Construindo a intervenção psicossocial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDAÇÃO FINAL DA PESQUISA “Construindo o produto final do trabalho”
Advertisements

As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão XVI JEPEX 2016
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Orientação Importante:
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
TÍTULO DO TRABALHO Autor:.
SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
Título do projeto Nomes dos autores Local e Data
FACULDADE VALE DO SALGADO BACHARELADO EM ENFERMAGEM ALUNO
Trabalho de conclusão de curso
Física Experimental I Prof. Marcus Raele
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS,
E PORTUÁRIAS NO LITORAL NORTE - SP
Título do Trabalho (até 20 palavras)
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Estrutura do Projeto de Pesquisa
TÍTULO – Times New Roman, Tamanho 80
Desenvolvimento ou corpo do artigo
Planejamento de estratégias:
Métodos de pesquisa Iniciar o aluno no trabalho intelectual alicerçado na busca do conhecimento por meio da aplicação da metodologia científica. Capacitar.
Relato de experiência:
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
Coorientador: Prof. (se houver)
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Estatística Descritiva
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Descrição e Análise dos cargos
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
Estrutura da monografia segundo a norma ABNT
PROJETO DE PESQUISA Angelo Cataneo
TÍTULO DO TRABALHO ACADEMICO RESULTADOS E DISCUSSÃO
Autor: Prof. Dr. Leonardo Flach (UFSC)
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Apresentação do Plano de Projeto
PROJETOS E RELATÓRIOS PASSO A PASSO: ESTRUTURA E ETAPAS
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
O que é Estatística? Introdução ao CEQ
ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA
Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão XVI JEPEX 2016
Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
Organização do trabalho
Marcas, Siglas de Apoios Marcas, Siglas de Apoios
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
Título: fonte Calibri tamanho 48
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
1º Ciclo de Trabalhos Usuários da Informação ECI/DCC - UFMG
Nome do Estudante 1 Nome do Estudante 2 Orientador(a):
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APOIO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TAXONOMIA NANDA Anicésia Cecília Gotardi Ludovino; Leonardo Feriato Moreira; Silvia.
Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções
Título do trabalho científico idêntico ao do resumo submetido
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Prof. Elisson de Andrade
Trabalho de Conclusão de Curso
PROJETO DE PESQUISA.
Título: Fonte Calibri tamanho 48
Introdução à Estatística I
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

Construindo a intervenção psicossocial Profa. Dra. Karine Brito

PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL (Neiva, 2010, p. 44 e 45) PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL Capa Sumário Resumo Introdução Objetivos gerais e específicos Metodologia Recursos Anexos Referências

PARTICIPANTES Quem serão os participantes ou qual é o grupo-alvo dessa intervenção? Quais as suas características sociodemográficas (sexo, idade, grau de instrução, habilidades, interesses, etc)?

INSTRUMENTOS Serão coletados os dados sociodemográficos? Quais? Serão avaliadas as possíveis mudanças (comportamentais e cognitivas) do grupo? Quais? Como isso será feito? Qual instrumento será usado para avaliar a intervenção e tais mudanças no grupo? Tal instrumento será aplicado antes (pré-teste) e/ou depois (pós-teste) da realização da intervenção? Avaliará durante a intervenção (processo) O instrumento é qualitativo e/ou quantitativo?

INSTRUMENTOS

Os meios de divulgação precisam ser compatíveis com a cultura local. PROCEDIMENTOS COLETA DE DADOS Os meios de divulgação precisam ser compatíveis com a cultura local. Como será o acesso e o recrutamento do grupo-alvo? Como a intervenção será divulgada aos participantes? E-mail Cartazes Convites face-a-face Cartas-convite Palestras Encaminhamentos feitos pela equipe multiprofissional Rádio TV É necessário que os participantes percebam a proposta do grupo como potencialmente útil e viável. O convite deve apresentar com clareza o que as pessoas poderão ganhar ao participar do grupo, reduzindo os obstáculos para que as pessoas participem do grupo (horário e local acessíveis para todos).

PROCEDIMENTOS ANÁLISE DE DADOS Como serão analisados os dados provenientes das avaliações? QUALITATIVA (análise do conteúdo, análise do discurso) QUANTITATIVA (análises estatísticas descritivas ou inferenciais) MISTAS 2. Serão usados softwares para tais análises? Quais?

1 2 3 4 5 A INTERVENÇÃO PROPRIAMENTE DITA Duração da intervenção (total) Duração de cada sessão/encontro Quantidade de sessões/encontros Exemplo: 5 encontros. 1 2 3 4 5

A INTERVENÇÃO PROPRIAMENTE DITA Sessão Objetivo(s) 1 2 3 4 5 Temas Contrato, apresentação do projeto, do(s) facilitadores e apresentação dos participantes Avaliação final Técnicas Técnica de apresentação “Fruta, animal e objeto” (Yogo, 1996) Instrumentos X, Y e Z. Materiais Barbante Papel Caneta

Sequência de atividades A INTERVENÇÃO PROPRIAMENTE DITA Sessão Sequência de atividades 1 PASSO 1: Boas vindas e contrato PASSO 2: Apresentação do grupo PASSO 3: Jogo do balão PASSO 4: Colagem do passado e do futuro PASSO 5: Bazar de trocas PASSO 6: Avaliação da sessão 2 PASSO 1: Boas vindas e rapport PASSO 2: Biografia dos meus cabelos PASSO 3: Explorando minhas habilidades PASSO 4: Tarefa de casa PASSO 5: Avaliação da sessão 3 - 4 5 Procedimentos Após o cumprimento e as boas vindas iniciais, a facilitadora deve fazer o contrato com o grupo. Devem ser apresentados os objetivos, formato, conteúdo, metodologia e cuidados éticos no trabalho. Em seguida, convidar a todos para se apresentarem, escolhendo dentre os vários objetos espalhados no chão, no meio do círculo de pessoas. Cada participante deverá dizer o seu nome e ... -

(Neiva, 2010, p. 44 e 45) REFERÊNCIAS Livro: Grupos psicoeducativos: aplicações em múltiplos contextos (Murta, 2008).

Muito obrigada!