Acentuação gráfica e pontuação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

REFORMA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Grupo 2 MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUÇÃO:.
Acentuação gráfica e trema
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
MUDANÇAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL COMO ERA... COMO FICOU.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!
LÍNGUA PORTUGUESA ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Acentuação 1.
Acentuação Gráfica.
Pontuação
Prof. Francisco Platão Savioli
objetiva a unificação da escrita na comunidade dos países lusófonos.
Novo acordo ortográfico Profª. Aliete
Reforma Ortográfica Alunas: Fabiane Gomes Suzane Bittencourt
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Língua Portuguesa Profª. Valéria ACENTUAÇÃO
Tema 3: Fonética e Fonologia
ACENTUAÇÃO GRÁFICA.
LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: CAROLINE.
Era a terceira vez que aquele substantivo e aquele artigo se encontravam no elevador. Um substantivo masculino, com um aspecto plural, com alguns.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
ACENTUAÇÃO grupo:Antônio Argemiro,Nícolas Tavares,Freitas e Marcolino.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
ARI DE SÁ Acentuação Gráfica PROF. OLAVO MARTINS.
ACENTUAÇÃO GRÁFICA Prof. Alfonse Rabay.
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Fonologia Revisão - 1° ano Português.
Vírgula Grupo: Gabriela Amaral-553 Juliana Monteiro- 539
ORALIDADE E ESCRITA A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita, a representação do fonema ocorre através.
Nova ortografia da língua portuguesa
Acentuação Gráfica.
Colégio Santa Dorotéia Professora Fernanda Mello Ferrary
Sistema de Informação – Português Instrumental
Ao utilizar o material, favor manter as informações autorais
Acentuação Ortografia.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Pré-vestibular Quilombo Ilha
Língua Portuguesa Profª Joelma
Acentuação gráfica: regras da nova ortografia brasileira.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Acentuação Gráfica.
ACENTUAÇÃO – O QUE MUDOU
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Cursinho Vitoriano Aulas de Gramática – tarde Profª Beatriz
Perguntados de A culpa é das estrelas !
Acentuação Gráfica.
ACENTUAÇÃO GRÁFICA Prof. Alfonse Rabay.
REGRAS BÁSICAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Reforma Ortográfica Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo.
Desafio Ortográfico Reforma Ortográfica.
Reforma Ortográfica GUIA PRÁTICO Por Juceli e Araci.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!. A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
Professora Eliene Lacerda
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa PROF- OLAVO MARTINS ARI DE SÁ.
REGRAS COMPLEMENTARES
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
CEI – CENTRO DE EXCELÊNCIA EM IDIOMAS Oficina 4 OFICINA DE ACENTUAÇÃO.
Tipos de Acentos e Acentuação Gráfica
E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES PROFº.: EDUARDO LINGUA PORTUGUESA.
Acordo Ortográfico. A partir de 2008 deverá entrar em vigor o acordo ortográfico que torna a língua portuguesa um idioma único em todo o mundo. Elas afetam.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! Vá clicando...
NOVOACORDOORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Antes era assim Agora... k, w e y não eram consideradas letras do alfabeto. Foram acrescentados ao idioma.
Acentuação Gráfica.
Transcrição da apresentação:

Acentuação gráfica e pontuação Profa. Luciana Domingues

Acentuação Gráfica Trema: com exceção de nomes próprios, deixou de existir em todas as palavras. Hífen: Não será mais usado nos seguintes casos: a) Quando o primeiro elemento terminar em vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente. Exemplo: extraescolar. b) Quando o segundo elemento começar com r ou s. Exemplo: contrarregra. Será usado: Quando o primeiro elemento finaliza com a mesma vogal que começa o segundo elemento. Exemplo: micro-ondas, anti-inflamatório.

Acento diferencial Não se usará mais o acento diferencial em: “pêra” (substantivo – fruta) e “pera” (preposição arcaica); “péla” (flexão do verbo pelar) de “pela” (combinação da preposição com o artigo); “pára” (verbo) de “para” (preposição); “pêlo” (do braço, da perna) de “pelo” (combinação da preposição com o artigo);

Acento circunflexo Deixará de existir em: Palavras que terminam com hiato “oo”. Exemplos: Voo (avião), enjoo; Terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos dar, ler, crer e ver. Exemplos: Leem, veem, creem e deem.

Acento agudo Será abolido em palavras terminadas com “eia” e “oia”. Exemplo: Ideia, Jiboia. Nas palavras paroxítonas, com “i” e “u” tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: Feiura, Baiuca. Nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com “u” tônico precedido de “g” ou “q” e seguido de “e” ou “i”. Com isso, algumas poucas formas de verbo, como averigúe (averiguar), apazigue (apazigúar) passam a ser grafadas como averigue e apazigue, respectivamente.

Acentuação gráfica Sílaba: vogal ou conjunto de fonemas que se pronunciam numa só emissão de voz. Sílaba átona: fraca; Sílaba tônica: forte.

Classificação das palavras quanto ao número de sílabas Monossílabo: uma só sílaba. Exemplo: só, eu, é. Dissílabo: duas sílabas. Exemplo: de-do, Ca-fé. Trissílabo: três sílabas. Exemplo: prín-ci-pe, lâm-pa-da, ó-cu-los. Polissílabos: quatro ou mais sílabas. Exemplo: ma-ra-vi-lho-so, a- tro-pe-la-men-to, es-tú-pi-do.  

Classificação das palavras quanto à acentuação gráfica: Oxítona; Paroxítona; Proparoxítona; Monossílaba tônica (monossílabo átono)

pontuação Vírgula: Separar termo que possuem mesma função sintática na oração. Exemplo: O menino berrou, chorou, esperneou e, enfim, dormiu. (verbos); Isolar vocativo. Exemplo: Então,minha cara, não há mais o que dizer! Isolar aposto : Exemplo: O João (substantivo), ex-integrante da comissão, veio assisti à reunião. Isolar termos antecipados, como complemento ou adjunto. Exemplo: Uma vontade indescritível de beber água, eu senti quando olhei para aquele copo suado!

Separar expressões explicativas, conjunções e conectivos: isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, etc. Separar os nomes dos locais de datas: Exemplo: Belém, 21 de junho de 2013. Isolar orações adjetivas explicativas. Exemplo: O filme, que você comprou para mim, é muito mais do que esperava.

Ponto Final: É usado ao final de frases para indicar uma pausa total. Exemplos: Não quero dizer nada. É usado, também, em abreviaturas: Sr., a.C., Ltda., num., adj., obs.

Ponto e Vírgula (;) Separar itens enumerados Exemplo: A matemática se divide em: geometria; álgebra; trigonometria; financeira. Separar um período que já se encontra dividido por vírgulas Exemplo: ele não disse nada, apenas olhou ao longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu cão.

Dois-pontos: Se vai fazer uma citação ou introduzir uma fala. Exemplo: Ele respondeu: não, muito obrigado! Se quer indicar uma enumeração. Exemplo: Quero lhe dizer algumas coisas: não converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas e não responda à professora.

Aspas (“”) Citação de alguém. Exemplo: “A ordem para fechar a prisão de Guantánamo mostra um início firme. Ainda na edição, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhões de dólares do Oportunity no exterior” (Carta Capital on-line, 30/01/09). Expressões estrangeiras, neologismos, gírias. Exemplos: Nada pode com a propaganda de “outdoor”.

Reticências (...): São usadas para indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade ao que se estava falando. Exemplos: (...) Onde está ela, Amor, a nossa casa, O bem que neste mundo mais vejo? O brando ninho aonde o nosso beijo Será mais puro e doce que uma asa? (...) E então, veio um sentimento de alegria, paz, felicidade... Eu gostei da nova casa, mas do quintal...

Parênteses ( ): São usados quando se quer explicar melhor algo que foi dito, ou para fazer simples indicações. Exemplo: Ele comeu, e almoçou, e dormiu, e depois saiu. (o “e” aparece repetido e, por isso, há o predomínio das virgulas).

OBRIGADA!!!