalho Elaborado por : Célia Conceição.1 Curso Técnica Administrativa Entrar.
UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. CAMPUS DE CACOAL. ADMINISTRAÇÃO 7º PERÍODO DISCIPLINAS: SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E ADMINISTRAÇÃO DE.
TURISMO DO PORTO E NORTE,ER – CASTELO SANTIAGO DA BARRA - VIANA DO CASTELO TEMA DO ENCONTRO: "UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE" TEMA DO PAINEL: “A ZONA.
1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca.
RIO DOURO.
Pode a Sustentabilidade Contribuir para a Afirmação do Território? Carlos Brito Viana do Castelo | 25 de Novembro de 2010.
Transcrição da apresentação:

Plano Estratégico Turístico

A antiga vila fortificada de Caminha debruça-se sobre o rio Minho e é rica em património histórico e arquitectónico.

Já povoada no tempo dos celtas e romanos, foi um importante porto até ao século XVI; agora, o cais serve sobretudo para a ligação por ferry-boat a Espanha, do outro lado do rio.

A vila é atraente, com as suas casas senhoriais e muralhas defensivas que parecem sussurrar contos e lendas

A Igreja Matriz em estilo gótico E a simpática praça central com os seus cafés e esplanadas

A Torre do Relógio (século XV) O Chafariz Renascentista

O Solar dos Pitas, exibindo sete esplêndidas janelas manuelinas no piso superior.

Em termos de turismo, o Concelho oferece belíssimas praias ao longo da sua costa atlântica, como; Moledo Vila Praia de Âncora

Quase em frente à praia do Moledo, no estuário do Minho, a ilha de Ínsua ainda exibe; O Convento A Igreja e o Farol

A paisagem é diversificada e atraente para todos os gostos, com vegetação exuberante nas margens dos rios Minho, Coura e Âncora, ricos em trutas e lampreias. Encostas verdejantes abrangendo várias freguesias, e a bela Serra d'Arga, com 700 metros de altitude.

Nas encostas dos montes podem ver-se; Antas Cavalos selvagens

O concelho orgulha-se do seu artesanato em cobre, bordados e tecelagem.

Quanto à gastronomia, sofre a nítida influência de mar e rio, já que as principais especialidades são o arroz de lampreia, o sável frito ou de escabeche, o marisco e a tainha assada no forno.

Caminha é muito rico em termos ambientais, paisagísticos, recursos naturais, patrimoniais, culturais e gastronómicos, o que possibilita a todos uma qualidade de vida sem par, recheado de um conjunto alargado de actividades, adaptadas às diversas épocas do ano.

Dotada de uma diversa rede de infra-estruturas, desde Hotéis de 4 Dotada de uma diversa rede de infra-estruturas, desde Hotéis de 4*, Albergarias, Residenciais, Aldeamentos e Apartamentos Turísticos, Habitação em espaço rural e Parques de campismo

Diversos Espaços de animação nocturna

Animação Trilhos pedestres, Roteiros, Paintball, Orientação pedestre, Kayak, Challenger aventura, Passeios a cavalo e actividades hípicas, Descidas de canoa, Passeios Btt, Canyoning, Passeios 4x4, Passeios no Rio Minho, Transporte para Forte da Ínsua, Ski náutico, banana e bóia, Actividades de mergulho.   

ESPAÇOS A VISITAR:  "Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha" Na Torre do Relógio

"Exposição Permanente de Arqueologia" No Museu Municipal de Caminha

Centro de interpretação da Serra D’Arga  

Sugestões do grupo para Caminha Centro de Talassoterapia Em Vila Praia de Âncora existiram em tempos os “banhos quentes”, casas localizadas perto da praia onde se podia desfrutar de um banho de água salgada, previamente aquecida. Esta água era carregada em cântaros desde o mar até à caldeira por mulheres, que depois era dividida pelas diversas banheiras. Já nessa época se sabia das propriedades terapêuticas da água do mar. No sec. XIX e início do sec. XX podemos encontrar no receituário médico a prescrição de banhos de mar para diversas maleitas. Os “banhos quentes” acabaram por encerrar por falta de continuadores. Actualmente a talassoterapia é muito mais que banhos quentes, possui uma panóplia de aplicações.

A talassoterapia e a sua implementação em Caminha, mais concretamente em Vila Praia de Âncora, iria contrariar a sazonalidade turística concentrada no binómio praia/sol, com ocupação diluída por todo o ano, indo preencher um nicho especializado.

ANÁLISE SWOT S - Forças W – Fraquezas O – Oportunidades T – Ameaças Rico em património histórico, arquitectónico, cultural, paisagístico, ambiental e em recursos naturais. W – Fraquezas Falta de articulação entre as infra-estruturas existentes O – Oportunidades Lazer Bem-estar, Turismo Alternativo e Ambiental Divulgação e desenvolvimento do Concelho T – Ameaças Impacto ambiental Concorrência desleal (Espanha) Financiamento Possível pagamento de portagens

O projecto é viável. Análise Final O grupo no fim da análise swot, chegou à conclusão, que faz sentido a implementação de um Centro de Talassoterapia em Caminha, mesmo existindo algumas ameaças e fraquezas, as oportunidades e as forças superam-nas. O projecto é viável.

Trabalho elaborado por; Fernanda Fernandes Fernando Oliveira São Pedrosa Sónia Simões Curso Técnico Informação e Animação Turística Centro Formação Profissional Viseu